O GRUPO EDITORIAL SUMMUS completa 50 anos de existência!
A sociedade brasileira tem grandes desafios. Para enfrentá‑los, os livros nunca foram tão importantes. Completando 50 anos de existência, podemos afirmar que essa premissa nos sustenta desde a fundação de nosso primeiro selo, em 1974. Ao longo dessas cinco décadas, nossos sete selos — Summus Editorial, Editora Ágora, Edições GLS, Selo Negro Edições, MG Editores, Plexus Editora e Mescla Editorial — conquistaram inúmeros leitores com obras acessíveis, modernas, provocadoras e informativas. Psicologia, educação, comunicação, direitos humanos, comportamento, fonoaudiologia, fisioterapia, vida prática, saúde e bem‑estar e literatura antirracista são apenas alguns dos temas abordados em nossos livros.
Esperamos que seu mergulho no mundo das ideias e das palavras seja prazeroso!
.
Conheça mais sobre as editoras que compõem o Grupo Editorial Summus.
Desde 1974 no mercado editorial, a Summus sempre se pautou pelo equilíbrio entre buscar o novo e contestar posturas conformistas. Assim fez ao longo de toda sua existência: foi a primeira e única a editar livros sobre Super‑8 para aqueles que desejavam aprender a técnica de modo descomplicado. Popularizou a Gestalt‑terapia, a psico-oncologia e a bioenergética, entre outras linhas psicoterapêuticas. Deu ênfase ao estudo do movimento corporal, editando obras clássicas e novas tendências. Renovou a literatura de apoio à educação. Na comunicação, consolidou textos inovadores, que ao longo dos anos permearam a formação de milhares de alunos.
Trouxe para o Brasil os principais livros de programação neurolinguística – bem antes de sua popularização (e banalização) no país. Antes mesmo da onda “new age” já editava – e continua editando – livros que interligam o corpo e a mente.
Dessa forma se construiu e sedimentou uma forte marca no cenário editorial brasileiro. A etiqueta Summus confere ao livro a garantia de responsabilidade e dedicação ao leitor.
Esta tem sido a nossa trajetória: acima de tudo, renovar‑nos a cada dia – fazendo do tempo um mestre para produzir obras cada vez melhores e do espírito jovem de sua equipe um veículo para novas buscas.
Fundada em 1979, a Editora Ágora passou a fazer parte do Grupo Editorial Summus em 1984. Nossa grande missão é publicar títulos que melhorem o cotidiano do leitor. Nossos temas estão ligados à vida e à saúde do corpo e da mente – sempre partindo de uma visão holística.
Na área da psicologia, somos orgulhosamente a maior editora de psicodrama do mundo, e contribuímos para a formação profissional de terapeutas e estudantes de diversas linhas. Relacionamentos interpessoais, educação, comportamento, autoconhecimento, sexualidade, vivências, religiosidade e empoderamento feminino compõem boa parte de nossas publicações.
Entre nossos best‑sellers estão Comunicação não violenta, Histórias que curam e 100 jogos para grupos.
Além disso, nos últimos anos dedicamo‑nos a publicar, em edição revista e atualizada, toda a obra do genial psicoterapeuta corporal J. A. Gaiarsa (1920‑2010). Grande crítico da hipocrisia que impera em nossa sociedade, Gaiarsa escreveu dezenas de livros sobre família, sexualidade, relacionamentos e educação.
Criadas em 1998, as Edições GLS foram a primeira editora brasileira a abordar temas ligados ao público LGBTQIA+. À época, quando reinava enorme preconceito contra essas pessoas, fazia todo sentido, por exemplo, falar em simpatizantes, expressando assim apoio àqueles que lutavam pelo simples direito de existir. Hoje, depois de tantas conquistas – embora ainda haja muito que mudar –, o mercado editorial tem valorizado cada vez mais relatos e experiências dessa população, bem como trabalhos voltados para o combate ao preconceito. A GLS tem orgulho de ter aberto essa primeira porta, e por isso mantém seu nome antigo, com a certeza de que seu pioneirismo contribuiu de alguma forma para uma sociedade mais plural e reflexiva.
Entre nossos livros estão romances distribuídos em milhares de escolas públicas, como No presente, de Márcio El‑Jaick, e textos de psicólogos renomados abordando a sexualidade, o combate ao preconceito e a clínica homoafetiva. Obras de referência sobre a temática LGBTQIA+ são citadas em trabalhos acadêmicos e em reportagens, mostrando que ainda há muito mais a ser publicado.
Fundada em 1999 – muito antes, portanto, da promulgação da Lei n. 10.639/2003, que orienta sobre o ensino de história e cultura afro‑brasileira e africana –, a Selo Negro Edições foi outra editora pioneira criada pelo Grupo Editorial Summus. Com o objetivo de difundir temas ligados à história e à cultura afro‑brasileiras, publicamos obras de pesquisadores, professores e especialistas renomados, bem como romances históricos que versam sobre nossa ancestralidade.
Nos últimos anos, as coleções Consciência em Debate e Retratos do Brasil Negro tornaram‑se referência no mercado e na academia, abordando temas pungentes e personalidades negras quase sempre ignoradas pela história oficial.
Fundada em 1979, a MG Editores foi criada pelo saudoso psiquiatra Flávio Gikovate (1943‑2016) para editar as próprias obras. Depois de cerca de duas décadas, a MG foi adquirida pelo Grupo Editorial Summus com o objetivo de ampliar seu catálogo.
Assim, hoje contamos com duas áreas principais: as obras de Flávio Gikovate – que tratam sexualidade, relacionamentos e felicidade – e livros escritos para leigos por médicos e profissionais da saúde.
Com a perda de Gikovate, a MG reafirma a missão de manter sua obra viva, levando suas ideias revolucionárias a cada vez mais leitores.
No caso dos livros sobre saúde, nosso objetivo é abordar temas fundamentais para a população, como obesidade, doença de Alzheimer, puericultura, depressão, cuidados paliativos e alimentação saudável.
Partindo do pressuposto de que a transdisciplinaridade deve permear qualquer tipo de conhecimento, a Plexus Editora surgiu em 1994 e foi adquirida pelo Grupo Editorial Summus em 2000, com o desafio de publicar obras relacionadas à fonoaudiologia e à educação – sempre buscando uma linguagem clara e direta. Nossa estratégia editorial criou um canal de comunicação entre os meios acadêmico e profissional, valorizando o trabalho de pesquisadores, professores e autores dessas áreas de conhecimento. Numa época em que a medicalização da sociedade cresce a passos largos, a Plexus procura abordar temas atuais – como TDAH, dislexia e educação inclusiva – de forma séria e questionadora.
Criada em 2001, a Mescla Editorial tem por objetivo apresentar títulos diversificados ao grande público. Depois de algumas experiências bem‑sucedidas na área de cidadania, o selo publicou grandes sucessos: Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados, Os segredos do gim e Triângulo rosa – Um homossexual no campo de concentração nazista. A excelência gráfica das obras e seu conteúdo agradaram em cheio aos leitores.
Sempre de olho em assuntos atuais e pouco explorados, a Mescla tem como princípios a abrangência e a originalidade.