Detalhes do Livro
ISBN | 9786583543004 |
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REF: | 62000 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 256 |
Peso | 0,303 kg |
Formato | 1,20 × 14 × 21 cm |
Organizador(es): Ana Paula Couceiro Figueira, Ana Paula Santana, Rita Signor
Autor(es): Ana Paula Berberian, Ana Paula Couceiro Figueira, Ana Paula Santana, Débora Deliberato, Felipe Venâncio Barbosa, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Jaime Zorzi, Larissa Picinato Mazuchelli, Laís Cavalcanti de Almeida, Mailce Borges Mota, Marco Antonio Teixeira Junior, Marcus Vinicius Borges Oliveira, Maria Luciana Siqueira Mayrink, Maria Lúcia N. Menezes, Maria de Jesus Gonçalves, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Rita Signor, Sandra Maia Vasconcelos, Thalita Cristina Souza Cruz
Compreender é um fenômeno complexo. No campo da linguagem, as reflexões sobre a compreensão suscitam perguntas relacionadas à construção de sentidos e ao processo de significação de mundo, em que entram em jogo diversas variáveis. Contudo, ainda são poucos os debates teóricos que abordam as dificuldades de compreensão a partir de múltiplas perspectivas, possivelmente porque essas dificuldades são mais percebidas quando têm causa biológica, sendo muitas vezes acompanhadas de teses biologizantes. Esta coletânea, ao contemplar a multimodalidade inerente à linguagem, procura preencher essa lacuna. Composta de 11 capítulos, escritos por especialistas do Brasil e de Portugal, a obra contribui para que professores, psicopedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos tenham um olhar muito mais amplo e aprofundado sobre o processo de avaliação da compreensão em diferentes contextos e em todas as fases da vida.
R$97,60
ISBN | 9786583543004 |
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REF: | 62000 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 256 |
Peso | 0,303 kg |
Formato | 1,20 × 14 × 21 cm |
Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC). Tem doutoramento, mestrado e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Sua área de especialização é a psicologia da educação. Concluiu o curso de Educadores de Infância, pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra. Atualmente, realiza tarefas de pós doutoramento na Universidade de Salamanca, sob o projeto: “Estereótipos, preconceitos: como avaliar e intervir”. Pertence ao grupo de investigação CEIS20.
Fonoaudióloga. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de
Fonoaudiologia. Mestre e doutora em Linguística (área de neurolinguística)
pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou
estágio pós‑doutoral na Universidade de Versalhes Saint‑Quentin‑en‑Yvelines
(História Cultural) e na Universidade de Coimbra (Psicologia e Ciências da Educação). Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós‑Graduação em Linguística e do Programa de Pós‑Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação (Gelce)/CNPq.
Email: ana.santana@ufsc.br
Fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Psicopedagoga.
Mestre, doutora e pós‑doutora em Linguística pela Universidade Federal
de Santa Catarina ( UFSC), área de concentração: Linguística Aplicada
ao Ensino. Pós‑doutora em Fonoaudiologia pela Universidade Curtin
(Austrália). Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e
Educação (Gelce)/CNPq, coordenado pela profa. dra. Ana Paula Santana.
Email: ritasignor@gmail.com
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Tem origem na dissertação de mestrado da autora que descreve o percurso de muitas questões envolvidas no tema. Discute a classificação das alterações da linguagem escrita nas afasias a partir de uma perspectiva discursiva; discute a avaliação da linguagem escrita na afasiologia; e considera as implicações de uma abordagem discursiva para o trabalho com a linguagem escrita nas afasias.
Partindo da premissa de que a perspectiva de melhora, no caso da afasia, se dá na capacidade do sujeito de conviver com ela, José Tonezzi traz ao leitor os aspectos teóricos e metodológicos de um trabalho pioneiro com portadores da doença. Ele utiliza técnicas teatrais para promover a comunicação e mostra que a ponte entre a arte e a vida é altamente promissora no caso desse tipo de distúrbio.
Esta obra representa uma significativa contribuição a um debate que tem mobilizado pais, educadores, estudantes e profissionais de saúde: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Medicalizar significa transformar aspectos de ordem social, pedagógica, cultural e afetiva em doença (transtorno, distúrbio). Partindo dessa realidade inquietante, Rita Signor e Ana Paula Santana mostram os problemas de deixar de lado o contexto social e a história de cada criança ao avaliá-la, apontando o papel da formação dos profissionais (de educação e saúde) na produção do chamado TDAH. Seguindo esse entendimento, as autoras questionam a qualidade do ensino no Brasil, o excesso de diagnósticos voltados ao campo educacional, os testes padronizados da área da saúde, o crescente consumo de medicamentos e as políticas públicas, entre outros fatores que legitimam o fenômeno da medicalização. Amparadas na perspectiva sócio-histórica, refletem sobre essas e outras questões neste livro corajoso e pioneiro, que conta também com dois estudos de caso que comprovam que a afetividade do educador e o trabalho interdisciplinar na escola podem mudar o futuro de muitos adolescentes e crianças.
Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, como a ideia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar.Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)linguísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos. Nova edição revista e atualizada.