ISBN: 9786583543004

Avaliação multimodal da compreensão da linguagem

Múltiplas abordagens

Organizador(es): Ana Paula Couceiro Figueira, Ana Paula Santana, Rita Signor

Autor(es): Ana Paula Berberian, Ana Paula Couceiro Figueira, Ana Paula Santana, Débora Deliberato, Felipe Venâncio Barbosa, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Jaime Zorzi, Larissa Picinato Mazuchelli, Laís Cavalcanti de Almeida, Mailce Borges Mota, Marco Antonio Teixeira Junior, Marcus Vinicius Borges Oliveira, Maria Luciana Siqueira Mayrink, Maria Lúcia N. Menezes, Maria de Jesus Gonçalves, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Rita Signor, Sandra Maia Vasconcelos, Thalita Cristina Souza Cruz

Compreender é um fenômeno complexo. No campo da linguagem, as reflexões sobre a compreensão suscitam perguntas relacionadas à construção de sentidos e ao processo de significação de mundo, em que entram em jogo diversas variáveis. Contudo, ainda são poucos os debates teóricos que abordam as dificuldades de compreensão a partir de múltiplas perspectivas, possivelmente porque essas dificuldades são mais percebidas quando têm causa biológica, sendo muitas vezes acompanhadas de teses biologizantes. Esta coletânea, ao contemplar a multimodalidade inerente à linguagem, procura preencher essa lacuna. Composta de 11 capítulos, escritos por especialistas do Brasil e de Portugal, a obra contribui para que professores, psicopedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos tenham um olhar muito mais amplo e aprofundado sobre o processo de avaliação da compreensão em diferentes contextos e em todas as fases da vida.

Disponível em: 7 de abril de 2025 às 06:30

R$97,60

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ISBN: 9786583543004

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Editora: Plexus Editora

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Detalhes do Livro

ISBN 9786583543004
REF: 62000
Edição 1
Ano 2025
Nº de Páginas 256
Peso 0,303 kg
Formato 1,20 × 14 × 21 cm

Ana Paula Couceiro Figueira

Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC). Tem doutoramento, mestrado e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Sua área de especialização é a psicologia da educação. Concluiu o curso de Educadores de Infância, pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra. Atualmente, realiza tarefas de pós doutoramento na Universidade de Salamanca, sob o projeto: “Estereótipos, preconceitos: como avaliar e intervir”. Pertence ao grupo de investigação CEIS20.

Ana Paula Santana

Ana Paula SantanaFonoaudióloga. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre e doutora em Linguística (área de neurolinguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio pós‑doutoral na Universidade de Versalhes Saint‑Quentin‑en‑Yvelines (História Cultural) e na Universidade de Coimbra (Psicologia e Ciências da Educação). Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós‑Graduação em Linguística e do Programa de Pós‑Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação (Gelce)/CNPq. Email: ana.santana@ufsc.br

Rita Signor

Rita SignorFonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Psicopedagoga. Mestre, doutora e pós‑doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC), área de concentração: Linguística Aplicada ao Ensino. Pós‑doutora em Fonoaudiologia pela Universidade Curtin (Austrália). Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação (Gelce)/CNPq, coordenado pela profa. dra. Ana Paula Santana. Email: ritasignor@gmail.com

Ana Paula Berberian


Fonoaudióloga, com pós doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em História e mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós Graduação em Saúde da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Líder do grupo de pesquisa intitulado “Núcleo de Pesquisas Fonoaudiológicas em Linguagem” (CNPq) e coordenadora da linha de pesquisa, vinculada à UTP, “Promoção da linguagem nos contextos da saúde e da educação”. Participa como membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ana Paula Couceiro Figueira


Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC). Tem doutoramento, mestrado e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Sua área de especialização é a psicologia da educação. Concluiu o curso de Educadores de Infância, pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra. Atualmente, realiza tarefas de pós doutoramento na Universidade de Salamanca, sob o projeto: “Estereótipos, preconceitos: como avaliar e intervir”. Pertence ao grupo de investigação CEIS20.

Ana Paula Santana


Ana Paula Santana

Fonoaudióloga. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre e doutora em Linguística (área de neurolinguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio pós‑doutoral na Universidade de Versalhes Saint‑Quentin‑en‑Yvelines (História Cultural) e na Universidade de Coimbra (Psicologia e Ciências da Educação). Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós‑Graduação em Linguística e do Programa de Pós‑Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação (Gelce)/CNPq. Email: ana.santana@ufsc.br

Débora Deliberato


Professora visitante no Programa de Pós‑Graduação em Educação Especial no Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Livre‑docente na área da comunicação alternativa pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Marília (SP), com pós‑doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Docente aposentada do Programa de Pós‑Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp‑Marília. Coordenadora do Comitê Científico de Comunicação Suplementar e Alternativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006 ‑2007; 2008 ‑2009; 2010 ‑2011; 2020 ‑2022). Membro do comitê científico da International Society for Augmentative and Alternative Communication. Membro do projeto internacional “Aided language skills in children aged 5‑15 years: a multisite and crosscultural investigation”, liderado pelo prof. dr. Stephen von Tetzchner (Universidade de Oslo), com a participação de 16 países e três universidades públicas brasileiras. Líder do grupo de pesquisa “Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva para a Aprendizagem nos Contextos diversos” (CATAAC), do Centro de Educação da UFRN. Membro do grupo de pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais”, da Unesp‑Marília. Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (CAES/Inep). Tem experiência na área de educação especial e inclusiva e na área de fonoaudiologia, atuando principalmente no contexto da comunicação suplementar e alternativa, tecnologia assistiva, formação de profissionais da educação e da saúde no processo inclusivo do aluno com deficiência. E‑mail: debora.deliberato@ufrn.br

Felipe Venâncio Barbosa


Tem graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especialização em Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior de Profissionais da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado direto em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP. Realizou pós ‑doutorado no Deafness, Cognition and Language Centre (DCAL) da University College London. Atualmente , é professor doutor do Departamento de Linguística da USP, sendo responsável pelo grupo de pesquisa em Língua de Sinais e Cognição (Lisco). Tem atuação voltada à surdez e à Língua de Sinais Brasileira (Libras), com ênfase nos estudos em Linguística Clínica. E‑mail: felipebarbosa@usp.br

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima


Graduado em Fonoaudiologia. Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Neurociências e em Afasias e Demências. Especialista em Linguagem e em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Atualmente, é professor adjunto A do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na área de Linguagem Adulto. É líder do grupo de pesquisa Linatec — Estudos em Linguagem Adulto e Tecnologia , vinculado à UFRN. Membro do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Pesquisador do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (Lafe), vinculado à UFPB. Tem experiência clínica e também em ensino, pesquisa e extensão na área de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: trissomia do 21; interface entre linguagem e cognição no envelhecimento; e atuação em linguagem nas lesões neurológicas adquiridas em adultos e idosos. E‑mail: ivonaldoleidson@gmail.com

Jaime Zorzi


Fonoaudiólogo, doutor em Educação, pós ‑doutor em Educação, diretor do Cefac — Saúde e Educação. Autor de publicações nas áreas da linguagem e da aprendizagem. Autor do método de alfabetização As letras falam; da proposta de ensino para a superação dos erros ortográficos Descomplicando a escrita; de um conjunto de jogos destinados à estimulação da linguagem oral e das funções executivas; e de uma proposta para aplicação na educação infantil, Pensando em imagens, sons, palavras e letras. Atua na área dos transtornos do neurodesenvolvimento e na formação de professores e profissionais da educação e da aprendizagem. E‑mail: jaime@cefc.br

Laís Cavalcanti de Almeida


Graduada em Letras‑Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pela mesma instituição, é doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós‑Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal (Facen). Experiência na área de pesquisa em Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente com a multimodalidade. Experiência no ensino superior nas áreas: Libras, língua portuguesa, comunicação e expressão. Pesquisadora do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (Lafe), da UFPB. E‑mail: lais_cavalcanti12@hotmail.com

Larissa Picinato Mazuchelli


Professora adjunta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Linguística pela Unicamp. E-mail: lpmazuchelli@gmail.com

Mailce Borges Mota


Professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Letras‑Inglês pela UFSC. Realizou estágio pós ‑doutoral no Brain and Language Lab, Departamento de Neurociências da Universidade de Georgetown, Estados Unidos (2008 ‑2009) e no Max Planck Institute for Psycholinguistics, Departamento de Neurobiologia da Linguagem (2017 ‑2018). Foi professora visitante na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2010). É membro fundadora da Rede Ciência para Educação (Rede CpE) e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos, onde realiza pesquisas sobre o processamento linguístico em interface com outras cognições por meio de experimentos comportamentais, fisiológicos e de neuroimagem. E‑mail: mailce.mota@ufsc.br

Marco Antonio Teixeira Junior


Mestre pelo Programa de Pós‑Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB ‑USP). Tem graduação em Letras (Português e Linguística) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH‑USP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 2014 a 2015, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2015 a 2016 e da USP de 2016 a 2018. E‑mail: marco.antonio.teixeira@alumni.usp.br

Marcus Vinicius Borges Oliveira


Professor adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Programa de Pós‑Graduação em Educação da UFBA. Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); graduado em Fonoaudiologia pela UFBA. Email: marcus.oliveira.fono@gmail.com

Maria de Jesus Gonçalves


Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Especial. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Vice‑líder do grupo de pesquisa Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva para a Aprendizagem nos Contextos diversos (CATAAC), do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do grupo de pesquisa Linatec — Estudos em Linguagem Adulto e Tecnologia (Linatec), vinculado à UFRN. Assessora Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da UFRN. Tem trinta anos de experiência docente em cursos de Fonoaudiologia na área de linguagem. Foi coordenadora dos cursos de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário São Camilo (2001‑2007) e da UFRN (2011‑2014). Desenvolveu atividade clínica como fonoaudióloga na área de linguagem e comunicação alternativa e suplementar, atuando principalmente nos quadros de alterações de fala e linguagem por lesão neurológica, como acidentes vasculares encefálicos, traumatismos cranioencefálicos, esclerose lateral amiotrófica e paralisia cerebral, entre outros. E‑mail: mariadejesusfono@hotmail.com

Maria Lúcia N. Menezes


Fonoaudióloga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Mestre em Educação (Distúrbios da Comunicação ) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC ‑SP), com créditos de cursos realizados na Universidade de Nova York (NYU) em Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem; Distúrbios de Linguagem em Crianças; Diagnóstico e Terapia de Patologias do Discurso. Doutora em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), com a tese Construção de um Instrumento para Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Projeto para implementação do Ambulatório de Fonoaudiologia Especializado em Linguagem no Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz. Responsável pelo projeto de pesquisa "Desenvolvimento da linguagem em pré-escolares: implicações para o aprendizado” (Fiocruz). Autora da escala Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL). Consultora do Ambulatório de Fonoaudiologia Especializado em Linguagem (Afel), do IFF/Fiocruz. E-mail: marialucia.menezes@yahoo.com.br

Maria Luciana Siqueira Mayrink


Fonoaudióloga, com especialização em Dificuldade de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). Doutoranda em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher, pela IFF/Fiocruz. Coordenadora do Ambulatório de Fonoaudiologia Especializado em Linguagem (Afel), da IFF/Fiocruz. E-mail: maria.mayrink@fiocruz.br

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante


Pós‑doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de São Paulo Júlio Mesquita Filho (Unesp). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduada em Comunicação Social pela mesma instituição. Professora titular do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Atua nos cursos de Graduação em Letras e Graduação em Fonoaudiologia e nos programas de Pós ‑Graduação em Linguística e Ensino (MPLE) e em Linguística (Proling), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É colaboradora do Programa de Pós‑Graduação em Ciências da Linguagem (Unicamp). Coordena o Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (Lafe), da UFPB. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em aquisição da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe‑bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E‑mail: marianne.cavalcante@gmail.com

Rita Signor


Rita Signor

Fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Psicopedagoga. Mestre, doutora e pós‑doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC), área de concentração: Linguística Aplicada ao Ensino. Pós‑doutora em Fonoaudiologia pela Universidade Curtin (Austrália). Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação (Gelce)/CNPq, coordenado pela profa. dra. Ana Paula Santana. Email: ritasignor@gmail.com

Sandra Maia Vasconcelos


Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Psicopedagogia e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Nantes (França). Pós‑doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora titular do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, professora convidada da Universidade Sorbonne Paris XIII — Condorcet. Professora colaboradora da UFC e membro do conselho de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira (Inep). Professora do Programa de Pós‑Graduação em Linguística da UFC, orientadora de mestrado e doutorado. Professora do Programa de Pós‑Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri ( URCA). Tem pesquisas na área de análise do discurso narrativo, com foco em relatos de experiência e transculturalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa autobiográfica, discursos, representações discursivas, gênero e violência. Líder do Grupo de Estudos Linguísticos em Discurso Autobiográfico (Gelda)/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Formação, Autobiografia, Representações Sociais (Grifars), da UFRN. E-mail: sandramaiafv@gmail.com

Thalita Cristina Souza Cruz


Professora adjunta do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Letras pela mesma instituição. E‑mail: thalita.souza.cruz@gmail.com

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