Detalhes do Livro
ISBN | 9788585689766 |
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REF: | 60076 |
Edição | 1 |
Ano | 2006 |
Nº de Páginas | 400 |
Peso | 0,45 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Organizador(es): Ana Paula Berberian, Cristiane C. Mori-de Angelis, Giselle Massi
Autor(es): Ana Claudia Balieiro Lodi, Ana Cristina Guarinello, Ana Paula Berberian, Ana Paula Fadanelli Ramos, Ana Paula Santana, Claudia Campos Machado Araújo, Clay Rienzo Balieiro, Cristiane C. Mori-de Angelis, Cristina B.F. de Lacerda, Giselle Massi, Heloísa de Oliveira Macedo, Lucia Masini, Lucila Maria Pastorello, Maria Cecília Bonini Trenche, Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Neusa Amorim Fleury Machado, Patrícia Prado Calheta, Sueli Fernandes
A obra reúne estudos desenvolvidos por pesquisadores nos campos de educação e saúde em diferentes instituições do país. O tema do letramento, que tem sido objeto de discussão tanto nos Parâmetros Nacionais Curriculares como em contextos clínicos, é abordado de maneira atual, constituindo um referencial teórico-prático para fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, lingüistas, neurologistas e pediatras.
R$125,40
ISBN | 9788585689766 |
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REF: | 60076 |
Edição | 1 |
Ano | 2006 |
Nº de Páginas | 400 |
Peso | 0,45 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
É fonoaudióloga, pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR); doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); docente do mestrado e do doutorado em Distúrbios da Comunicação da UTP. Coordena, desde 2002, o Núcleo de Trabalho Linguagem, Surdez e Educação, constituído por pesquisadores envolvidos com a investigação de aspectos referentes à linguagem escrita e suas manifestações atípicas.
É fonoaudióloga, mestre em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp) e docente do Departamento de Lingüística da PUC-SP desde 1992. Faz parte, desde 1996, da equipe de especialistas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC), analisando livros didáticos de língua portuguesa. E-mail: de-angelis@uol.com.br
É fonoaudióloga, mestre e doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e da pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Realiza projetos de pesquisa e intervenção relacionados à linguagem escrita. Dentre suas produções, destaca-se a participação nos livros Letramento: referências em saúde e educação, Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica e Abordagens grupais em fonoaudiologia – contextos e aplicações, é ainda autora do livro A dislexia em questão, todos publicados pela Plexus. Seu e-mail: giselle.massi@utp.br
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
No Url FoundReconhecendo a importância do contexto grupal no tratamento de diversos distúrbios, as organizadoras reuniram as experiências de vários profissionais da área de fonoaudiologia que trabalham com grupos. Entre os temas abordados estão afasia, surdez, autismo e alterações de linguagem. Obra fundamental para fonoaudiólogos, professores, médicos e terapeutas.
Este livro responde a perguntas como: por que ainda prevalece na área fonoaudiológica a visão de que o atendimento grupal visa apenas atender uma demanda pública ou diminuir custos? Por que as abordagens fonoaudiológicas grupais são pouco adotadas? A obra contribui, assim para a sistematização consistente e fundamentada de abordagens grupais fonoaudiológicas em diferentes contextos.
Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro pretende ampliar a discussão sobre o papel do corpo nas práticas de letramento, tomando como ponto de partida as atividades criadoras na infância. Para isso, as autoras construíram um modo particular de organizar tais atividades, considerando o faz de conta e a narrativa atividades não gráficas e o desenho e as primeiras elaborações escritas atividades gráficas. Essa forma inovadora de apresentar as atividades da infância permite ao leitor redefinir seu “posto de observação”, ampliando as possibilidades de compreensão das produções infantis no espaço escolar. […] A exposição de situações do cotidiano de sala de aula aproxima as autoras dos leitores mais acostumados com o dia a dia da educação infantil. […] Assim, elas nos convidam a olhar com mais cuidado para a centralidade que o corpo assume nos processos de leitura e escritura no espaço da educação infantil: o corpo narra, cria, brinca, desenha e escreve.
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