Exibindo 37–54 de 274 resultados

Como falar para o aluno aprender

Adele Faber
Elaine Mazlish
R$89,90

Das mesmas autoras do best-seller Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar, este livro traz sugestões para os problemas de comunicação entre alunos, professores e pais. De forma leve e divertida, com numerosos desenhos e quadrinhos, analisa as situações mais recorrentes de dificuldades escolares na escola e no lar, seja do ponto de vista comportamental ou de problemas de aprendizagem. As autoras demonstram que grande parte desses problemas pode ser solucionada, ou encaminhada, mudando-se a forma de comunicação entre as partes envolvidas.

Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar

Adele Faber
Elaine Mazlish
R$109,20

Um best seller nos Estados Unidos, com mais de três milhões de exemplares vendidos. As autoras desenvolvem um método efetivo e respeitoso para o diálogo com as crianças. O livro é ilustrado com divertidos quadrinhos que demonstram situações concretas e oferecem soluções inovadoras para problemas comuns em famílias, como lidar com sentimentos negativos, expressar emoções, conseguir a cooperação das crianças e resolver conflitos.

Competência pedagógica do professor universitário

Marcos Tarciso Masetto
R$75,70

Diante das inúmeras transformações pelas quais vem passando o ensino superior, Marcos Masetto propõe aqui reflexões importantes para que a relação ensino-aprendizagem na universidade seja efetiva. A obra aborda diferentes aspectos da atividade do professor, como o planejamento curricular, os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis hoje e a interação entre professores e alunos.

Comunicação não-verbal, A

Flora Davis
R$74,70

Um completo panorama dos estudos no campo da comunicação não-verbal. Como reflexo do mundo em que vivemos, essa comunicação é uma maneira de restabelecermos contato com nossas próprias emoções. Flora Davis relata experiências, conta histórias, mostra pesquisas e faz um amplo levantamento de estudos sobre o tema, incluindo situações experimentais e critérios de medidas. Escrito em uma linguagem jornalística, fluente, constitui leitura enriquecedora para estudiosos e profissionais nas áreas de psicologia, educação e comunicação.

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA – 4ª EDIÇÃO

Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais
Marshall B. Rosenberg

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Uma edição atualizada deste livro está à venda. Confira em:

Comunicação não violenta – Nova edição

 

 

Confinamento cultural, infância e leitura

Edmir Perotti
R$47,10

A problemática da leitura na infância é tratada de uma forma profunda, levantando as questões essenciais que a envolvem, questões até hoje negligenciadas em função de posições técnico-administrativas. Neste livro, a formação de leitores no Brasil é tratada como algo que vai muito além das políticas pragmáticas ou salvacionistas e passa pela análise da estrutura familiar e dos processos urbano e cultural.

Construção de sentidos na escrita do aluno surdo

Marília da Piedade Marinho Silva
R$47,10

Discute a questão da linguagem na educação do surdo, com base nas proposições de Vygotsky e Bakhtin, tomando como foco para a análise de redações de surdos os aspectos coesivos e o sentido do texto por meio dos enunciados e da continuidade temática. Percebe-se a interferência da LIBRAS, isto é, a condição bilíngüe – oral e de sinais – intervindo na instância interativa dos textos escritos.

Construção do Homem Segundo Piaget, A

Uma teoria da educação
Lauro de Oliveira Lima
R$58,40

Este livro é uma leitura da obra de Jean Piaget do ponto de vista de sua aplicação ao processo educacional. O autor é o maior conhecedor e divulgador de Piaget entre nós, tendo difundido e posto em prática seus ensinamentos. Em 50 pequenos textos, são comentados os pressupostos de toda a visão de Piaget sobre a criança e a Educação, no esforço de construção de um adulto equilibrado, em condições de encontrar seu caminho na sociedade.

Corpo, atividades criadoras e letramento

Daniele Nunes Henrique Silva
Flavia Faissal de Souza
Marina Teixeira Mendes de Souza Costa
R$47,10

Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro pretende ampliar a discussão sobre o papel do corpo nas práticas de letramento, tomando como ponto de partida as atividades criadoras na infância. Para isso, as autoras construíram um modo particular de organizar tais atividades, considerando o faz de conta e a narrativa atividades não gráficas e o desenho e as primeiras elaborações escritas atividades gráficas. Essa forma inovadora de apresentar as atividades da infância permite ao leitor redefinir seu “posto de observação”, ampliando as possibilidades de compreensão das produções infantis no espaço escolar. […] A exposição de situações do cotidiano de sala de aula aproxima as autoras dos leitores mais acostumados com o dia a dia da educação infantil. […] Assim, elas nos convidam a olhar com mais cuidado para a centralidade que o corpo assume nos processos de leitura e escritura no espaço da educação infantil: o corpo narra, cria, brinca, desenha e escreve.

Criança até 4 anos, A

Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos)
Vânia de Almeida Salek
R$56,10

A autora descreve de maneira sensível e clara o processo de entrada da criança na escola, apresentando orientações interessantes para os educadores e para os pais. Além de mostrar como se dá a interação com adultos e com outras crianças, Vânia aborda temas como rotina e construção da identidade e da autonomia. Oferece ainda atividades para cada faixa etária relativas ao domínio do próprio corpo, da comunicação, do conhecimento do mundo etc.

Crianças na escola… E agora?

Silvia M. Gasparian Colello
R$74,10

Chegou o tão esperado momento: aquele em que a criança ingressa na escola. Dúvidas, dilemas e insegurança povoam a cabeça dos pais e dos familiares. Que instituição escolher? Como vai ser o período de adaptação? E seu meu filho ficar doente? O que fazer se ele sofrer bullying? Quais são as diferenças entre as principais propostas pedagógicas? Como se dá a alfabetização nos dias de hoje? Como as crianças aprendem e quais são as estratégias para favorecer esse processo? A lista de perguntas parece infinita.

Pensando nessa fase tão especial da vida das crianças e nos muitos desafios ao longo de toda a trajetória da educação básica, a educadora Silvia Colello discute as principais dúvidas dos pais sobre esse período. A autora parte de questionamentos reais advindos de um grupo de discussão do qual foi mediadora, oferecendo caminhos para os mais diversos tipos de inquietação. Além disso, esclarece os professores sobre as principais angústias dos pais, o que contribui para fortalecer a relação família‑escola. Leitura imperdível para todos os que se interessam pela educação e pela construção da cidadania.

.

Criando adolescentes em tempos difíceis

Elizabeth Monteiro

O amor parental não é estático: ele muda com o tempo e com os filhos. Por isso, os pais precisam atualizar seu modo de sentir e amar. Com uma linguagem direta e delicada, Elizabeth Monteiro fala sobre a necessidade de proteger os adolescentes de ameaças como as drogas e, ao mesmo tempo, de incentivar a autonomia deles. Sem fórmulas mágicas, a autora estabelece com pais e educadores um diálogo amplo e profícuo.

Cruz e Sousa

Retratos do Brasil Negro
Paola Prandini
R$35,10

A biografia do poeta simbolista negro Cruz e Sousa, conhecido como o “Cisne Negro”, retrata a trajetória de um dos mais importantes escritores brasileiros. Resgatando momentos como a infância em Santa Catarina, a dedicação à literatura e a luta pela abolição da escravatura, o livro destaca sua produção como poeta vanguardista e traz dados sobre peças e filmes inspirados no autor.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Da Realidade à Ação

Reflexões sobre Educação e Matemática
Ubiratan D'Ambrosio
R$53,00

Um enfoque crítico do que se faz em diferentes sistemas educacionais na educação matemática. O livro reflete a experiência do autor em congressos internacionais e a sua atuação docente. É uma reflexão necessária e oportuna para os interessados no relacionamento entre matemática e bem-estar social. Co-edição com a Editora da UNICAMP.

Da Sedução na Relação Pedagógica

Professor-aluno no embate com afetos inconscientes
Maria Aparecida Morgado
R$56,10

O livro preenche uma lacuna nas discussões sobre a relação pedagógica, de que decorre uma constante tensão e que freqüentemente deixa seqüelas irreversíveis. Abordando, na perspectiva psicanalítica, a complexidade dessa relação, a obra responde a muitas questões colocadas por professores atinentes à interferência da emoção no processo ensino-aprendizagem, que as chamadas disciplinas pedagógicas até então apenas tangenciaram.

Dança e educação

30 experiências lúdicas com crianças
Fernanda de Souza Almeida
R$53,00

A criança tem outro campo de percepção, sua curiosidade, sensibilidade e capacidade de produção simbólica são expressas em gestos e movimentos. Portanto, a valorização do movimento, do brincar, das relações e das interações, oferecendo diversas possibilidades para expandir suas potencialidades, é fundamental.Em Dança e educação, Fernanda de Souza Almeida apresenta 30 sequências didáticas completas que almejam a expansão da criatividade, da sensibilidade, da expressividade e do conhecimento de si, do outro e do meio. Sem reduzir o processo a passos, repetições, elaborações de coreografias para datas festivas ou mímicas de letras de música, a autora inspira o docente a criar novas perspectivas em direção a um processo educacional infantil de qualidade.

Dança, Experiência de Vida

María Fux
R$56,10

María Fux condensa neste livro sua experiência de mais de 30 anos como coreógrafa e bailarina e, sobretudo, como educadora que transmite sua linguagem artística. O livro mostra como podemos nos expressar através do corpo como meio de comunicação a serviço da educação, mesmo quando há problemas de deficiência física ou limitação pela idade.

Dançarelando

Arte, educação e infância
Andreza Lucena Minervino de Sá
Carolina Romano de Andrade
Deyzylany Ferreira Neves
e mais 4 autores
R$75,70

É na infância que as experiências vividas passam a compor a personalidade adulta. Nessa fase, o contato com o lúdico fortalece os processos de formação da mente e do corpo. Pensando nisso, Fernanda Almeida traz aos leitores aplicações da prática artístico-educativa com crianças de pouca idade. Baseando-se na linguagem da dança, ela e suas colaboradoras – participantes do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) – apresentam uma série de intervenções realizadas em escolas públicas com o objetivo de sensibilizar meninos e meninas para os diversos caminhos da arte.

Realizando experimentações em ambiente real – o chão de escola –, as pesquisadoras encaram a meninada como seres de direitos e protagonistas da própria vida. Música, poesia, cultura popular, tecnologia, educação para a diversidade, improvisação, apreciação e contação de histórias são apenas alguns dos eixos trabalhados concretamente nesta obra. As experiências aqui relatadas servirão de inspiração para educadores de todo o Brasil interessados em passar da dança para crianças à dança com crianças. Prefácio de Ana Terra, coordenadora do curso de Dança da Unicamp.