Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490176 |
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REF: | 12017 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 208 |
Peso | 0,254 kg |
Formato | 1,0 × 14 × 21 cm |
Organizador(es): Lia Pinheiro, Rosana Zanella
Autor(es): Alexandra B. dos Santos Silveira, Cintia Lavratti Brandão, Ernane R. Rijo Borges, Kamila A. da Silva Figueiredo, Karina Okajima Fukumitsu, Lia Pinheiro, Luciana Aguiar, Luciane P. Yano, Rafael Renato dos Santos, Rosana Zanella, Sâmia Silva Gomes, Ênio Brito Pinto
A Gestalt-terapia considera o indivíduo um ser em processo, dotado da capacidade de se transformar ao longo do percurso de acordo com as relações que estabelece consigo, com os outros e com o mundo. Compreendendo a adolescência como uma fase em que passado e futuro se relacionam diretamente com o presente, os autores desta obra usam de toda sua expertise para trazer uma nova compreensão dessa delicada fase da vida. Entre os assuntos abordados aqui estão a psicoterapia breve com essa faixa etária, vulnerabilidades, depressão, desconhecimento e descoberta, relações familiares, parentalidade, uso excessivo da tecnologia e rodas de conversa como modalidade terapêutica – temas atuais e contemporâneos que levam o leitor a refletir sobre a teoria e as experiências práticas aqui relatadas. Prefácio de Jorge Ponciano Ribeiro.
R$75,70
ISBN | 9786555490176 |
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REF: | 12017 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 208 |
Peso | 0,254 kg |
Formato | 1,0 × 14 × 21 cm |
Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Coordenadora e supervisora do programa Dá pra Atender?, na Casa do Adolescente de Pinheiros, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES‑SP). Membro da Comissão Científica do Programa Saúde do Adolescente da SES‑SP. Coautora do livro A clínica gestáltica com adolescentes, caminhos clínicos e institucionais (Summus, 2013). E‑mail: dacius@uol.com.br
Psicóloga e psicoterapeuta. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro efetivo do departamento de Gestalt‑terapia e coeditora da Revista de Gestalt do mesmo instituto. Coordenadora dos cursos “Brincadeira é coisa séria” e “A clínica gestáltica infantojuvenil”, do Sedes. Professora e supervisora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Coordenadora adjunta da especialização em Gestalt – Abordagem Clínica e Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora convidada em diversos cursos de formação em Gestalt no Brasil. Organizadora de A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013) e de capítulos publicados em diversos livros nas áreas de Gestalt, crianças e adolescentes. Coordenadora do Projeto Mamãe‑Bebê – Vivência com Gestantes, na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami) em São Caetano do Sul. Coordenadora do programa Psico no Chico – Acolhimento e Escuta Psicológica, em São Caetano do Sul.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Um dos pioneiros da psicoterapia breve no Brasil, Eduardo Ferreira-Santos faz nesta obra uma retrospectiva histórica da abordagem, explica conceitos e critérios de indicação, introduz a teoria da crise e sistematiza a psicoterapia breve segundo o enfoque psicodramático. Um capítulo especial aborda o uso da psicoterapia breve com vítimas de transtorno de estresse pós-traumático.Edição revista e ampliada.
São conhecidas as dificuldades vividas por professores, familiares, educadores e profissionais da área de saúde ao lidar com adolescentes. Neste livro, autores experientes mostram diversas modalidade de atendimento a adolescentes, tanto na clínica quanto em instituições. Temas como bullying, intervenção psicológica, orientação profissional e conflitos familiares são abordados em profundidade.
Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.
Obra que apresenta referências teórico-metodológicas e experiências que fundamentam a prática da clínica com adolescentes e com famílias. Partindo de contextos socioterapêuticos e socioeducacionais, o livro identifica o campo de trabalho da clínica na atualidade e explora novas possibilidades de intervenção em contextos não terapêuticos com adolescentes e suas famílias.
Partindo do pressuposto de que a infância é o período ideal para trabalhar problemas e conflitos, os autores desta obra expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher as crianças. Entre os temas discutidos estão: a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; e a importância de ter a família como aliada.