Nasceu na Polônia e concluiu seus estudos na Basileia, Suíça, onde obteve o doutorado em Filosofia, Psicologia e Sociologia, em 1953. Atuou como psicanalista em Zurique, mas foi se distanciando da psicanálise à medida que se aprofundava em seus estudos sobre a infância. Em suas pesquisas, debruçou-se sobre relatos de pacientes e também sobre os diários de ditadores e de artistas famosos. Na visão da autora, os maus-tratos sofridos pela criança, sobretudo em seus primeiros anos, estão por trás de toda a violência presente na sociedade. O adulto que, tendo sofrido abusos físicos ou psicológicos, mantém a imagem de uma infância idílica e não tem a possibilidade de entrar em contato com a raiva reprimida acaba descontando essa raiva nos próprios filhos ou até em nações inteiras. Segundo Miller, conectar-se com essa criança interior ferida é o primeiro passo para conhecer a si mesmo e impedir que esse ciclo de violência passe às gerações seguintes.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Drama da criança bem-dotada, O – Edição revista e ampliada

A busca do verdadeiro eu
Alice Miller
R$58,90

Quando crianças, muitos de nós aprendemos a esconder nossos sentimentos e necessidades para corresponder às expectativas de nossos pais e, desse modo, garantir o “amor” deles. Segundo Alice Miller, esse dom de se adaptar é uma estratégia de sobrevivência diante dos abusos sofridos na infância, e tem um custo: a supressão do próprio eu. É com base nessa compreensão que a autora examina os efeitos duradouros dos traumas de infância, que se traduzem em sentimentos de vazio e alienação. Ilustrado com relatos de pacientes, trechos de diários pessoais e excertos literários, este livro ajuda o leitor a reconhecer as próprias emoções e necessidades e descobrir sua verdade interior. Esta nova edição inclui um posfácio escrito pela autora e, ainda, o texto “As raízes da violência”, inédito em português, em que Miller faz um resumo das consequências trágicas da violência contra a criança.

Drama da Criança Bem-Dotada, O

Como os pais podem formar (e deformar) a vida emocional dos filhos
Alice Miller

Todos nós nascemos como crianças bem dotadas, com sensibilidade e possibilidade de uma vida emocional equilibrada. Alice Miller mostra como somos desviados dessa verdadeira natureza humana por um processo educativo alienante e caduco, obrigados a satisfazer exigências explícitas e dissimuladas de nossos pais para nos sentirmos merecedores do seu amor. Edição revista e atualizada.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Drama da criança bem-dotada, O – Edição revista e ampliada