Assista abaixo à reportagem da TV Cultura, com participação da pedagoga Silvia Colello, autora de diversas obras publicadas pela Summus.
Conheça alguns dos livros publicados pela autora:
alfabetização em questão – 3ª Edição revista e ampliada
Perspectivas e desafios contemporâneos
R$78,40O ensino da língua escrita é um pilar central da educação, mas os desafios a ele associados tornaram-se mais complexos no cenário contemporâneo. Este livro analisa as diversas facetas da alfabetização, tratando-a não apenas como aquisição do sistema de escrita, mas como prática educativa que permeia a vida social, política e cultural dos indivíduos. Pesquisadora apaixonada pelo tema, Silvia Colello explora seus aspectos essenciais, como a relação entre linguagem, oralidade e escrita, as elaborações cognitivas envolvidas nesse aprendizado, o processo de letramento em face das desigualdades sociais e as implicações para a sala de aula.
Com uma abordagem ampla, a obra parte de uma crítica ao referencial educativo ainda dominante para superar o tradicional conceito de alfabetização, incorporando novas perspectivas para o trabalho pedagógico. Assim, convida os leitores — professores e educadores — a rever a própria concepção de aprendizagem e, por essa via, repensar a alfabetização em tempos de rápidas transformações e de novos apelos da sociedade.
Alfabetização
O quê, por quê e como
R$78,80Admitindo que a alfabetização, além de legítima meta pedagógica, é decisiva para a constituição do ser humano, o tema merece ser considerado por meio de abordagem multifacetada – o mosaico de fundamentação, conceitos, diretrizes, processos de aprendizagem, práticas de ensino e compreensão dos mecanismos de fracasso escolar. Com base nos apelos de nossa sociedade e nos desafios para a reversão dos quadros de analfabetismo, analfabetismo funcional e baixo letramento, esta obra pretende contribuir para os debates educacionais, apontando possíveis articulações entre “o que se ensina quando se ensina a ler e escrever”, “por que se ensina a ler e escrever” e “como se ensina a ler e escrever”. Na dialética entre teoria e prática, o livro assume o propósito de promover a compreensão para que melhor se possa ensinar. Nessa perspectiva, constitui-se como uma coletânea de textos que, mesmo independentes, “dialogam” recursivamente entre si e, ainda, marcam uma posição no atual cenário de incertezas e diversidade de proposições. Ao final, material complementar recheado de vídeos sobre a temática de cada capítulo.
Escola que (não) ensina a escrever, A
R$82,40A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro levanta diversos questionamentos sobre a alfabetização como é praticada hoje nas escolas. Depois de analisar diversas falhas didáticas e tendências pedagógicas viciadas, a autora oferece alternativas que subsidiem a construção de uma escola que efetivamente ensine a escrever.
Para ver todos, acesse: https://www.gruposummus.com.br/autor/silvia-m-gasparian-colello/