ISBN: 9788532305015

Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos

Organizador(es): Valéria Amorim Arantes

Autor(es): Elie Ghanem, Jaume Trilla

Neste livro, os autores discorrem sobre os diferentes aspectos que contemplam essas duas perspectivas das práticas educativas, analisando seu aspecto histórico, social e político. Os pontos e contrapontos tecidos no diálogo estabelecido por Ghanem e Trilla sinalizam a importância da cooperação e da complementariedade entre a educação formal e a não formal, na busca de uma educação mais justa e mais democrática.

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ISBN: 9788532305015

Assunto:

Coleção: Pontos e Contrapontos

Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532305015
REF: 10501
Edição 1
Ano 2008
Nº de Páginas 168
Peso 0,2 kg
Formato 14 × 21 cm

Valéria Amorim Arantes

Valéria Amorim ArantesÉ professora livre‑docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Foi professora visitante nas Universidades Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Desde 2008, desenvolve pesquisas e intervenções em escolas públicas e privadas sobre a temática dos projetos de vida.

Elie Ghanem


É professor de Sociologia da Educação, na Faculdade de Educação, e de Resolução de Problemas, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo. Suas atividades de pesquisa abordam mudança e reforma educacional e inovação. Trabalhou por mais de uma década em organizações não governamentais dedicadas ao direito à educação, prestando assessoria a escolas públicas básicas e a grupos populares, bem como coordenando projetos conjuntos de escolas e organizações comunitárias. Entre outros títulos, é autor de Educação escolar e democracia no Brasil (Ação Educativa/Autêntica, 2004) e organizador de Influir em políticas públicas e provocar mudanças sociais: experiências a partir da sociedade civil brasileira (Ashoka/Avina/Imesp, 2007).

Jaume Trilla


É professor catedrático na Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona. Na mesma instituição, foi vice-presidente da Divisão de Ciências da Educação e diretor do Departamento de Teoria e História da Educação. Recebeu os prêmios Josep Pallach, Rosa Sensat (duas vezes), Joan Profitós e Serra i Moret, na área da Pedagogia. Também foi professor convidado em diversas universidades espanholas e estrangeiras. Publicou vários trabalhos, entre eles: La educación fuera de la escuela (Ariel Educación, 2003), Ensayos sobre la escuela: el espacio social y material de la escuela (Laertes, 1985), La educación informal (PPU, 1987), El profesor y los valores controvertidos (Paidós, 1992), Otras educaciones: animación sociocultural, formación de adultos y ciudad educativa (Anthropos, 1993), Animación sociocultural: teorías, programas y ámbitos, como coordenador (Ariel, 1997), Aprender, lo que se dice aprender... – Una teoría alfabética de la educación (Octaedro, 2000), El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XXI, como coordenador (Graó, 2001) ; e, no Brasil, A pedagogia do ócio, com Josep M. Puig (Artmed, 2004), Profissão: educador social, com Mercè Romans e Antoni Petrus (Artmed, 2003) e A pedagogia da felicidade – Superando a escola entediante (Artmed, 2006).

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