Detalhes do Livro
ISBN | 9788532310781 |
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REF: | 11078 |
Edição | 1 |
Ano | 2017 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,22 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Organizador(es): Augusto Galery
Autor(es): Andreia Pinto, Augusto Galery, Deigles GiacomelIi Amaro, Edith Rubinstein, Patrícia Vieira
Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.
R$69,10
ISBN | 9788532310781 |
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REF: | 11078 |
Edição | 1 |
Ano | 2017 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,22 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Doutor e pós‑doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP‑USP), mestre em Inclusão Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV‑SP) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso‑USP), do Centro de Estudos em Administração Pública e Democracia (Apud‑Fecap) e do grupo Educação e Docência no Ensino Superior (EDES‑Fecap). Professor da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (Fecap). Foi coordenador do projeto Diversa (www.diversa.org.br) por cinco anos. Autor e coautor de diversos textos sobre inclusão escolar, digital e no trabalho, incluindo “Avanços e desafios na construção de uma sociedade inclusiva” (PUC/Minas).
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
A obra descreve a atuação da autora no processo de alfabetização de cinco crianças com deficiência mental. Utilizando a teoria construtivista como base, Elisabeth mostra, passo a passo, como os alunos foram capazes de construir significados ao longo do processo de aprendizagem. Trabalho pioneiro na área, que merece a atenção de educadores, pais, terapeutas, lingüistas e fonoaudiólogos.
Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.
Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.
Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
Inclusão escolar – Pontos e contrapontos (8ª edição revista)
Nos últimos anos, o tema da educação infantil ganhou destaque na mídia e na universidade. Cada vez mais se defende que a criança cresça num ambiente desafiador e, ao mesmo tempo, acolhedor e amoroso. Respaldadas por sua experiência de mais de 30 anos como educadoras, Tânia Rezende e Vitória Gabay de Sá apresentam neste livro a experiência vívida de uma escola baseada nesses princípios. Em linguagem leve e acessível, as autoras conjugam teoria e prática utilizando uma ampla bibliografia, as leis nacionais mais atuais e relatos de casos. Destinada a estudantes de Pedagogia, professores da educação infantil, pais e profissionais que lidam com a infância, a obra aborda temas fundamentais da área, como:• a medicalização indiscriminada das crianças pequenas; • a imposição cada vez maior de conteúdos em detrimento do tempo de brincadeira; • a dificuldade de lidar com alunos considerados difíceis; • os conflitos inerentes à relação entre pais e educadores; • os conceitos errôneos a respeito da inclusão de alunos com distúrbios físicos e/ou psíquicos.
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