Exibindo 19–36 de 57 resultados

Jornalismo em retração, poder em expansão

A segunda morte da opinião pública
Ricardo Gandour
R$53,00

Nos últimos anos, um fenômeno comunicacional tomou conta do mundo: o uso cada vez mais intenso das redes sociais por políticos de todas as instâncias. Ao mesmo tempo, o jornalismo aprofundou crises estruturais, provocadas pela queda das receitas publicitárias, pelas novas tecnologias e pelo consequente enxugamento das redações. Que riscos tudo isso pode trazer para as democracias? Numa época em que os efeitos devastadores das chamadas fake news são cada vez mais discutidos e que se tenta desacreditar o jornalismo profissional, Ricardo Gandour analisa o cenário de forma inédita. Na esteira de uma consolidada carreira como editor e dirigente de redações, ele radiografa o enxugamento das redações, compara com o crescimento vertiginoso – e por vezes perigoso – do uso das redes por políticos e indaga, baseando-se em Habermas: estaremos vivendo a segunda morte da opinião pública? Leitura indispensável a quem se interessa pelo campo do jornalismo e da comunicação e seus impactos na democracia, e obra de referência para os estudiosos das transformações por que passa o ecossistema da informação. Prefácio de Eugenio Bucci.

Jornalismo Empresarial

Gaudêncio Torquato
R$72,30

Este texto se destina aos alunos das escolas de comunicação e aos profissionais de jornalismo empresarial. O primeiro que se publica sobre o assunto, com teoria, história e prática. O autor teve a preocupação de enfocar nossa realidade, na exposição teórica, no retrospecto histórico e nos exemplos práticos. Ampla bibliografia e muitos gráficos.

Jornalismo freelance

Empreendedorismo na comunicação
João Marcos Rainho
R$53,00

Num mundo em que o emprego está cada vez mais raro, muitos jornalistas vêem-se obrigados a trabalhar sem vínculo empregatício. Neste livro, João Marcos Rainho mostra como ser bem-sucedido na área de comunicação trabalhando por conta própria. Ele aborda questões práticas – ensinando o caminho das pedras para quem deseja abrir uma empresa –, fala dos desafios de trabalhar em casa e explica como se tornar um microempresário do ramo.

Jornalismo investigativo

O fato por trás da notícia
Cleofe Monteiro de Sequeira
R$74,70

O livro traça um modelo de jornalismo investigativo brasileiro, tendo por base as rotinas produtivas de repórteres dos principais veículos de mídia impressa. Desenvolve os conceitos da área quanto ao conteúdo de reportagem, métodos de trabalho e técnicas de apuração de informações. Analisa a importância do contexto empresarial para uma reportagem e as balizas éticas que norteiam o profissional. Também avalia a função desse jornalismo na sociedade brasileira, quer para denunciar problemas, quer como fiscalizador dos setores públicos.

Jornalismo na era da Publicidade, O

Leandro Marshall
R$70,60

O processo universal de estetização das relações sociais e culturais na sociedade de consumo tem provocado a erosão do muro que separava o jornalismo da publicidade. Publicidade e propaganda passaram a submeter o jornalismo a suas imposições, o que vem atuando significativamente sobre a linguagem jornalística. Este livro analisa tal processo, bem como as conseqüências dessa mútua dependência, entre as quais podemos observar a neutralização da informação e a emergência de um novo paradigma jornalístico.

Jornalismo na Internet

Planejamento e produção da informação on-line
J.B. Pinho
R$103,90

O livro aborda os principais serviços da internet como ferramentas de comunicação, tendo em vista facilitar o desempenho das diversas atividades e funções jornalísticas. A ênfase recai naturalmente sobre o conteúdo jornalístico, discutindo sob esse prisma os princípios gerais de planejamento, de modo a garantir rapidez, simplicidade, objetividade e confiabilidade. São dissecados o texto jornalístico digital e os elementos da estrutura da notícia, de modo a revelar os componentes principais da redação jornalística na web, além de serem sugeridas normas de redação específicas para esse veículo.

Jornalismo organizacional

Produção e recepção
Marlene Branca Sólio
R$75,70

Este livro apresenta uma visão crítica do jornalismo produzido nas organizações. De forma objetiva, a autora examina minuciosamente o ambiente organizacional e os desafios que este impõe ao fazer jornalístico. Além disso, analisa veículos produzidos para os funcionários e investiga como se dá a recepção das informações. Obra fundamental para jornalistas, profissionais ligados à gestão de pessoas e estudantes.

Jornalismo, ética e liberdade

Edição revista e atualizada
Francisco José Karam
R$83,60

O autor defende nesta obra uma ética universal específica para o jornalista, com traços operativos distintos das demais profissões. Demonstra que a ética jornalística não se reduz à normatização escrita, mas faz parte do processo interior do profissional, que deve se refletir no trabalho cotidiano e se relacionar à totalidade social. Com base em teoria e filosofia do jornalismo, faz um balanço de diversos códigos de conduta jornalísticos vigentes no país e no exterior, analisando temas como cláusula de consciência, interesse público e privacidade, métodos lícitos e ilícitos na obtenção de informação. Analisa também princípios como verdade, objetividade e exatidão. Obra fundamental para a discussão de um tema atual e extremamente polêmico.

Jornalistas literários

Narrativas da vida real produzidas por novos autores brasileiros
Sergio Vilas Boas
R$111,00

Esta obra mostra que jornalismo e literatura são duas áreas complementares. Novos autores escrevem sobre a vida cotidiana e imprimem às narrativas impressões e informações, num jogo contínuo de interdisciplinaridade. Textos temáticos e biográficos se intercalam, mostrando a riqueza cultural do nosso país e personagens que, mesmo desconhecidos, comovem e encantam.

Jornalistas-intelectuais no Brasil

Fábio Henrique Pereira
R$79,70

Este livro aborda as relações do jornalismo com o meio intelectual e a história de vida de dez jornalistas-intelectuais, entre eles Adísia Sá, Alberto Dines, Carlos Heitor Cony, Mino Carta e Zuenir Ventura. A obra mostra como eles conciliaram jornalismo, literatura, artes, universidade e militância política e de que forma sua identidade profissional mudou ao longo do tempo. Prefácio de Cremilda Medina.

Journalism shrinks, power expands (only eBook version)

The second death of public opinion
Ricardo Gandour

This book stresses the importance of professional journalism in an era when direct communication by government authorities via social media networks has escalated while newsrooms have been shrinking for decades. Mixing practical hands-on experience with academic research, in his work Brazilian journalist Ricardo Gandour brings statistical data on both phenomena and warns of the consequences for the information environment and democracies.

Lições de jornalismo

Odir Cunha
R$62,80

Com sua experiência de mais de 40 anos na área, Odir Cunha oferece ao leitor 60 lições sobre as dores e as delícias de ser jornalista. Profissional multifacetado, que passou por diversas áreas da comunicação, ele aborda os seguintes temas-chave para os que sonham com a carreira: humildade, respeito, isenção, precisão, empatia, abnegação, técnica, conhecimento, ousadia e criatividade. Porém, longe de manter um tom professoral em suas lições, Cunha estabelece um diálogo franco e amigável. Com certeza, ao final da leitura, muitos dos leitores terão sido mordidos pelo bichinho do jornalismo.

Literatura nos jornais

A crítica literária dos rodapés às resenhas
Cláudia Nina
R$42,50

Neste livro delicioso e altamente esclarecedor, Cláudia Nina faz relações entre jornalismo e literatura, aborda o surgimento da crítica literária no Brasil, explica o que é a resenha e como evitar armadilhas na hora de produzi-la e analisa o caderno literário de alguns dos maiores jornais do país. Para estudantes de comunicação e literatura e apaixonados por leitura.

Mulher de papel

A representação da mulher na imprensa feminina brasileira
Dulcilia Schroeder Buitoni
R$98,30

A autora analisa a representação da mulher na imprensa feminina brasileira, mostrando qual ideologia foi transmitida em mais de um século e em que medida a imprensa, como fator cultural, difundiu conteúdos que influíram na formação da consciência da mulher brasileira.

Mundo dos jornalistas, O

Isabel Travancas
R$65,70

Indicado na bibliografia dos melhores cursos de comunicação do país, este livro faz uma análise minuciosa da profissão de jornalista. Abordando a rotina do repórter e a construção da identidade desse profissional, a autora compõe um rico mosaico, enriquecido com o depoimento de grandes personalidades, como Janio de Freitas e Zuenir Ventura. Fundamental para estudantes e profissionais. Prefácio de Alberto Dines.

Nada mais que a verdade

A extraordinária história do jornal Notícias Populares
Celso de Campos Jr.
Denis Moreira
Giancarlo Lepiani
e mais 1 autores
R$99,90

Uma obra que conduz o leitor por quatro décadas de uma ciranda de crimes, sexo, devaneios e, sim, bom jornalismo. Mais que uma biografia do mais polêmico dos periódicos brasileiros, este livro é um romance fantástico – que, se não fosse real, poderia bem ter recheado as páginas de algumas edições do Notícias Populares.

Notícia como fábula, A

Realidade e ficção se confundem na mídia
Renato Modernell
R$51,00

“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”, disse Luis Fernando Verissimo. Tomar ao pé da letra essa frase bem-humorada do cronista pode não ser um bom negócio. Porém, ainda mais temerário seria aceitar a hipótese oposta, ou seja, de que tudo acontece do jeito que o jornalista nos conta. Certos recursos de escrita e de edição aumentam tanto a temperatura do texto que provocam a fusão entre a fantasia e a realidade. Esse fenômeno misterioso, com seu toque de alquimia, é o que Renato Modernell investiga em A notícia como fábula.

Notícia: Um Produto à Venda

Jornalismo na sociedade urbana e industrial
Cremilda Medina
R$72,30

Este livro propõe um modelo de análise do fenômeno jornalístico que elucida vários aspectos do processamento da notícia. O tratamento das informações jornalísticas é abordado no próprio âmbito das redações, onde se cria e formula um produto para venda em banca: a notícia.