Catálogo completo
Exibindo 217–234 de 874 resultados
Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia
O ciclo de contato e os modos de ser
R$56,10Partindo do pressuposto de que a compreensão diagnóstica é fundamental, Ênio Brito Pinto utiliza nesta obra o ciclo de contato para distinguir estilos de personalidade: o dessensibilizado, o defletor, o introjetor, o projetor, o profletor, o retrofletor, o egotista e o confluente. Livro indicado para estudantes e profissionais de psicologia e Gestalt-terapia.
Elogio a Jacques Lacan
R$105,00Jacques-Marie Émile Lacan (1901-1981) foi presença heroica para a união contemporânea da psicanálise com a psiquiatria.Neste livro, sua afirmação imperativa – “o psicanalista não deve recuar diante da psicose” – é compreendida como convocação para se ter coragem intelectual de aprofundar-se no estudo teórico e clínico da psicopatologia com rigor e ética. Cabe ao psiquiatra o destemor para ampliar sua prática, formando-se em outra dimensão do conhecimento sem precisar renegar a sua origem médica. Com certeza, Jacques Lacan, por sua vida e sua obra, se nos oferece como exemplo.Obra dedicada a médicos, psiquiatras, psicólogos e leigos interessados em conhecer as ideias de Lacan.
Energia vital pela bionergética suave
R$95,00De maneira dinâmica e clara, Eva Reich nos mostra o desenvolvimento e a aplicação da sua Bioenergética Suave, um método terapêutico para fazer fluir novamente a energia vital em regiões onde estejam bloqueadas, e também evitar o surgimento de novos bloqueios rígidos no corpo. A essência da Bioenergética Suave, bem como ferramentas e técnicas de aplicação, são aqui demonstradas e explicadas detalhadamente.
Enfrentando a audiência
Recursos de PNL para apresentações
R$75,70Para que uma palestra, aula, conferência ou simples exposição de idéias seja eficaz, deve ser apresentada com clareza e determinação, requerendo habilidade para comunicar-se e relacionar-se com outras pessoas. Este livro oferece sugestões sobre como desenvolver essas habilidades por meio da aplicação dos modernos desenvolvimentos da psicologia da aprendizagem e comunicação no campo da programação neurolingüística.
Ensinando a Aprender
Elementos de psicodidática geral
R$59,70A didática era definida, em geral, como a arte de ensinar. Mas essa noção é confusa e refere-se a uma atividade intuitiva, dependente daquele que ensina. Pode-se, no entanto, opor a ela uma didática racional, ligada a um saber científico sistematizado, com um duplo sistema de referências: o conhecimento do objeto ensinado e do indivíduo que aprende.
Ensino de ciências: pontos e contrapontos
R$72,30Transitando entre história, filosofia e ensino de ciências, esta obra aborda, entre outros temas, a origem das espécies e do homem, o papel da igreja na história da ciência, a dimensão dos conteúdos nas disciplinas científicas, as relações entre o saber popular e o saber científico, a interdisciplinaridade e a transversalidade. Livro fundamental para a formação de professores de ciência no contexto brasileiro.
Ensino de matemática: pontos e contrapontos
R$69,10A análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática (bem como suas dificuldades) é o foco desta obra. Nela, os autores discorrem sobre diferentes aspectos do ensino da matemática, analisando questões históricas, epistemológicas, sociais e políticas. Esse profícuo diálogo nos conduz a uma disciplina concebida como meio para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.
Entre Psiquê e Soma
Introdução à psicologia biodinâmica
R$72,30A psicologia biodinâmica integra e concilia os pontos de vista de três grandes mestres: Freud, Reich e Jung. Mediante massagens, palavras e, às vezes, o próprio silêncio, há um estímulo que regula as tensões psicoperistálticas, permitindo ao paciente reencontrar sua circulação bioenergética.
Entre Vistas – Conversas com Laura Pozzo sobre
Conversas com Laura Pozzo sobre psicoterapia, biografia, amor, alma, sonhos, trabalho, imaginação e o estado da cultura
R$74,70Uma fascinante entrevista com um dos maiores psicanalistas contemporâneos, revelando uma personalidade envolvente e um intelecto excepcional. Hilman conversa sobre diferentes temas que dão forma a uma obra instigante e polêmica. São abordados temas como psicoterapia, amor, o ato de escrever, mitos, cinema e literatura: uma viagem notável pelo cenário das idéias.
Equipes solidárias
Por que em grupo e não sozinho?
R$53,00O cenário atual impõe às empresas um ambiente multicultural. Sem saída, elas precisam aprender a celebrar a diversidade. Como fazê-lo? Renata Di Nizo explica aqui a lógica do bom funcionamento dos grupos no ambiente corporativo, abordando pontos nevrálgicos como o individualismo e a desconsideração do outro. Para ela, somente os laços solidários mobilizam a solidariedade necessária ao bom desempenho.
Era uma vez um casal diferente
A temática homossexual na educação literária infanto-juvenil
R$106,10Esta obra discute até que ponto a educação literária de crianças e adolescentes pode diminuir o preconceito e a discriminação, mostrando como determinados títulos trabalham a temática de forma adequada. Com caderno de atividades especialmente direcionadas a professores.
Erro e fracasso na Escola
Alternativas teóricas e práticas
R$62,80O que faz um aluno não aprender? Onde está o erro: no aluno, no professor, na escola? Quais são as conseqüências psicológicas, pedagógicas e sociais desse evento? Quais são, enfim, as saídas possíveis para o fracasso escolar? A partir dessa questões, dez conceituados teóricos de diferentes áreas abordam o problema, oferecendo alternativas para um estudo aprofundado e para o enfrentamento prático do erro e do fracasso no cotidiano educacional.
Escarafunchando Fritz
Dentro e fora da lata de lixo
Nesta autobiografia, Frederick S. Perls, criador da gestalt-terapia deixa fluir seu foco de consciência e “escreve tudo que quiser ser escrito”. Parte em forma poética, muitas vezes divertido, o livro é um mosaico multifacetado de memórias e reflexões sobre sua vida, bem como um interessante relato de como surgiram as idéias e conceitos que deram origem e fizeram evoluir a gestalt-terapia.
Essa edição foi substituída por uma nova revista que pode ser acessada aqui:
Escarafunchando Fritz – Edição revista
Escarafunchando Fritz – Edição revista
Dentro e fora da lata de lixo
R$93,00Este livro é uma divertida autobiografia de Fritz Perls, criador da Gestalt-terapia. Fritz escreve com leveza e informalidade, aplicando um dos princípios básicos do método terapêutico por ele criado: acompanhar o foco da consciência, escrevendo “tudo aquilo que queira ser escrito”. Com a irreverência que sempre caracterizou seu comportamento, narra fatos pitorescos e viaja pelas lembranças significativas da sua vida pessoal e profissional, desde a sua participação como paramédico na Primeira Guerra Mundial até as suas descobertas em terapias com alunos. Não poupa comentários irreverentes ou elogiosos sobre os mestres da psiquiatria, da psicanálise, da psicologia, da neurologia e da filosofia, fazendo desfilar diante dos olhos do leitor praticamente quase todas as grandes personalidades do final do século 19 à metade do século 20 – e aí se encontram Freud, Goodman, Goldstein, Stein, Reich, Sullivan. Trata-se de um testemunho primoroso para todos os que queiram conhecer os detalhes das origens e dos primeiros tempos da Gestalt-terapia.
Escola Como Espaço de Prazer, A
R$93,00Este livro apresenta uma análise do cotidiano dos adolescentes e adultos nas escolas, focalizando comportamentos corporais, gestuais e “ritualísticos” como aspectos de uma inter-relação não-verbal. Apoiada em vasta experiência pessoal, a autora mostra as formas como a escola disfarça, ignora ou desvirtua as manifestações corporais dos alunos. Mostra também como estes resistem e fazem do encontro escolar uma experiência de prazer.
Escola dos sonhos, A
Desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros
R$74,70Luana é uma professora da rede municipal de ensino que, como a maioria dos professores brasileiros, sonha com uma escola diferente. Relembrando sua história de vida, ela reflete sobre as deficiências e as limitações da educação tradicional que recebeu e resgata experiências inspiradoras que a guiaram na busca das transformações que deseja. Um dia, tem a oportunidade de participar de um projeto político-pedagógico alinhado com aquilo em que acredita, e ajuda a promover uma verdadeira revolução na escola onde atua.
É por meio dessa personagem fictícia que os autores deste livro, pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP), compartilham conosco o que ouviram de milhares de professores de escolas públicas de todo o país no programa de pesquisas “O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida”, realizado em parceria com o Instituto iungo.
Uma obra que traz a escola como lugar de construção coletiva de conhecimento e nos convida a repensar a educação a partir da ótica de seus protagonistas: docentes e estudantes.
Escola e a produção textual, A
Práticas interativas e tecnológicas
R$84,60Como as crianças entendem o papel da escola? Como o vínculo que estabelecem com ela afeta a aprendizagem? Por que os alunos têm tanta dificuldade de se alfabetizar? Como compreender o ensino da escrita no mundo tecnológico? Em um momento de tantas inovações, de que forma lidar com os desafios do ensino e renovar as práticas pedagógicas?Na busca de um projeto educativo compatível com as demandas de nosso tempo e o perfil de nossos alunos, Silvia Colello discute aqui como as condições de trabalho na escola podem interferir na produção textual, favorecendo a aprendizagem da língua. Para tanto, lança mão da escrita como resolução de problemas em práticas tecnológicas e interativas. Conhecer as muitas variáveis desse processo é, indiscutivelmente, um importante aval para a construção de uma escola renovada. Afinal, é possível transformar a leitura e a escrita em uma aventura intelectual?