Exibindo 19–36 de 37 resultados

Mentiras que Parecem Verdades

Marisa Bonazzi
Umberto Eco
R$56,10

Um levantamento muito bem-feito sobre os livros didáticos, que enchem a cabeça das crianças de toda sorte de preconceitos, anacronismos e conformismo. Livro imprescindível para os professores refletirem sobre o tipo de visão do mundo que estão transmitindo a seus alunos.

Música e a Criança, A

Walter Howard
R$53,00

Um livro bastante atual, abordando o processo educacional como um todo. Não se destina a professores de música, mas sim a todos os educadores, no sentido mais amplo e significativo da palavra. O livro relaciona a música com a leitura, a ginástica, a percepção das cores, a arquitetura e outros campos. Uma obra simples, bela e completa.

Piaget para Principiantes

Lauro de Oliveira Lima
R$103,90

O maior especialista em Piaget no Brasil remiu neste volume mais de 30 artigos e ensaios analisando em seus mínimos detalhesa obra do genial educador suíço em torno da criança, seu desenvolvimento e o adulto.

QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA

Janusz Korczak

Um belo texto sobre a infância, a escola, os professores, escrito por um grande educador polonês. Livro cheio de ternura e verdade,amargo e áspero quando necessário. Leitura obrigatória para todos os que quiserem entender melhor a criança.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Quando eu voltar a ser criança – Edição revista

 

Redenção do Robô, A

Meu encontro com a educação através da arte
Herbert Read
R$62,80

Um importante livro sobre a arte como instrumento educativo. Dá a fundamentação filosófica da educação artística, solidamenteapoiada em grandes pensadores. Um texto competente e claro, preocupado com o homem em sua totalidade.

Violência na Escola, A

C. Colombier
G. Mangel
M. Perdriault
R$58,40

O tema da violência escolar é uma presença cada vez mais constante em todos os veículos de imprensa. Ele encontra um enfoque atualizado e detalhado neste livro, do ponto de vista da pedagogia institucional. São quatro monografias que abordam a violência na escola, com descrições do ambiente opressivo que circunda os adolescentes, a agressividade entre professores e alunos entre si. É o relato de uma experiência visando meios de trabalhar com uma classe especialmente violenta. A violência selvagem e a violência simbólica aqui analisadas tornam esse livro um instrumento esclarecedor e necessário. Um texto forte e realista, de leitura imprescindível.

Causa dos Alunos, A

Marguerite Gentzbittel

Um novo olhar sobre adolescentes. Percebendo os alunos não só como um cérebro e uma nota no boletim escolar e analisando-os com um corpo, com suas roupas, ossos e tripas, como criaturas realizadas ou não, mentirosas ou solitárias, risonhas ou tristes, a autora nos coloca diante de um quadro instigante e inovador. Esta famosa diretora de um não menos famoso colégio francês nos aponta a necessidade de ver os jovens como seres humanos totais, sensíveis e merecedores de apoio integral.

Confrontos na sala de aula

Uma leitura institucional da relação professor-aluno
Julio Groppa Aquino

Focalizando a relação professor-aluno como núcleo de vínculos pedagógicos, este livro circunscreve a constituição imaginária do cotidiano escolar contemporâneo. Pelos depoimentos de professores e alunos de diferentes níveis, percebem-se pronunciadas exigências de normatização da conduta alheia, bem como diferentes estratégias normativas e de resistência em cada etapa da escolarização.

Deseducação Sexual, A

Marcello Bernardi

Um livro inteligente, extremamente atual, abrangente e interessante. Posiciona a educação sexual dentro do processo educacional. Mostra como o que se visa é muitas vezes o controle da sexualidade, a dessexualização do indivíduo. O autoritarismo, as contradições internas da família, a manipulação coletiva, são alguns dos temas tratados neste livro lúcido e instigante.

Diário de um Educastrador

Jules Celma
R$46,40

Relato da experiência vivida por um professor, na França, de 1968 a 1969, que deu liberdade total a seus alunos, instando-os a se manifestarem plenamente. Uma experiência pedagógica que mostra falhas da educação tradicional no que diz respeito à autoridade do professor, disciplina, liberdade de expressão dos alunos etc. No final, transcrição do debate em torno da experiência.

Educação de Adultos em Cuba

Raúl Ferrer Pérez

A erradicação do analfabetismo em Cuba seguiu um processo dinâmico que atingiu seus objetivos a partir de uma análise das estruturas existentes e do que se teria de fazer — com realismo e sem hesitações. O livro descreve todo esse processo, com a fundamentação teórica e a aplicação prática que culminaram na invejável situação hoje vigente em Cuba.

Estranho Mundo que se Mostra às Crianças, O

Fanny Abramovich

Por meio de livros, discos, programas de TV, brinquedos, teatro infantil, a criança é exposta a preconceitos, idéias errôneas, distorções da realidade. A autora, com sua ampla experiência pedagógica e de trato com o público infantil analisa com coragem a produção cultural destinada à criança, enfocando suas mazelas e virtudes, num livro muito atual.

Imaginário no Poder, O

As crianças e a literatura fantástica
Jacqueline Held

Um livro muito interessante, bastante atualizado, que desenha um amplo painel das tendências da literatura infantil moderna, apoiado em múltiplos textos de autores de diferentes países. A autora propõe problemas e procura dar-lhes resposta. Associa aspectos variados na literatura infantil à evolução psicológica e intelectual da criança. Aponta caminhos para a formação de um adulto equilibrado e consciente de si mesmo. Um livro bonito, inquietante, substancial.

Linguagem do Silêncio

Expressão corporal
Claude Pujade-Renaud
R$46,40

Trata-se de um texto inteligente, não tecnista, aberto, fazendo pensar e refletir sobre o espaço educacional do corpo. Relata exercícios, coloca depoimentos, critica o atraso e o preconceito na área da expressão corporal na educação.

Mito da Infância Feliz, O

Fanny Abramovich

O mito da ‘infância feliz’ está a exigir uma ampla reflexão. Foi o que fizeram educadores, escritores, jornalistas, dramaturgos, produtores de TV, nesta antologia, que reúne contos, relatos e ensaios sobre o tema, propiciando extenso material para o estudo psicológico e pedagógico do assunto.

Professor que Não Ensina, O

Guido de Almeida

Uma análise do conteúdo semântico de redações de professores e de especialistas em educação. É um levantamento bem-humorado da ideologia educacional brasileira. Leitura obrigatória para os que atuam na área de educação e ensino, em especial para os envolvidos na formação de professores.

Quem Educa Quem?

Fanny Abramovich

Neste livro, a autora discute, entre outros temas, a necessidade do diploma universitário tal como se coloca no contexto brasileiro,as formas de aprendizagem não escolar, os desacertos da educação artística e a postura do educador. Num texto indagativo e bem-humorado, o questionamento está sempre presente.

Reflexões: A Criança / O Brinquedo / A Educação

Walter Benjamin

Aqui estão 19 pequenos ensaios de um dos mais importantes pensadores alemães de nosso século. Alguns dos temas: a vida estudantil, os livros infantis, o brinquedo, o teatro infantil, a pedagogia e a ideologia. Obra rica em reflexões válidas nocontexto atual, apoiadas na sólida tradição filosófica européia.