Bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz. Professor adjunto na Universidade
Federal Fluminense (UFF), docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UFF e diretor do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da mesma instituição. Estuda os seguintes temas: medicina e escravidão; teorias raciais; intelectuais negros; educação e relações étnico-raciais. É pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da UFF e suas pesquisas principais pesquisas abarcam raça, ciência e sociedade no Brasil oitocentista e medicina e escravidão: corpo, saúde e doença dos escravizados nos discursos e práticas médicas do século XIX (1830-1889).
Livros deste autor
Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade
- Aline Sônego
- Antonio Carlos Higino da Silva
- Antonio Liberac Cardoso Simões Pires
- e mais 14 autores
R$99,90
Durante a escravidão e as primeiras décadas do pós-abolição, diversos homens e mulheres que atuavam como jornalistas, advogados, artistas, padres, médicos, engenheiros, poetas, escritores e educadores pensaram e escreveram sobre o Brasil. Essa produção, na maioria das vezes invisibilizada pelo racismo, propôs utopias, criticou as desigualdades e refletiu sobre diversas dimensões da vida pública brasileira. Este livro visa jogar luz sobre o pensamento e as ações desses intelectuais negros e negras. Que estratégias utilizaram para se fazer reconhecidos? Que caminhos tiveram de trilhar para burlar um sistema opressor, que buscava apagá-los da história? Nesta obra, que reúne pesquisadores de todo o Brasil, o leitor encontrará interpretações originais sobre personagens negras e negros dos séculos XIX e XX e sobre suas contribuições em diversos campos. Do conhecidíssimo Luiz Gama ao primeiro beato negro do Brasil, passando por nossa primeira médica negra e por uma de nossas maiores escritoras, os textos aqui presentes descortinam um passado histórico rico em conhecimento e resistência.