ISBN: 9786555491418

Crianças na escola… E agora?

Autor(es): Silvia M. Gasparian Colello

Chegou o tão esperado momento: aquele em que a criança ingressa na escola. Dúvidas, dilemas e insegurança povoam a cabeça dos pais e dos familiares. Que instituição escolher? Como vai ser o período de adaptação? E seu meu filho ficar doente? O que fazer se ele sofrer bullying? Quais são as diferenças entre as principais propostas pedagógicas? Como se dá a alfabetização nos dias de hoje? Como as crianças aprendem e quais são as estratégias para favorecer esse processo? A lista de perguntas parece infinita.

Pensando nessa fase tão especial da vida das crianças e nos muitos desafios ao longo de toda a trajetória da educação básica, a educadora Silvia Colello discute as principais dúvidas dos pais sobre esse período. A autora parte de questionamentos reais advindos de um grupo de discussão do qual foi mediadora, oferecendo caminhos para os mais diversos tipos de inquietação. Além disso, esclarece os professores sobre as principais angústias dos pais, o que contribui para fortalecer a relação família‑escola. Leitura imperdível para todos os que se interessam pela educação e pela construção da cidadania.

.

R$74,10

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9786555491418

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555491418
REF: 12141
Edição 1
Ano 2024
Nº de Páginas 184
Formato 0,90 × 14 × 21 cm

Silvia M. Gasparian Colello


Silvia M. Gasparian Colello

É pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Nessa mesma instituição, atua como docente dos cursos de graduação e pós-graduação, dedicando-se também à orientação de mestrandos e doutorandos. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal) e membro do núcleo de pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino da Língua Escrita. É autora de Alfabetização - O quê, por quê e como (2021) e A escola que (não) ensina a escrever (2012), coautora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos (2011) e organizadora de Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita (2011), todos publicados pela Summus.​ Conheça o site da autora: http://www.silviacolello.com.br/ 

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [96.91 KB]

Você também pode gostar de…

Escola e a produção textual, A

Práticas interativas e tecnológicas
Silvia M. Gasparian Colello
R$84,60

Como as crianças entendem o papel da escola? Como o vínculo que estabelecem com ela afeta a aprendizagem? Por que os alunos têm tanta dificuldade de se alfabetizar? Como compreender o ensino da escrita no mundo tecnológico? Em um momento de tantas inovações, de que forma lidar com os desafios do ensino e renovar as práticas pedagógicas?Na busca de um projeto educativo compatível com as demandas de nosso tempo e o perfil de nossos alunos, Silvia Colello discute aqui como as condições de trabalho na escola podem interferir na produção textual, favorecendo a aprendizagem da língua. Para tanto, lança mão da escrita como resolução de problemas em práticas tecnológicas e interativas. Conhecer as muitas variáveis desse processo é, indiscutivelmente, um importante aval para a construção de uma escola renovada. Afinal, é possível transformar a leitura e a escrita em uma aventura intelectual?

Inclusão escolar

O que é? Por quê? Como fazer?
Maria Teresa Eglér Mantoan
R$47,10

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.

Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos

Sérgio Antônio da Silva Leite
Silvia M. Gasparian Colello
R$83,60

Neste livro, dois especialistas da Unicamp e da USP ampliam a compreensão do ensino da língua escrita. É possível alfabetizar sem retornar à cultura cartilhesca? Qual o papel da afetividade na alfabetização? Como sistematizar o trabalho pedagógico em sala de aula? Que paradigmas devem ser revistos no caso da aprendizagem escrita? Essas e outras perguntas são respondidas e debatidas nesta obra fundamental ao professor.

Inclusão escolar: pontos e contrapontos

Maria Teresa Eglér Mantoan
Rosângela Gavioli Prieto

Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Inclusão escolar – Pontos e contrapontos (8ª edição revista)

 

Piaget, Vigotski, Wallon – Edição revista

Teorias psicogenéticas em discussão
Heloysa Dantas
Marta Kohl de Oliveira
Yves de La Taille
R$69,10

Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta edição revista de uma obra consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores.Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação.Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição.Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência – concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva.Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia.

Alfabetização

O quê, por quê e como
Silvia M. Gasparian Colello
R$78,80

Admitindo que a alfabetização, além de legítima meta pedagógica, é decisiva para a constituição do ser humano, o tema merece ser considerado por meio de abordagem multifacetada – o mosaico de fundamentação, conceitos, diretrizes, processos de aprendizagem, práticas de ensino e compreensão dos mecanismos de fracasso escolar. Com base nos apelos de nossa sociedade e nos desafios para a reversão dos quadros de analfabetismo, analfabetismo funcional e baixo letramento, esta obra pretende contribuir para os debates educacionais, apontando possíveis articulações entre “o que se ensina quando se ensina a ler e escrever”, “por que se ensina a ler e escrever” e “como se ensina a ler e escrever”. Na dialética entre teoria e prática, o livro assume o propósito de promover a compreensão para que melhor se possa ensinar. Nessa perspectiva, constitui-se como uma coletânea de textos que, mesmo independentes, “dialogam” recursivamente entre si e, ainda, marcam uma posição no atual cenário de incertezas e diversidade de proposições. Ao final, material complementar recheado de vídeos sobre a temática de cada capítulo.

Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior

Genoveva Sastre
Ulisses F. Araújo
R$86,80

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas distintas situam os alunos no cerne do processo educativo, dando-lhes autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Partindo de experiências pioneiras em universidades renomadas do mundo todo, esta obra proporciona uma excelente base conceitual e prática dos fundamentos teóricos e históricos da ABP e de sua implementação no ensino universitário nos últimos quarenta anos.

Infância, liberdade e acolhimento

Experiências na educação infantil
Tânia Campos Rezende
Vitória Regis Gabay de Sá
R$99,90

Nos últimos anos, o tema da educação infantil ganhou destaque na mídia e na universidade. Cada vez mais se defende que a criança cresça num ambiente desafiador e, ao mesmo tempo, acolhedor e amoroso. Respaldadas por sua experiência de mais de 30 anos como educadoras, Tânia Rezende e Vitória Gabay de Sá apresentam neste livro a experiência vívida de uma escola baseada nesses princípios. Em linguagem leve e acessível, as autoras conjugam teoria e prática utilizando uma ampla bibliografia, as leis nacionais mais atuais e relatos de casos. Destinada a estudantes de Pedagogia, professores da educação infantil, pais e profissionais que lidam com a infância, a obra aborda temas fundamentais da área, como:• a medicalização indiscriminada das crianças pequenas; • a imposição cada vez maior de conteúdos em detrimento do tempo de brincadeira; • a dificuldade de lidar com alunos considerados difíceis; • os conflitos inerentes à relação entre pais e educadores; • os conceitos errôneos a respeito da inclusão de alunos com distúrbios físicos e/ou psíquicos.

Textos em contextos

Reflexões sobre o ensino da língua escrita
Andréa Luize
Érica de Faria Dutra
Gláuci Helena Mora Dias
e mais 7 autores
R$81,90

Com o objetivo de discutir a alfabetização em sua complexidade, esta obra usa o referencial socioconstrutivista para relacionar teoria e prática em diferentes abordagens: as concepções de ensino e de escrita, as trajetórias escolares na alfabetização de crianças e adultos, os processos cognitivos na aprendizagem da escrita, a produção textual na infância e adolescência, os desafios da transposição didática e a formação de professores alfabetizadores.

Escola que (não) ensina a escrever, A

Silvia M. Gasparian Colello
R$82,40

A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro levanta diversos questionamentos sobre a alfabetização como é praticada hoje nas escolas. Depois de analisar diversas falhas didáticas e tendências pedagógicas viciadas, a autora oferece alternativas que subsidiem a construção de uma escola que efetivamente ensine a escrever.

Criança até 4 anos, A

Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos)
Vânia de Almeida Salek
R$56,10

A autora descreve de maneira sensível e clara o processo de entrada da criança na escola, apresentando orientações interessantes para os educadores e para os pais. Além de mostrar como se dá a interação com adultos e com outras crianças, Vânia aborda temas como rotina e construção da identidade e da autonomia. Oferece ainda atividades para cada faixa etária relativas ao domínio do próprio corpo, da comunicação, do conhecimento do mundo etc.

Leitura, escrita e ensino

Discutindo a formação de leitores
Bruno Araújo
Glaucia Guimarães
Isabel Cristina M. Bezerra
e mais 11 autores
R$86,80

Hoje, é consenso que o acesso ao livro é fundamental para garantir a incorporação de práticas de leitura ao cotidiano. Destinada a estudantes de pedagogia e a educadores, esta obra aborda a democratização da cultura, o ensino de literatura e a alfabetização freireana – passando por temas como contação de histórias, livros infantis, EJA, ensino de língua estrangeira e redações de vestibular.

Aprender a escrita, aprender com a escrita

Angela Vidal Gonçalves
Cecilia M. A. Goulart
Claudia dos Santos Andrade
e mais 8 autores
R$93,00

Esta obra apresenta reflexões sobre a produção de textos em sala de aula, na perspectiva de um processo de ensino-aprendizagem complexo e contínuo. As autoras partem da produção de crianças, jovens e adultos em diferentes momentos do processo de escolarização. Tendo como referência a teoria da enunciação de Bakhtin, os textos indicam que, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se ensine e se aprenda a escrita em uso, ou seja, no processo de interação com os pares, professores e alunos, e no diálogo com conhecimentos de variadas origens. Assim, o livro destina-se a profissionais da educação básica – professores, coordenadores e orientadores pedagógicos –, a professores alfabetizadores e àqueles que pesquisam o tema na graduação e na pós-graduação.