ISBN: 9788532306579

Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos

Organizador(es): Valéria Amorim Arantes

Autor(es): Silvia M. Gasparian Colello, Sérgio Antônio da Silva Leite

Neste livro, dois especialistas da Unicamp e da USP ampliam a compreensão do ensino da língua escrita. É possível alfabetizar sem retornar à cultura cartilhesca? Qual o papel da afetividade na alfabetização? Como sistematizar o trabalho pedagógico em sala de aula? Que paradigmas devem ser revistos no caso da aprendizagem escrita? Essas e outras perguntas são respondidas e debatidas nesta obra fundamental ao professor.

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ISBN: 9788532306579

Assunto:

Coleção: Pontos e Contrapontos

Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532306579
REF: 10657
Edição 3
Ano 2010
Nº de Páginas 232
Peso 0,25 kg
Formato 14 × 21 cm

Valéria Amorim Arantes

Valéria Amorim ArantesÉ professora livre‑docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Foi professora visitante nas Universidades Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Desde 2008, desenvolve pesquisas e intervenções em escolas públicas e privadas sobre a temática dos projetos de vida.

Sérgio Antônio da Silva Leite


Sérgio Antônio da Silva Leite

  É psicólogo e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na década de 1970 coordenou o Projeto de Alfabetização da Zona Leste (Proleste). Membro fundador do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (Alle), na Faculdade de Educação da Unicamp, organizou e orientou inúmeras pesquisas sobre a afetividade nas práticas de mediação pedagógica. Dedica-se, atualmente, à formação de professores, em cursos regulares de graduação, extensão e especialização ministrados na FE/Unicamp. É autor deAlfabetização – Um projeto bem-sucedido(Edicon, 1982) e Alfabetização e fracasso escolar (Edicon, 1988), e organizador de Alfabetização e letramento (Komedi, 2002) e Afetividade e práticas pedagógicas (Casa do Psicólogo, 2006) e Alfabetização e letramento – Pontos e contrapontos (Summus, 2010).

Silvia M. Gasparian Colello


Silvia M. Gasparian Colello

É pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Nessa mesma instituição, atua como docente dos cursos de graduação e pós-graduação, dedicando-se também à orientação de mestrandos e doutorandos. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal) e membro do núcleo de pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino da Língua Escrita. É autora de Alfabetização - O quê, por quê e como (2021) e A escola que (não) ensina a escrever (2012), coautora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos (2011) e organizadora de Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita (2011), todos publicados pela Summus.​ Conheça o site da autora: http://www.silviacolello.com.br/ 

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