Manuel Carlos da Conceição Chaparro é doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo. É jornalista desde 1957. Ao longo da carreira jornalística, por quatro vezes conquistou distinções no Prêmio Esso de Jornalismo, com trabalhos individuais. Na vertente acadêmica, formou-se em Jornalismo pela ECA-USP em 1982, tornando-se, dois anos depois, professor na mesma escola. No desenvolvimento da carreira de docente, concluiu o mestrado em 1987, o doutorado em 1993 e a livre-docência em 1997. Aposentou-se em 2001, como professor associado (livre-docente). Entre 1989 e 1991 foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). É autor dos livros Pragmática do jornalismo – Buscas práticas para uma teoria da ação jornalística e Sotaques d´aquém e d´além mar – Travessias para uma nova teoria de gêneros jornalísticos, editados pela Summus Editorial.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Sotaques d´aquém e d´além mar

Travessias para uma nova teoria de gêneros jornalísticos
Manuel Carlos Chaparro
R$86,80

Com metodologias de jornalismo comparado, ferramentas teóricas das ciências da linguagem e pesquisa histórica, o estudo que resultou neste livro investigou, classificou e comparou as classes de texto do jornalismo português e brasileiro. O autor rejeita o velho e falso paradigma que divide o jornalismo em opinião e informação. E propõe uma nova teoria dos gêneros jornalísticos, entendidos como formas discursivas.

Pragmática do jornalismo

Buscas práticas para uma teoria da ação jornalística
Manuel Carlos Chaparro
R$65,70

Nesta obra, que se tornou um clássico da comunicação no país, Manuel Carlos Chaparro parte do princípio de que não existe objetividade jornalística. Analisando a responsabilidade moral e ética do profissional da notícia, ele estuda o padrão de jornalismo praticado pela Folha de S.Paulo e por O Estado de S. Paulo e revela ações que instrumentalizam ou manipulam a informação.