Filha de uma psicóloga e de um astrofísico, mistura cheia de temperos que resultou em alegria pela vida, curiosidade, gosto pela ciência e amor pelo ser humano. Farmacêutica bioquímica (Universidade Paulista – Unip) por formação, psicodramatista
didata (Associação Brasileira de Psicodrama e sociodrama – ABPS) por paixão, educadora e atriz de teatro por amor, é graduanda em Psicologia (Unip).
Atua como facilitadora de grupos desde 2003 em ações de desenvolvimento humano e aprendizagem, com base na socionomia de Jacob Levy Moreno, na andragogia e na neurociência. Atualmente, está à frente do DC Grupo de Teatro Espontâneo, que se dedica ao estudo da modalidade teatro debate no formato proposto por Moysés Aguiar.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Em cena

Psicodrama público contemporâneo
Adriana Piterbarg
Alyson Ryan Rocha
Antonio Carlos Souza (Tom)
e mais 17 autores
R$55,70

Este livro contém relatos de autores que conduziram atividades no “Em Cena” no 14º Congresso Iberoamericano de Psicodrama, ocorrido em Florianópolis (SC) em 2023. O “Em Cena” é a modalidade do congresso destinada aos participantes do evento e ao público da cidade, que cede o espaço para intervenções grupais. Cada diretor(a) e sua equipe compartilham olhares diferentes a partir do mesmo espaço e de condições semelhantes, porém com participações inesperadas e surpresas reveladas ao longo dos sociodramas. Cada psicodramatista, com seus recursos e sua experiência, propôs atividades interessantes e criativas, ativando fenômenos coconscientes e coinconscientes.

Pedagogia psicodramática

Uma proposta de metodologia ativa de Maria Alicia Romaña
Alcione Ribeiro Dias
Camila Tyrrell Tavares
Cristiane Tavares Romano
e mais 13 autores
R$81,80

Organizado por Maria Aparecida Fernandes Martin e Maisa Helena Altarugio, este livro visa divulgar o trabalho da psicodramatista argentina Maria Alicia Romaña, que desenvolveu a pedagogia psicodramática. Os três primeiros capítulos resgatam aspectos históricos e conceituais do psicodrama e da pedagogia psicodramática, versando sobre a relação de J. L. Moreno com a educação, aspectos da vida e da obra de Romaña e os diálogos possíveis entre a pedagogia psicodramática e as metodologias ativas. Os onze capítulos restantes refletem sobre experiências realizadas pelos autores, que, como diretores, deixaram marcas reais, simbólicas e imaginárias no público que as vivenciou. Alguns dos assuntos abordados são: o papel social e psicodramático do professor; o método educacional psicodramático e o protagonismo do educando; o jogo dramático como instrumento na sala de aula; o papel do professor na produção de uma consciência crítica; a pedagogia psicodramática como metodologia ativa na formação de professores; jogos dramáticos nas aulas online; o role-playing como proposta pedagógica; o sociodrama como facilitador do desenvolvimento do papel profissional, e a neurociência e o aprendizado com psicodrama. Por fim, como sugerido por Maria Alicia, em nome da construção coletiva do conhecimento, o leitor é convidado a compartilhar suas experiências, impressões e sentimento sobre a obra.