ISBN: 9786555491548

alfabetização em questão – 3ª Edição revista e ampliada

Perspectivas e desafios contemporâneos

Autor(es): Silvia M. Gasparian Colello

O ensino da língua escrita é um pilar central da educação, mas os desafios a ele associados tornaram-se mais complexos no cenário contemporâneo. Este livro analisa as diversas facetas da alfabetização, tratando-a não apenas como aquisição do sistema de escrita, mas como prática educativa que permeia a vida social, política e cultural dos indivíduos. Pesquisadora apaixonada pelo tema, Silvia Colello explora seus aspectos essenciais, como a relação entre linguagem, oralidade e escrita, as elaborações cognitivas envolvidas nesse aprendizado, o processo de letramento em face das desigualdades sociais e as implicações para a sala de aula.
Com uma abordagem ampla, a obra parte de uma crítica ao referencial educativo ainda dominante para superar o tradicional conceito de alfabetização, incorporando novas perspectivas para o trabalho pedagógico. Assim, convida os leitores — professores e educadores — a rever a própria concepção de aprendizagem e, por essa via, repensar a alfabetização em tempos de rápidas transformações e de novos apelos da sociedade.

R$78,40

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9786555491548

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555491548
REF: 12154
Edição 3
Ano 2025
Nº de Páginas 200
Peso 0,244 kg
Formato 0,90 × 14 × 21 cm

Silvia M. Gasparian Colello


Silvia M. Gasparian Colello

É pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Nessa mesma instituição, atua como docente dos cursos de graduação e pós-graduação, dedicando-se também à orientação de mestrandos e doutorandos. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal) e membro do núcleo de pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino da Língua Escrita. É autora de Alfabetização - O quê, por quê e como (2021) e A escola que (não) ensina a escrever (2012), coautora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos (2011) e organizadora de Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita (2011), todos publicados pela Summus.​ Conheça o site da autora: http://www.silviacolello.com.br/ 

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [485.75 KB]

Você também pode gostar de…

Letramento

Referências em saúde e educação
Ana Claudia Balieiro Lodi
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
e mais 15 autores
R$125,40

A obra reúne estudos desenvolvidos por pesquisadores nos campos de educação e saúde em diferentes instituições do país. O tema do letramento, que tem sido objeto de discussão tanto nos Parâmetros Nacionais Curriculares como em contextos clínicos, é abordado de maneira atual, constituindo um referencial teórico-prático para fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, lingüistas, neurologistas e pediatras.

Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos

Sérgio Antônio da Silva Leite
Silvia M. Gasparian Colello
R$83,60

Neste livro, dois especialistas da Unicamp e da USP ampliam a compreensão do ensino da língua escrita. É possível alfabetizar sem retornar à cultura cartilhesca? Qual o papel da afetividade na alfabetização? Como sistematizar o trabalho pedagógico em sala de aula? Que paradigmas devem ser revistos no caso da aprendizagem escrita? Essas e outras perguntas são respondidas e debatidas nesta obra fundamental ao professor.

Escola e a produção textual, A

Práticas interativas e tecnológicas
Silvia M. Gasparian Colello
R$84,60

Como as crianças entendem o papel da escola? Como o vínculo que estabelecem com ela afeta a aprendizagem? Por que os alunos têm tanta dificuldade de se alfabetizar? Como compreender o ensino da escrita no mundo tecnológico? Em um momento de tantas inovações, de que forma lidar com os desafios do ensino e renovar as práticas pedagógicas?Na busca de um projeto educativo compatível com as demandas de nosso tempo e o perfil de nossos alunos, Silvia Colello discute aqui como as condições de trabalho na escola podem interferir na produção textual, favorecendo a aprendizagem da língua. Para tanto, lança mão da escrita como resolução de problemas em práticas tecnológicas e interativas. Conhecer as muitas variáveis desse processo é, indiscutivelmente, um importante aval para a construção de uma escola renovada. Afinal, é possível transformar a leitura e a escrita em uma aventura intelectual?

Leitura, escrita e ensino

Discutindo a formação de leitores
Bruno Araújo
Glaucia Guimarães
Isabel Cristina M. Bezerra
e mais 11 autores
R$86,80

Hoje, é consenso que o acesso ao livro é fundamental para garantir a incorporação de práticas de leitura ao cotidiano. Destinada a estudantes de pedagogia e a educadores, esta obra aborda a democratização da cultura, o ensino de literatura e a alfabetização freireana – passando por temas como contação de histórias, livros infantis, EJA, ensino de língua estrangeira e redações de vestibular.

Corpo, atividades criadoras e letramento

Daniele Nunes Henrique Silva
Flavia Faissal de Souza
Marina Teixeira Mendes de Souza Costa
R$47,10

Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro pretende ampliar a discussão sobre o papel do corpo nas práticas de letramento, tomando como ponto de partida as atividades criadoras na infância. Para isso, as autoras construíram um modo particular de organizar tais atividades, considerando o faz de conta e a narrativa atividades não gráficas e o desenho e as primeiras elaborações escritas atividades gráficas. Essa forma inovadora de apresentar as atividades da infância permite ao leitor redefinir seu “posto de observação”, ampliando as possibilidades de compreensão das produções infantis no espaço escolar. […] A exposição de situações do cotidiano de sala de aula aproxima as autoras dos leitores mais acostumados com o dia a dia da educação infantil. […] Assim, elas nos convidam a olhar com mais cuidado para a centralidade que o corpo assume nos processos de leitura e escritura no espaço da educação infantil: o corpo narra, cria, brinca, desenha e escreve.

Textos em contextos

Reflexões sobre o ensino da língua escrita
Andréa Luize
Érica de Faria Dutra
Gláuci Helena Mora Dias
e mais 7 autores
R$81,90

Com o objetivo de discutir a alfabetização em sua complexidade, esta obra usa o referencial socioconstrutivista para relacionar teoria e prática em diferentes abordagens: as concepções de ensino e de escrita, as trajetórias escolares na alfabetização de crianças e adultos, os processos cognitivos na aprendizagem da escrita, a produção textual na infância e adolescência, os desafios da transposição didática e a formação de professores alfabetizadores.

Escola que (não) ensina a escrever, A

Silvia M. Gasparian Colello
R$82,40

A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro levanta diversos questionamentos sobre a alfabetização como é praticada hoje nas escolas. Depois de analisar diversas falhas didáticas e tendências pedagógicas viciadas, a autora oferece alternativas que subsidiem a construção de uma escola que efetivamente ensine a escrever.

Crianças na escola… E agora?

Silvia M. Gasparian Colello
R$74,10

Chegou o tão esperado momento: aquele em que a criança ingressa na escola. Dúvidas, dilemas e insegurança povoam a cabeça dos pais e dos familiares. Que instituição escolher? Como vai ser o período de adaptação? E seu meu filho ficar doente? O que fazer se ele sofrer bullying? Quais são as diferenças entre as principais propostas pedagógicas? Como se dá a alfabetização nos dias de hoje? Como as crianças aprendem e quais são as estratégias para favorecer esse processo? A lista de perguntas parece infinita.

Pensando nessa fase tão especial da vida das crianças e nos muitos desafios ao longo de toda a trajetória da educação básica, a educadora Silvia Colello discute as principais dúvidas dos pais sobre esse período. A autora parte de questionamentos reais advindos de um grupo de discussão do qual foi mediadora, oferecendo caminhos para os mais diversos tipos de inquietação. Além disso, esclarece os professores sobre as principais angústias dos pais, o que contribui para fortalecer a relação família‑escola. Leitura imperdível para todos os que se interessam pela educação e pela construção da cidadania.

.

Alfabetização em valores humanos

Um método para o ensino de habilidades sociais
Dâmaris Simon Camelo Borges
Edna Maria Marturano
R$75,70

Fruto de um intenso trabalho de pesquisa dentro de sala de aula, esta obra mostra que valores humanos como ética, solidariedade e respeito podem ser aprendidos. Depois de aplicar um método de resolução de conflitos e transmissão de valores a uma classe de primeira série do ensino fundamental, as autoras contam os recursos pedagógicos que utilizaram e como as crianças incorporaram tais valores em seu caráter.