Exibindo 19–36 de 52 resultados

Fonoaudiólogo e a escola, O

Léslie Piccolotto Ferreira
R$56,10

O trabalho do fonoaudiólogo no Brasil, a partir de 1970, passou a integra-se às escolas, ocorrendo a produção de um novo conhecimento para a profissão e um avanço da fonoaudiologia em nosso país. Este livro é fruto do trabalho de vários profissionais, com diferentes enfoques, permitindo um profunda reflexão sobre as relações entre a fonoaudiologia e a educação.

Gagueira: Origem e Tratamento

Edição revista e ampliada
Silvia Friedman
R$58,40

Através da análise dos depoimentos escritos e falados de sete pessoas, a autora traçou um paralelo entre o processo de desenvolvimento da consciência e a manifestação da gagueira. E, a partir de uma cuidadosa interpretação do que estudou, aponta uma abordagem terapêutica eficiente. Nova edição revista e ampliada.

Identidade e surdez

O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes
Marília da Piedade Marinho Silva
R$56,10

Este livro descreve como uma professora portadora de surdez profunda se constrói como interlocutora de alunos ouvintes na pós-alfabetização. Utilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, a autora constrói um estudo multidisciplinar sociocultural extremamente rico para os profissionais de fonoaudiologia e educação especial.

Letramento

Referências em saúde e educação
Ana Claudia Balieiro Lodi
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
e mais 15 autores
R$125,40

A obra reúne estudos desenvolvidos por pesquisadores nos campos de educação e saúde em diferentes instituições do país. O tema do letramento, que tem sido objeto de discussão tanto nos Parâmetros Nacionais Curriculares como em contextos clínicos, é abordado de maneira atual, constituindo um referencial teórico-prático para fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, lingüistas, neurologistas e pediatras.

Linguagem Como Processo Terapêutico, A

Socioconstrutivismo - Interações eficazes
Regina Maria Freire
R$65,70

O livro traz aos fonoaudiólogos uma nova proposta de construir ou reconstruir a linguagem do outro e, aos terapeutas ou educadores em geral, esclarece a abordagem socioconstrutivista de forma a mostrar como o interlocutor adulto pode ser eficaz quando interage com crianças que têm distúrbios no desenvolvimento da linguagem.

Linguagem Escrita

Referenciais para a clínica fonoaudiológica
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
Giselle Massi
R$72,30

Este livro traz diferentes enfoques e reflexões sobre a aquisição da linguagem escrita e o percurso do aprendiz, incluindo a colaboração da psicolingüística e da análise do discurso. As autoras colaboradoras e as organizadoras trazem a público uma produção acadêmica de ponta, bastante atual, o que pode ajudar os profissionais que atuam em clínica fonoaudiológica com pacientes que apresentam distúrbios de leitura e escrita, ou para surdos que, em geral, encontram mais dificuldade para aprender a ler e escrever.

Musicalidade do surdo, A

Representação e estigma
Nadir Haguiara-Cervellini
R$78,80

Há muitos anos a autora vem desenvolvendo pesquisas sobre a possibilidade do surdo ser, também, um ser musical. Na sua dissertação de mestrado mostrou que o surdo poderia ser privilegiado com a música ao invés de privado dela por “não ouvir”. Este livro é uma adaptação de sua tese de doutorado, trabalhando de forma mais ampla seu tema predileto: vai para os conceitos de representação e estigma usando a atividade musical para defini-los.

Papel do outro na escrita de sujeitos surdos, O

Ana Cristina Guarinello
R$58,40

Partindo de casos concretos, a autora demonstra que o surdo é capaz de escrever e aproximar seu texto do português padrão, desde que tenha oportunidade de interagir com a escrita por meio de atividades. Ela comprova, ainda, que o processo de aquisição da linguagem escrita baseia-se na interação com o outro, e que nessa parceria reconstroem-se os sentidos dos textos.

Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein

O processo de mudança em adultos com história de deficiência
Silvia Zanatta Da Ros
R$56,10

Partindo da tese de doutorado, em que estudou a modificabilidade na educação de jovens e adultos portadores de deficiência mental usando o método indicado pelo emérito educador israelense Feurstein, a autora preparou esta obra bastante elucidativa e que traz esperança tanto para as famílias quanto para os professores de portadores de deficiência. “Não me aceite como eu sou” é a frase chave para a modificação, pois assim tanto o portador da deficiência quanto seu interlocutor se comprometem com a possibilidade de mudança.

Percursos em Arteterapia 3

Arteterapia e Educação, Arteterapia e Saúde
Ana Alice Francisquetti
Anne Isabelle Obadic
Antonio Sidney Francisco
e mais 12 autores
R$103,90

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Estaobra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Neste terceiro volume, o leitor perceberá a profunda ligação entre arte e saúde, bem como arte e educação. Em educação, a utilização da arteterapia com crianças com dificuldades de aprendizagem, recursos expressivos na formação de educadores, encontros entre arteterapia e psicopedagogia. Na área de saúde, uma vasta gama de aplicações, de arte-reabilitação com pacientes vítimas de dano cerebral até trabalho com dependentes químicos, passando por aplicações em fonoaudiologia, trabalho com pacientes com HIV e câncer e tratamento de estresse.

Perspectivas Atuais da Fonoaudiologia na Escola

Claudia R. Mosca Giroto
R$53,00

A polêmica em torno da ação fonoaudiológica em escolas é histórica. Neste livro estão reunidos artigos de renomados estudiosos do assunto, todos engajados em desvendar potencialidades até então pouco exploradas . O mérito maior desta obra é discutir propostas concretas de atuação fonoaudiológica diante das dificuldades socioeducacionais enfrentadas pelo país.

Poder da voz e da fala no telemarketing, O

Treinamento vocal para teleoperadores
Eudosia Acuña Quinteiro
R$47,10

Atualmente, é fundamental que os operadores de telemarketing sejam capacitados, especialmente no que diz respeito ao treinamento fonoaudiológico. Este livro mostra que, se bem orientados, os teleoperadores serão mais produtivos e não terão problemas de saúde associados ao uso excessivo/incorreto da voz, além de sofrerem menos com o estresse diário. Obra dedicada a fonoaudiólogos, profissionais de RH, ergonomistas e médicos do trabalho.

Processamento Auditivo

Uma nova abordagem
Sylvia Freitas Machado
R$56,10

Os fundamentos neuropsicológicos da avaliação do processamento auditivo, o desenvolvimento da percepção, uma revisão dos testes e do material lingüístico neles utilizado são os temas dessa obra, que serve de base para avaliar a percepção da fala.

Resolvendo Casos em Audiologia

Marcia Regina Gama (org.)
R$58,40

O livro destina-se a auxiliar profissionais no estudo prático da avaliação audiológica. Cada capítulo aborda um tipo de avaliação da audição com resolução de casos clínicos e exercícios a serem resolvidos. Abrange emissões otoacústicas, BERA, avaliação vestibular e processamento auditivo central. Ideal para ser utilizado como apoio às atividades de discussão de casos em sessões de supervisão clínica.

Saúde auditiva

Avaliação de riscos e prevenção
Fernanda Zucki
Thais C. Morata
R$69,10

Esta obra oferece textos de ponta sobre os efeitos do ruído – e de outros agentes otoagressivos ambientais e ocupacionais – na audição, além de oferecer alternativas de prevenção. O mote que permeia todos os capítulos é o da importância da promoção da saúde, tanto no trabalho como no lazer. O livro reflete o grau de amadurecimento da área no Brasil e expressa as demandas cotidianas dos profissionais.

Superando obstáculos

A leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual
Maria Elisabeth Grillo
R$58,40

A obra descreve a atuação da autora no processo de alfabetização de cinco crianças com deficiência mental. Utilizando a teoria construtivista como base, Elisabeth mostra, passo a passo, como os alunos foram capazes de construir significados ao longo do processo de aprendizagem. Trabalho pioneiro na área, que merece a atenção de educadores, pais, terapeutas, lingüistas e fonoaudiólogos.

Surdez e linguagem

Aspectos e implicações neurolinguísticas
Ana Paula Santana
R$112,60

Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, como a ideia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar.Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)linguísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos. Nova edição revista e atualizada.

TDAH e medicalização

Implicações neurolinguísticas e educacionais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Ana Paula Santana
Rita Signor
R$75,70

Esta obra representa uma significativa contribuição a um debate que tem mobilizado pais, educadores, estudantes e profissionais de saúde: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Medicalizar significa transformar aspectos de ordem social, pedagógica, cultural e afetiva em doença (transtorno, distúrbio). Partindo dessa realidade inquietante, Rita Signor e Ana Paula Santana mostram os problemas de deixar de lado o contexto social e a história de cada criança ao avaliá-la, apontando o papel da formação dos profissionais (de educação e saúde) na produção do chamado TDAH. Seguindo esse entendimento, as autoras questionam a qualidade do ensino no Brasil, o excesso de diagnósticos voltados ao campo educacional, os testes padronizados da área da saúde, o crescente consumo de medicamentos e as políticas públicas, entre outros fatores que legitimam o fenômeno da medicalização. Amparadas na perspectiva sócio-histórica, refletem sobre essas e outras questões neste livro corajoso e pioneiro, que conta também com dois estudos de caso que comprovam que a afetividade do educador e o trabalho interdisciplinar na escola podem mudar o futuro de muitos adolescentes e crianças.