Detalhes do Livro
ISBN | 9788584550135 |
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REF: | 42013 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 288 |
Peso | 0,479 kg |
Formato | 1,40 × 17 × 24 cm |
Organizador(es): Matheus Serva Pereira, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Washington Nascimento
Autor(es): Augusto Nascimento, Carolina Bezerra Machado, Crislayne Alfagali, Fernanda Chamarelli de Oliveira, Inês Almeida Silva Oliveira, Mariana Bracks Fonseca, Mariana Gino, Matheus Serva Pereira, Nathalia Rocha Siqueira, Priscila Henriques Lima, Priscila Weber, Silas Fiorotti, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Washington Nascimento
Resultado dos trabalhos do grupo de pesquisa Áfricas: Sociedade, Política e Cultura (Uerj-CNPq), este livro nos convida a conhecer biografias, histórias de vida e trajetórias de personagens pouco abordadas na historiografia africana, contribuindo para problematizar não só as grandes narrativas ocidentais como o próprio exercício de construção histórica. Nesse sentido, nos lembra que também o ato de narrar a África por africanos sempre está atravessado por disputas de poder e entrelaçado em contextos políticos, sociais e culturais específicos, que não podem ser desconsiderados. Os textos aqui reunidos abarcam um vasto período (da antiga civilização cuxita, no Sudão do século I AEC, ao Moçambique do século XXI) e nos levam a percorrer diferentes regiões da África, explorando temas como o papel do feminino, a formação de elites locais, racismo, resistência, emancipação, construção de heróis e nacionalismo, entre outros. A diversidade de personagens, escolhidas por seu protagonismo em diferentes contextos, dá visibilidade às muitas camadas do que significa ser africano.
R$99,90
ISBN | 9788584550135 |
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REF: | 42013 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 288 |
Peso | 0,479 kg |
Formato | 1,40 × 17 × 24 cm |
Investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS ‑ULisboa). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em História Social da África pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente desenvolve a pesquisa African experiences of assimilation in Mozambique: histories and memories (1910 ‑2010), financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e sediada no ICS ‑ULisboa. Autor dos livros Grandiosos batuques — Tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890 ‑1940) (2020) e Alegrai ‑vos no mundo, o Fany Mpfumo retornou — Histórias e estórias da vida de um músico moçambicano (no prelo).
Professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor do Mestrado em Ensino de História (PPGEH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Angola: nação e literatura (1975-1985)”, tem experiência em História da África, assim como na área de História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Angola, história e literatura, intelectuais, ativismo político, diferenças e desigualdades sociais. Também é pesquisador do Laboratório de Estudos Africanos (Leáfrica) da UFRJ e pesquisador associado do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (Leddes) da Uerj.
Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), alocado na área de Moderna e Contemporânea, na subárea de História da África. Professor do quadro permanente do Programa de Pós‑Graduação em História Política da Uerj. Desde 2021 é pro‑cientista da mesma instituição. Mestre em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC ‑SP). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Organizador e/ou autor dos livros Jogo nas sombras — Realidades misturadas, estratégias de subjetivação e luta anticolonial em Angola (2021) e Intelectuais das Áfricas (2020), entre outros.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Esta antologia reúne textos de estudiosos e ativistas da abordagem afrocentrada. Apresenta a postura básica dessa linha de pensamento e seus fundamentos teóricos, bem como reflexões e levantamentos sobre sua presença no Brasil, acompanhados de trabalhos sobre temas específicos como: psicologia, a mulher afrodescendente, assistência social e educação multicultural.
Neste volume ilustrado, Elisa Larkin Nascimento faz um resumo da pesquisa pioneira de Cheikh Anta Diop e seus seguidores, que comprovam a influência da matriz negro-africana em todo o mundo, desde a Antigüidade até os tempos modernos. O escritor ganense Michael Hamenoo, bem como os angolanos Francisco Romão de Oliveira e Ismael Diogo da Silva, contribuem com análises do legado colonial e da África contemporânea. Elisa Larkin Nascimento e Carlos Moore Wedderburn apresentam uma visão geral das lutas pan-africanas na África e na diáspora americana. Anani Dzidzienyo aborda a questão das relações internacionais entre África e diáspora, focalizando o Brasil.
Esta coletânea reúne a história de milhares de ex-escravos e de seus descendentes dos últimos anos do século XIX até a década de 1980. De forma plural e inovadora, analisa os significados do pós-abolição – período de propostas, lutas e expectativas – por meio de biografias, da trajetória dos movimentos sociais e da formação e consolidação de instituições negras.
Tratando do legado cultural e da tradição de resistência dos descendentes de africanos no Brasil, este volume reúne ensaios e depoimentos sobre várias dimensões e aspectos. Nei Lopes e Beatriz Nascimento trazem uma perspectiva sobre o legado dos ancestrais bantos e malês; Elisa Larkin Nascimento, Joel Rufino e Abdias Nascimento, assinando pelo Conselho Deliberativo do Memorial Zumbi, esboçam uma pequena história das lutas afro-brasileiras do século XX. A questão da educação no Brasil como tema fundamental da vida e da luta dos afro-descendentes é tema de relatórios de fóruns de educadores que a abordam no seu aspecto teórico e prático. Três educadoras – Vera Regina Triumpho, Silvany Euclêncio e Piedade Marques – trazem depoimentos ricos sobre a sua experiência com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, modificada pela Lei nº 10.639 de 2003.