Catálogo completo

Exibindo 343–360 de 874 resultados

Isto é Gestalt

John O. Stevens
R$122,30

Este livro é uma coletânea de artigos elaborada oito anos após o início da explosão da gestalt, ocorrida na Califórnia entre 1966 e 1968. Naquela época Frederick Perls, o iniciador da Gestalt-terapia, trabalhava intensamente em contato com um grande número de terapeutas que vinham de todas as partes dos Estados Unidos para assistir seus seminários e workshops no Esalen Institute. O livro contém artigos do próprio Perls, e de outro nomes expressivos como Wilson Van Dusen, Stephen A. Tobin, John B. Emright, Barry Stevens, Robert K. Hall, Stella Rensnick, Marc Joslyn, além de John O. Stevens que organizou a coletânea nos Estados Unidos.

Janusz Korczak

Uma vida em defesa da infância
Sarita Mucinic Sarue
R$56,10

No início do século 20, quando a educação de crianças ainda apresentava características medievais – castigos físicos, humilhações de toda sorte e um grande descaso para com a infância –, um pediatra e escritor judeu-polonês resolveu mudar a realidade de centenas de órfãos de seu país. Janusz Korczak concebeu na Polônia um orfanato em que as crianças tinham os direitos dos adultos e a educação se dava democrática e respeitosamente. Muitas das ideias hoje implantadas em escolas do mundo todo surgiram ali. O orfanato Dom Sierot era visitado por educadores de vários países, ávidos por compreender e aplicar a revolução pedagógica de Korczak. Porém, a partir de 1933, com a ascensão do nazismo na Alemanha – e mais tarde na Europa –, tudo mudou drasticamente. Perseguido por ser judeu, Korczak foi confinado com seus pupilos e os educadores do Dom Sierot no gueto de Varsóvia. Chegou recusar as ofertas para deixar a Polônia para não abandonar aqueles que tanto precisavam dele. Em agosto de 1942, caminhou com as crianças até os vagões de gado que os conduziriam às câmeras de gás de Treblinka. A história de Janusz Korczak é contada neste livro.

Jingles eleitorais e marketing político

Uma dupla do barulho
Carlos Augusto Manhanelli
R$89,90

Partindo da importância do jingle como ferramenta eleitoral, Carlos Manhanelli realiza nesta obra uma análise profunda das músicas de campanha veiculadas nas eleições presidenciais diretas entre 1930 e 2010. De Getulio Vargas a Dilma Roussef, o autor analisa o contexto histórico das campanhas, o perfil dos candidatos e as marcas discursivas das músicas eleitorais dos principais concorrentes.

Jogo Dramático Infantil, O

Peter Slade
R$47,10

O autor relata suas inúmeras experiências com crianças e adolescentes, procurando responder às dúvidas de qualquer professor que trabalhe com teatro na educação. Este livro aborda primordialmente o tipo de drama criado pelas próprias crianças e como orientá-lo para canais construtivos. Introduz regras claras de atuação, abre perspectivas e amplia o repertório. Numa abordagem analítica e humana, o autor faz um paralelo entre o jogo dramático infantil e a arte infantil, desde a pré-escola até a adolescência.

Jogo e a Criança, O

Jean Chateau
R$56,10

Nenhum assunto, no campo da psicopedagogia, suscitou tantas pesquisas quanto o jogo. Este livro nos oferece um verdadeiro laboratório de observações onde podemos ter uma visão global da infância, uma vez que o jogo possibilita a percepção total da criança em seus aspectos motor, afetivo e social.

Jogo e projeto: pontos e contrapontos

Lino de Macedo
Nílson José Machado
R$56,10

Neste livro, Lino de Macedo e Nílson José Machado desenvolvem, de forma crítica, sistemática, metódica e objetiva, idéias sobre as complexas relações entre jogo e projeto. No diálogo que estabelecem, cruzam perspectivas divergentes e convergentes, integram novos elementos e significados à discussão, ampliam os horizontes da temática e sinalizam novas formas de organização do pensamento e das práticas educativas cotidianas.

Jogos Psicóticos na Família, Os

A. M. Sorrentino
Mara Selvini Palazzoli
Matteo Selvini
e mais 1 autores
R$112,60

Nesta importantíssima obra, Mara Selvini Palazzoli e sua equipe, apresentam os resultados de seu trabalho no Centro de Estudos da Família, em Milão. Integrando os campos da pesquisa e da terapia, lançam as bases para a compreensão das psicoses a partir dos mecanismos dramáticos da interação familiar.

Jornal-Laboratório

Do exercício escolar ao compromisso com o público
Dirceu Fernandes Lopes
R$72,30

Instrumento fundamental no curso de jornalismo, o jornal-laboratório, inicia a vivência dos futuros jornalistas como o cotidiano da edição, da capitação da notícia à distribuição do jornal. Neste livro, são avaliadas as questões teóricas relacionadas com o ensino do jornalismo, política editorial e o problema da tomada de decisões: o que vai ser publicado e como. Com detalhada análise da realidade de três jornais-laboratório, o autor documenta e analisa a fundo as experiência didáticas.

Jornalismo cultural no século 21

Literatura, artes visuais, teatro, cinema, música [A história, as novas plataformas, o ensino e as tendências na prática]
Franthiesco Ballerini
R$92,10

No mercado editorial brasileiro e mundial, existem poucas obras dedicadas ao universo do jornalismo cultural, muito embora ele atraia cada vez mais profissionais e responda por uma fatia importante do faturamento dos veículos de comunicação. Buscando preencher essa lacuna, Franthiesco Ballerini oferece ao leitor um panorama amplo e aprofundado do tema. Partindo de um histórico do surgimento e da consolidação do jornalismo cultural no Brasil e no mundo, o autor mostra como a atuação nesse nicho se consolidou ao longo dos séculos e em seguida mergulha nas principais áreas cobertas por ele: literatura, artes visuais, teatro, cinema e música. Mas não só: atento às mudanças provocadas pelo advento da internet, Ballerini fala sobre os novos universos – como games, gastronomia e moda – e as novas plataformas – portais, redes sociais – em que os jornalistas especializados podem atuar. Contando com entrevistas detalhadas com os jornalistas culturais mais importantes em atividade no Brasil, a obra traz ainda um capítulo sobre o ensino universitário da especialidade e um ensaio sobre as inter-relações entre consumo e cultura.

Jornalismo Diante das Câmeras

Ivor Yorke
R$75,70

Um guia prático, de fácil leitura, para quem deseja se aprofundar na reportagem televisiva, e aprender a enfrentar as dificuldades desta que é uma das mais exigentes áreas dentro do jornalismo. Analisa as funções e as tarefas dos repórteres de TV dentro da equipe editorial, e aborda assuntos eminentemente práticos como: entrevistas difíceis, coordenação de programas, condução de temas delicados, acesso a material de pesquisa etc. Aborda também algumas questões éticas relacionadas com a prática da reportagem.

Jornalismo em retração, poder em expansão

A segunda morte da opinião pública
Ricardo Gandour
R$53,00

Nos últimos anos, um fenômeno comunicacional tomou conta do mundo: o uso cada vez mais intenso das redes sociais por políticos de todas as instâncias. Ao mesmo tempo, o jornalismo aprofundou crises estruturais, provocadas pela queda das receitas publicitárias, pelas novas tecnologias e pelo consequente enxugamento das redações. Que riscos tudo isso pode trazer para as democracias? Numa época em que os efeitos devastadores das chamadas fake news são cada vez mais discutidos e que se tenta desacreditar o jornalismo profissional, Ricardo Gandour analisa o cenário de forma inédita. Na esteira de uma consolidada carreira como editor e dirigente de redações, ele radiografa o enxugamento das redações, compara com o crescimento vertiginoso – e por vezes perigoso – do uso das redes por políticos e indaga, baseando-se em Habermas: estaremos vivendo a segunda morte da opinião pública? Leitura indispensável a quem se interessa pelo campo do jornalismo e da comunicação e seus impactos na democracia, e obra de referência para os estudiosos das transformações por que passa o ecossistema da informação. Prefácio de Eugenio Bucci.

Jornalismo Empresarial

Gaudêncio Torquato
R$72,30

Este texto se destina aos alunos das escolas de comunicação e aos profissionais de jornalismo empresarial. O primeiro que se publica sobre o assunto, com teoria, história e prática. O autor teve a preocupação de enfocar nossa realidade, na exposição teórica, no retrospecto histórico e nos exemplos práticos. Ampla bibliografia e muitos gráficos.

Jornalismo freelance

Empreendedorismo na comunicação
João Marcos Rainho
R$53,00

Num mundo em que o emprego está cada vez mais raro, muitos jornalistas vêem-se obrigados a trabalhar sem vínculo empregatício. Neste livro, João Marcos Rainho mostra como ser bem-sucedido na área de comunicação trabalhando por conta própria. Ele aborda questões práticas – ensinando o caminho das pedras para quem deseja abrir uma empresa –, fala dos desafios de trabalhar em casa e explica como se tornar um microempresário do ramo.

Jornalismo investigativo

O fato por trás da notícia
Cleofe Monteiro de Sequeira
R$74,70

O livro traça um modelo de jornalismo investigativo brasileiro, tendo por base as rotinas produtivas de repórteres dos principais veículos de mídia impressa. Desenvolve os conceitos da área quanto ao conteúdo de reportagem, métodos de trabalho e técnicas de apuração de informações. Analisa a importância do contexto empresarial para uma reportagem e as balizas éticas que norteiam o profissional. Também avalia a função desse jornalismo na sociedade brasileira, quer para denunciar problemas, quer como fiscalizador dos setores públicos.

Jornalismo na era da Publicidade, O

Leandro Marshall
R$70,60

O processo universal de estetização das relações sociais e culturais na sociedade de consumo tem provocado a erosão do muro que separava o jornalismo da publicidade. Publicidade e propaganda passaram a submeter o jornalismo a suas imposições, o que vem atuando significativamente sobre a linguagem jornalística. Este livro analisa tal processo, bem como as conseqüências dessa mútua dependência, entre as quais podemos observar a neutralização da informação e a emergência de um novo paradigma jornalístico.

Jornalismo na Internet

Planejamento e produção da informação on-line
J.B. Pinho
R$103,90

O livro aborda os principais serviços da internet como ferramentas de comunicação, tendo em vista facilitar o desempenho das diversas atividades e funções jornalísticas. A ênfase recai naturalmente sobre o conteúdo jornalístico, discutindo sob esse prisma os princípios gerais de planejamento, de modo a garantir rapidez, simplicidade, objetividade e confiabilidade. São dissecados o texto jornalístico digital e os elementos da estrutura da notícia, de modo a revelar os componentes principais da redação jornalística na web, além de serem sugeridas normas de redação específicas para esse veículo.

Jornalismo organizacional

Produção e recepção
Marlene Branca Sólio
R$75,70

Este livro apresenta uma visão crítica do jornalismo produzido nas organizações. De forma objetiva, a autora examina minuciosamente o ambiente organizacional e os desafios que este impõe ao fazer jornalístico. Além disso, analisa veículos produzidos para os funcionários e investiga como se dá a recepção das informações. Obra fundamental para jornalistas, profissionais ligados à gestão de pessoas e estudantes.

Jornalismo, ética e liberdade

Edição revista e atualizada
Francisco José Karam
R$83,60

O autor defende nesta obra uma ética universal específica para o jornalista, com traços operativos distintos das demais profissões. Demonstra que a ética jornalística não se reduz à normatização escrita, mas faz parte do processo interior do profissional, que deve se refletir no trabalho cotidiano e se relacionar à totalidade social. Com base em teoria e filosofia do jornalismo, faz um balanço de diversos códigos de conduta jornalísticos vigentes no país e no exterior, analisando temas como cláusula de consciência, interesse público e privacidade, métodos lícitos e ilícitos na obtenção de informação. Analisa também princípios como verdade, objetividade e exatidão. Obra fundamental para a discussão de um tema atual e extremamente polêmico.