Carioca, casada, mãe de Mariana e João Pedro. Psicóloga clínica (IBMR/RJ), mestranda em Metafísica e Filosofia da Ciência (Uerj) e especialista em Psicologia Clínica Fenomenológica Hermenêutica (USU/RJ). Graduada em Jornalismo (Facha/RJ) e em História, Literatura e Civilização Francesa pela Universidade de Nancy II (França). Fundadora do Grupo Mães Semnome e da Clínica C -FEN. Dedica -se, desde 2011, ao tema do luto materno e à implantação de
uma rede de apoio a enlutados.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Lutos

Camila Alves
Chico Alencar
Daniel Carvalho
e mais 15 autores
R$78,40

Este livro trata, com muita delicadeza, do processo de luto, considerando sua pluralidade e revelando que existem muitos tipos de dor quando as perdas são significativas. Muito embora tenhamos a sensação de estar imersos em nossa solidão particular, a obra nos mostra o contrário. Há um universo de pessoas que tentam diariamente encontrar novos caminhos para recomeçar a vida após momentos de perda. Nesse sentido, as organizadoras trazem depoimentos de vários lutos diferentes. O materno, o masculino, o anunciado, o político. O luto neonatal e gestacional. O luto por infertilidade, por desaparecimento, pela perda de um animal. O luto trágico, amoroso, da pessoa trans, da família, do imigrante, de Deus, de um futuro, de um país. O luto por violência, pela covid-19, por suicídio. Dando voz a essas experiências singulares, podemos nos conectar com elas e, assim, encontrar maneiras de elaborar nosso sofrimento.

Revés de um parto

Luto materno
Amanda Tinoco
Cristiana Jacó Monteiro Cascaldi
Elaine Prestes
e mais 9 autores
R$53,00

Todos sabemos ser impossível catalogar a dor da perda, mas numa escala imaginária de sofrimento humano a morte de um filho certamente ocuparia o primeiro lugar. Do desespero à raiva, passando pela culpa, pela tristeza e pela aceitação, os sentimentos envolvidos nesse tipo de luto muitas vezes se misturam. Como lidar com eles sem vivenciar um aniquilamento existencial? Neste livro, doze mães trazem relatos contundentes e emocionantes sobre a experiência de perder um filho. Porém, mais do que falar da morte, elas falam da vida, honrando a memória daqueles que se foram tão jovens e mostrando que não se trata de lutar contra a dor, mas de incorporar a falta ao cotidiano, ressignificando-a. Além disso, mostram que é possível preservar a existência de quem amamos por meio da perpetuação de seu legado – seja criando grupos de apoio emocional a famílias enlutadas, seja capitaneando projetos ligados a sonhos e ideais de seus filhos. Obra fundamental para mães e pais que perderam seus filhos, bem como para sua rede de apoio, parentes e amigos.