Detalhes do Livro
ISBN | 9788585689308 |
---|---|
REF: | 60030 |
Edição | 4 |
Ano | 2004 |
Nº de Páginas | 136 |
Peso | 0,15 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Autor(es): Anna Maria Lunardi Padilha
Numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a autora acompanhou um caso de risco mudando condições de uma história escolar. A partir daí, discute a trajetória por que passam crianças deslocadas da classe regular para a especial. Destaca a força das instituições responsáveis pelo encaminhamento e as inconsistências de seus fundamentos teóricos. Edição revista e ampliada.
R$47,10
ISBN | 9788585689308 |
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REF: | 60030 |
Edição | 4 |
Ano | 2004 |
Nº de Páginas | 136 |
Peso | 0,15 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
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No Url FoundEsta obra representa uma significativa contribuição a um debate que tem mobilizado pais, educadores, estudantes e profissionais de saúde: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Medicalizar significa transformar aspectos de ordem social, pedagógica, cultural e afetiva em doença (transtorno, distúrbio). Partindo dessa realidade inquietante, Rita Signor e Ana Paula Santana mostram os problemas de deixar de lado o contexto social e a história de cada criança ao avaliá-la, apontando o papel da formação dos profissionais (de educação e saúde) na produção do chamado TDAH. Seguindo esse entendimento, as autoras questionam a qualidade do ensino no Brasil, o excesso de diagnósticos voltados ao campo educacional, os testes padronizados da área da saúde, o crescente consumo de medicamentos e as políticas públicas, entre outros fatores que legitimam o fenômeno da medicalização. Amparadas na perspectiva sócio-histórica, refletem sobre essas e outras questões neste livro corajoso e pioneiro, que conta também com dois estudos de caso que comprovam que a afetividade do educador e o trabalho interdisciplinar na escola podem mudar o futuro de muitos adolescentes e crianças.
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