ISBN: 9788584550135

Pegadas no rio, sombras no tempo

Biografias, histórias de vida e trajetórias africanas

Organizador(es): Matheus Serva Pereira, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Washington Nascimento

Autor(es): Augusto Nascimento, Carolina Bezerra Machado, Crislayne Alfagali, Fernanda Chamarelli de Oliveira, Inês Almeida Silva Oliveira, Mariana Bracks Fonseca, Mariana Gino, Matheus Serva Pereira, Nathalia Rocha Siqueira, Priscila Henriques Lima, Priscila Weber, Silas Fiorotti, Silvio de Almeida Carvalho Filho, Washington Nascimento

Resultado dos trabalhos do grupo de pesquisa Áfricas: Sociedade, Política e Cultura (Uerj-CNPq), este livro nos convida a conhecer biografias, histórias de vida e trajetórias de personagens pouco abordadas na historiografia africana, contribuindo para problematizar não só as grandes narrativas ocidentais como o próprio exercício de construção histórica. Nesse sentido, nos lembra que também o ato de narrar a África por africanos sempre está atravessado por disputas de poder e entrelaçado em contextos políticos, sociais e culturais específicos, que não podem ser desconsiderados. Os textos aqui reunidos abarcam um vasto período (da antiga civilização cuxita, no Sudão do século I AEC, ao Moçambique do século XXI) e nos levam a percorrer diferentes regiões da África, explorando temas como o papel do feminino, a formação de elites locais, racismo, resistência, emancipação, construção de heróis e nacionalismo, entre outros. A diversidade de personagens, escolhidas por seu protagonismo em diferentes contextos, dá visibilidade às muitas camadas do que significa ser africano.

R$99,90

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788584550135

Assuntos: , ,

Editora: Selo Negro Edições

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788584550135
REF: 42013
Edição 1
Ano 2024
Nº de Páginas 288
Peso 0,479 kg
Formato 1,40 × 17 × 24 cm

Matheus Serva Pereira

Investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS ‑ULisboa). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em História Social da África pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente desenvolve a pesquisa African experiences of assimilation in Mozambique: histories and memories (1910 ‑2010), financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e sediada no ICS ‑ULisboa. Autor dos livros Grandiosos batuques — Tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890 ‑1940) (2020) e Alegrai ‑vos no mundo, o Fany Mpfumo retornou — Histórias e estórias da vida de um músico moçambicano (no prelo).

Silvio de Almeida Carvalho Filho

Professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor do Mestrado em Ensino de História (PPGEH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Angola: nação e literatura (1975-1985)”, tem experiência em História da África, assim como na área de História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Angola, história e literatura, intelectuais, ativismo político, diferenças e desigualdades sociais. Também é pesquisador do Laboratório de Estudos Africanos (Leáfrica) da UFRJ e pesquisador associado do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (Leddes) da Uerj.

Washington Nascimento

Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), alocado na área de Moderna e Contemporânea, na subárea de História da África. Professor do quadro permanente do Programa de Pós‑Graduação em História Política da Uerj. Desde 2021 é pro‑cientista da mesma instituição. Mestre em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC ‑SP). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Organizador e/ou autor dos livros Jogo nas sombras — Realidades misturadas, estratégias de subjetivação e luta anticolonial em Angola (2021) e Intelectuais das Áfricas (2020), entre outros.

Augusto Nascimento


Investigador com Agregação do Centro de História da Universidade de Lisboa, onde leciona e coordena projetos de publicação de fontes para a história da África. Autor de artigos e livros, entre eles, Atlas da lusofonia — São Tomé e Príncipe (2008); Histórias da Ilha do Príncipe (2010); Desporto em vez de política no São Tomé e Príncipe colonial (2013) e São Tomé e Príncipe — As tramas da política e a emancipação do saber histórico (2019). Tem como principais áreas de interesse a história contemporânea e a atualidade de São Tomé e Príncipe, assim como a história política recente da África.

Carolina Bezerra Machado


Professora adjunta de Ensino de História e Cultura Africana e Afro‑Brasileira na Universidade Federal do ABC (UFABC) e colaboradora do Programa de Pós‑Graduação em Ciências Humanas e Sociais na mesma instituição (PPG‑CHS/UFABC). Atualmente é vice‑coordenadora do curso de Especialização em Estudos Africanos e Afro‑Brasileiros na UFABC. É mestre em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutora em História Social pelo Programa de Pós‑Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com uma pesquisa sobre as relações de poder em Angola no pós‑independência a partir de uma leitura dos romances do intelectual Pepetela.

Crislayne Alfagali


Mestra e doutora em História Social da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC ‑Rio). É autora do livro Ferreiros e fundidores da Ilamba — Uma história social (Luanda, 2018) e concentra suas pesquisas em história da Angola e suas conexões com o Brasil, sobretudo no século XVIII. É a atual coordenadora do Projeto Acervo Digital Angola ‑Brasil, que em seu site (padab.com.br) publica instrumentos de consulta, textos e materiais didáticos sobre os códices do Arquivo Histórico de Angola que compõem a coleção.

Fernanda Chamarelli de Oliveira


Tem graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialização em Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes. Mestra em História pelo Programa de Pós‑Graduação em História Social da Cultura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑Rio). Atualmente é professora de ensino fundamental I no Colégio Pedro II. Tem interesse em pesquisa nas áreas de ensino de história, história da África, história de gênero e história antiga, com foco no continente africano.

Inês Almeida Silva Oliveira


Bacharel em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (FAC). Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela Uesb, onde defendeu, em 2021, a dissertação intitulada Em torno dos Humbi e do boi sagrado: atuação e vivências do padre Carlos Estermann no Sudoeste angolano (1925– 1961).

Mariana Bracks Fonseca


Professora de História da África na Universidade Federal de Sergipe. Mestra e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós‑doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisa relações de gênero e o poder das mulheres na África em perspectiva de longa duração. Tem interesse em produção de materiais didáticos, HQs e jogos digitais sobre sociedades africanas. É autora dos livros Poderosas rainhas africanas (2021); Ginga de Angola — Memórias e representações da rainha guerreira na diáspora (2019), Nzinga Mbandi e as guerras de resistência em Angola (2015), entre outros.

Mariana Gino


Mestra e doutora em História Comparada pelo Programa de Pós‑Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Secretária-geral do Centre International Joseph Ki ‑Zerbo pour l’ Afrique et sa Diaspora/Nan laara an saara (CIJKAD). Secretária executiva adjunta do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap). Professora substituta no Departamento de Ciência Política/Pensamento Político Contemporâneo e Decolonial do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Matheus Serva Pereira


Investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS ‑ULisboa). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em História Social da África pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente desenvolve a pesquisa African experiences of assimilation in Mozambique: histories and memories (1910 ‑2010), financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e sediada no ICS ‑ULisboa. Autor dos livros Grandiosos batuques — Tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890 ‑1940) (2020) e Alegrai ‑vos no mundo, o Fany Mpfumo retornou — Histórias e estórias da vida de um músico moçambicano (no prelo).

Nathalia Rocha Siqueira


Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde defendeu a dissertação O enfermeiro e a Quijinga: trajetória política e construção do capital simbólico de Uanhenga Xitu (1947 ‑1975) (2020).

Priscila Henriques Lima


Doutoranda em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestra em História Política pela mesma instituição. Graduada em História pela Universidade Católica de Petrópolis. Fundadora e editora da revista eletrônica Veredas da História. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional Áfricas (Uerj/UFRJ) e do Laboratório de Estudos Africanos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Leáfrica/UFRJ), compondo o grupo de curadores do projeto radiofônico Sikiliza, África! Sua atual pesquisa é desenvolvida a partir da análise da influência da práxis educacional do educador brasileiro Paulo Freire no projeto de construção nacional angolano durante o período de intersecção entre o regime colonial e o pós‑colonial.

Priscila Weber


Professora contratada de História da África na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Realizou pesquisa de pós‑doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC‑RG). Atua nas equipes de coordenação das associações de classe a nível nacional, como a Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABE ‑África) e no GT África da Associação Nacional de História (Anpuh). Coordena o grupo de pesquisa Áfricas: Sociedade, Política e Cultura (Uerj/UFRJ). Principais interesses de pesquisa: história da África; história do Congo e de Angola; paleografia, fontes e arquivos voltados aos estudos africanos.

Silas Fiorotti


Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor colaborador do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo. Desenvolveu pesquisa de doutorado sobre as relações entre religião e política em Moçambique. É um dos organizadores do livro Histórias e políticas em contextos africanos (2023) e autor de diversos artigos científicos.

Silvio de Almeida Carvalho Filho


Professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor do Mestrado em Ensino de História (PPGEH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Angola: nação e literatura (1975-1985)”, tem experiência em História da África, assim como na área de História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Angola, história e literatura, intelectuais, ativismo político, diferenças e desigualdades sociais. Também é pesquisador do Laboratório de Estudos Africanos (Leáfrica) da UFRJ e pesquisador associado do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (Leddes) da Uerj.

Washington Nascimento


Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), alocado na área de Moderna e Contemporânea, na subárea de História da África. Professor do quadro permanente do Programa de Pós‑Graduação em História Política da Uerj. Desde 2021 é pro‑cientista da mesma instituição. Mestre em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC ‑SP). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Organizador e/ou autor dos livros Jogo nas sombras — Realidades misturadas, estratégias de subjetivação e luta anticolonial em Angola (2021) e Intelectuais das Áfricas (2020), entre outros.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [617.65 KB]

Você também pode gostar de…

Abdias Nascimento

Retratos do Brasil Negro
Sandra Almada
R$35,10

Dramaturgo, ator, acadêmico, político, artista plástico, poeta. Abdias Nascimento pertence à elite dos grandes intelectuais engajados nas lutas libertárias dos negros em âmbito mundial – e também na difusão do pan-africanismo. Esta biografia recupera a vida e a obra de Abdias, resgatando as origens da combatividade desse militante respeitado nacional e internacionalmente, para quem o racismo é “a forma assumida pela opressão que mantém na miséria milhões de africanos e afrodescendentes”. Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Matriz africana no mundo, A

Coleção Sankofa - Volume 1
Anani Dzidzienyo
Carlos Moore
Elisa Larkin Nascimento
e mais 5 autores
R$96,80

Neste volume ilustrado, Elisa Larkin Nascimento faz um resumo da pesquisa pioneira de Cheikh Anta Diop e seus seguidores, que comprovam a influência da matriz negro-africana em todo o mundo, desde a Antigüidade até os tempos modernos. O escritor ganense Michael Hamenoo, bem como os angolanos Francisco Romão de Oliveira e Ismael Diogo da Silva, contribuem com análises do legado colonial e da África contemporânea. Elisa Larkin Nascimento e Carlos Moore Wedderburn apresentam uma visão geral das lutas pan-africanas na África e na diáspora americana. Anani Dzidzienyo aborda a questão das relações internacionais entre África e diáspora, focalizando o Brasil.

Políticas da raça

Experiências e legados da abolição e da pós-emancipação no Brasil
Celso Thomas Castilho
Daryle Williams
Elione Silva Guimarães
e mais 16 autores
R$110,70

Esta coletânea, escrita por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, aborda um longo período da história do nosso país: dos anos 1870, com o início do movimento abolicionista, a 2010, quando o STF julgou constitucionais as cotas raciais na Universidade de Brasília. Entre outros assuntos abordados estão: a formação dos quilombos; a migração de libertos por São Paulo e Rio de Janeiro; os negros no movimento republicano brasileiro; as representações culturais dos negros na música, na cultura, nas artes e na religião; linchamentos raciais no Oeste paulista; a luta entre imigrantes e ex-escravizados pela posse de terra e por moradia; a atuação dos negros na luta contra a monarquia; as relações entre o movimento operário e os trabalhadores negros; comunismo, integralismo e a Frente Negra Brasileira. Trata-se de uma obra completa, lastreada tanto pelo uso de fontes e abordagens diversas quanto pela pluralidade de ideias e pela multiplicidade de interpretações.

João Cândido

Retratos do Brasil Negro
Fernando Granato
R$35,10

Conhecido como “Almirante negro”, João Cândido Felisberto foi o líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910. Figura importante na luta por melhores condições na Marinha, esse herói brasileiro só teve sua anistia concedida em 2008, 39 anos após sua morte. Fruto de ampla pesquisa, esta biografia mostra o lado humano de João Cândido, cuja vida foi marcada por tragédias, perseguições e miséria.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Afrocentricidade

Uma abordagem epistemológica inovadora - Coleção Sankofa - Volume 4
Abdias Nascimento
Ama Mazama
Asa G. Hilliard III
e mais 12 autores
R$119,70

Esta antologia reúne textos de estudiosos e ativistas da abordagem afrocentrada. Apresenta a postura básica dessa linha de pensamento e seus fundamentos teóricos, bem como reflexões e levantamentos sobre sua presença no Brasil, acompanhados de trabalhos sobre temas específicos como: psicologia, a mulher afrodescendente, assistência social e educação multicultural.

Luiz Gama

Retratos do Brasil Negro
Luiz Carlos Santos
R$35,10

Não faríamos favor algum a Luiz Gama se o comparássemos a Zumbi dos Palmares na disposição de luta que teve contra a escravidão. Filho de uma guerreira negra, Luiza Mahin, e de um senhor de engenho, Gama é protagonista de uma das mais interessantes histórias de vida, que tem como pano de fundo a presença negra no Brasil.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Lélia Gonzalez

Retratos do Brasil Negro
Alex Ratts
Flavia Rios
R$35,10

Obra que versa sobre a trajetória de vida, a produção intelectual e o ativismo político de uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro do século XX. Através da biografia de Gonzalez, os autores deixam entrever o processo de abertura democrática, revelando ainda a construção de identidade coletiva de segmentos excluídos da política nacional, notadamente os negros e as mulheres.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Lima Barreto

Retratos do Brasil Negro
Cuti
R$35,10

Lima Barreto (1881-1922) é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Duramente rechaçado pelos críticos de sua época – por usar uma linguagem coloquial e criticar abertamente sociedade hipócrita e racista de então –, entrou para a galeria dos “malditos”. Autor de obras-primas como Triste fim de Policarpo Quaresma e Recordações do escrivão Isaías Caminha, produziu contos, crônicas, peças de teatro e diários. Vítima de preconceito por ser negro e pobre, só teve a obra reconhecida décadas após sua morte. Este livro analisa a produção de Lima Barreto e mostra a atualidade dos problemas que ele apontou no início do século XX.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Sueli Carneiro

Retratos do Brasil Negro
Rosane da Silva Borges
R$35,10

Este é o relato da trajetória de Sueli Carneiro, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Feminista e intelectual, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli é uma das personalidades políticas mais instigantes da atualidade. Entender sua história de vida, suas influências e as mudanças concretas geradas por sua militância é compreender parte do cenário espacial, político e geográfico do movimento social negro contemporâneo.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Cruz e Sousa

Retratos do Brasil Negro
Paola Prandini
R$35,10

A biografia do poeta simbolista negro Cruz e Sousa, conhecido como o “Cisne Negro”, retrata a trajetória de um dos mais importantes escritores brasileiros. Resgatando momentos como a infância em Santa Catarina, a dedicação à literatura e a luta pela abolição da escravatura, o livro destaca sua produção como poeta vanguardista e traz dados sobre peças e filmes inspirados no autor.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Cultura em movimento

Matrizes africanas e ativismo negro no Brasil - Coleção Sankofa - Volume 2
Beatriz Nascimento
Carlos Moore
Elisa Larkin Nascimento
e mais 5 autores
R$99,90

Tratando do legado cultural e da tradição de resistência dos descendentes de africanos no Brasil, este volume reúne ensaios e depoimentos sobre várias dimensões e aspectos. Nei Lopes e Beatriz Nascimento trazem uma perspectiva sobre o legado dos ancestrais bantos e malês; Elisa Larkin Nascimento, Joel Rufino e Abdias Nascimento, assinando pelo Conselho Deliberativo do Memorial Zumbi, esboçam uma pequena história das lutas afro-brasileiras do século XX. A questão da educação no Brasil como tema fundamental da vida e da luta dos afro-descendentes é tema de relatórios de fóruns de educadores que a abordam no seu aspecto teórico e prático. Três educadoras – Vera Regina Triumpho, Silvany Euclêncio e Piedade Marques – trazem depoimentos ricos sobre a sua experiência com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, modificada pela Lei nº 10.639 de 2003.

Nei Lopes

Retratos do Brasil Negro
Oswaldo Faustino
R$35,10

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é, antes de tudo, um brasileiro comprometido com sua terra e com a cultura de seu povo. Sua vasta obra intelectual e musical – hoje superior a 35 publicações e a 300 composições, individuais ou em parceria – constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Centro de Cultura e Arte Negra – Cecan

Retratos do Brasil Negro
Joana Maria Ferreira da Silva
R$35,10

O volume 9 da Coleção Retratos do Brasil Negro aborda a trajetória dessa organização que atuou na capital de São Paulo e foi uma das primeiras entidades negras a trabalhar a ideia da negritude. Analisando suas duas principais fases, a autora mostra a origem da entidade, sua proposta de ação, o uso do teatro como instrumento de conscientização e de denúncia, e as atividades educacionais e culturais empreendidas por seus membros.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação

Adriana Dantas Reis
Antonio Liberac Cardoso Simões Pires
Camillia Cowling
e mais 17 autores
R$117,00

Como foi a participação das mulheres cativas na sociedade escravista e nas primeiras décadas da pós-emancipação? Como protestaram mirando a escravidão e contrariando a ideia de que aceitaram com passividade a opressão imposta? Os ensaios desta coletânea, que abrange os séculos 18 a 20, constituem um quadro amplo e fascinante das experiências das mulheres africanas, crioulas, cativas e forras.

Travessias no Atlântico negro

Tráfico, biografias e diáspora (África‑Brasil), séculos XVII‑XIX
Antonia da Silva Mota
Cândido Domingues
Daniele Santos de Souza
e mais 9 autores
R$74,70

“Reunindo textos inéditos de doze pesquisadores de distintas regiões do Brasil, esta obra reconstrói as experiências de personagens negros até então pouco conhecidos. Os autores são historiadores jovens e consagrados que compartilham o compromisso com a pesquisa empírica, lendo nas entrelinhas processos judiciais, contratos, registros paroquiais e correspondência oficial para recuperar a agência histórica de homens e mulheres africanos e seus descendentes. Ao tratar da escravidão e da liberdade, os estudos aqui apresentados centram-se nos indivíduos, resgatando essas vidas do anonimato e demonstrando como a instituição da escravidão afetou a todos — escravizados, libertos e livres. Cada capítulo revela a riqueza de nossos arquivos e a sensibilidade dos autores, que, com base em fragmentos históricos, recompuseram com maestria a trama complexa dos laços que unem a África e o Brasil, buscando compreender como africanos e seus descendentes ultrapassaram as limitações e a violência do cativeiro desde o século XVII. O resultado é uma obra comprometida a revelar as raízes do racismo estrutural que caracteriza a sociedade brasileira e o papel da desigualdade e da violência racial na formação do país. Leitura fundamental para compreendermos a dívida histórica do Brasil para com os descendentes dos mais de 5,5 milhões de africanos escravizados que chegam aos portos brasileiros durante os mais de quatro séculos de existência do tráfico de almas.”

Texto de Mariana P. Candido, professora e pesquisadora do
Departamento de História da Universidade Emory (Atlanta, Estados Unidos)

 

 

Vidas impressas

Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade
Aline Sônego
Antonio Carlos Higino da Silva
Antonio Liberac Cardoso Simões Pires
e mais 14 autores
R$99,90

Durante a escravidão e as primeiras décadas do pós-abolição, diversos homens e mulheres que atuavam como jornalistas, advogados, artistas, padres, médicos, engenheiros, poetas, escritores e educadores pensaram e escreveram sobre o Brasil. Essa produção, na maioria das vezes invisibilizada pelo racismo, propôs utopias, criticou as desigualdades e refletiu sobre diversas dimensões da vida pública brasileira. Este livro visa jogar luz sobre o pensamento e as ações desses intelectuais negros e negras. Que estratégias utilizaram para se fazer reconhecidos? Que caminhos tiveram de trilhar para burlar um sistema opressor, que buscava apagá-los da história? Nesta obra, que reúne pesquisadores de todo o Brasil, o leitor encontrará interpretações originais sobre personagens negras e negros dos séculos XIX e XX e sobre suas contribuições em diversos campos. Do conhecidíssimo Luiz Gama ao primeiro beato negro do Brasil, passando por nossa primeira médica negra e por uma de nossas maiores escritoras, os textos aqui presentes descortinam um passado histórico rico em conhecimento e resistência.