ISBN: 9788532308818
Aprender a escrita, aprender com a escrita
Organizador(es): Cecilia M. A. Goulart, Victoria Wilson
Autor(es): Angela Vidal Gonçalves, Cecilia M. A. Goulart, Claudia dos Santos Andrade, Eleonora Cretton Abílio, Helenice Aparecida Bastos Rocha, Inez Helena Muniz Garcia, Lídia Maria Ferreira de Oliveira, Marta Lima de Souza, Solange Maria Pinto Tavares, Vanêsa Vieira Silva de Medeiros, Victoria Wilson
Esta obra apresenta reflexões sobre a produção de textos em sala de aula, na perspectiva de um processo de ensino-aprendizagem complexo e contínuo. As autoras partem da produção de crianças, jovens e adultos em diferentes momentos do processo de escolarização. Tendo como referência a teoria da enunciação de Bakhtin, os textos indicam que, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se ensine e se aprenda a escrita em uso, ou seja, no processo de interação com os pares, professores e alunos, e no diálogo com conhecimentos de variadas origens. Assim, o livro destina-se a profissionais da educação básica – professores, coordenadores e orientadores pedagógicos –, a professores alfabetizadores e àqueles que pesquisam o tema na graduação e na pós-graduação.
R$93,00
Cecilia M. A. Goulart
É professora associada na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Alfabetização e Leitura (Proale). Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), foi professora do ensino fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro durante 25 anos. É líder do grupo de pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e em livros da área. É vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).
Victoria Wilson
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑Rio). Pós‑Doutorada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora associada de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Práticas Educativas da UFF. Membro do Diretório Linguagem, Identidades, Ensino (FFP‑Uerj). Conselheira da Assel‑Rio.
Angela Vidal Gonçalves
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Gama Filho, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Colégio Pedro II, RJ. Tem experiência nas séries iniciais do ensino fundamental, atuando, principalmente, nos temas ensino da língua materna e alfabetização e letramento. Atua como pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas/Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF), coordenado pela Profª Dra. Cecília M. A. Goulart.
Cecilia M. A. Goulart
É professora associada na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Alfabetização e Leitura (Proale). Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), foi professora do ensino fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro durante 25 anos. É líder do grupo de pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e em livros da área. É vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).
Claudia dos Santos Andrade
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é professora adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ) e da Universidade Estácio de Sá (RJ). Tem experiência na área de educação, com ênfase em leitura, atuando principalmente com os temas: ensino-aprendizagem dos diferentes componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental; alfabetização e processos de formação do leitor; e mídia-educação.
Eleonora Cretton Abílio
Especialista em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou como Técnica em Assuntos Educacionais na mesma instituição. Atuou no Programa de Alfabetização e Leitura/Proale da Faculdade de Educação da UFF, de 1991 a 2009, dedicando-se ao planejamento e à realização de cursos de formação continuada para professores das redes pública e privada, e para estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras, entre outros de nível superior. Participou do desenvolvimento de vários projetos de pesquisa.
Helenice Aparecida Bastos Rocha
Graduada em História, tem mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Coordena projeto de pesquisa sobre usos da linguagem verbal e não verbal na aula de História a partir de projetos diversos em escolas. Atual líder do Grupo de pesquisa Oficinas de História, participa como pesquisadora em grupos relacionados a temas nas áreas de História e Educação, com ênfase em ensino de História e Leitura e escrita.
Inez Helena Muniz Garcia
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Educação pela mesma instituição. Realizou, como bolsista da Capes/PDEE, estudos de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem especialização em Processos de Alfabetização na Vida Adulta pela Universidade de Brasília (UnB) e em Recursos Humanos pelo IAG/PUC-RJ. É graduada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (RJ). Integra o grupo de pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas, investigando processos de produção de linguagem identidades culturais e práticas educativas (UFF).
Lídia Maria Ferreira de Oliveira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre em Educação e graduada em Letras (Português/Literaturas) pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, no Colégio Estadual David Capistrano. Integra o grupo de pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas (UFF), investigando a produção do texto escrito, especialmente no ensino médio. Em seus estudos tem priorizado as relações discursivas na produção do texto escrito, as relações entre oralidade e escrita e a variação linguística no ensino de língua materna.
Marta Lima de Souza
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua nos cursos de Pedagogia e de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em Educação de Jovens e Adultos. O campo principal de pesquisa é ensino e aprendizagem da linguagem escrita para jovens e adultos com ênfase na alfabetização, formação de professores, prática de ensino e estágio supervisionado no EJA. Integra o grupo de pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas, investigando processos de produção de linguagem, identidades culturais e práticas educativas.
Solange Maria Pinto Tavares
Graduada em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em Mídia e Deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora da Escola Municipal União da Betânia, em Juiz de Fora (MG).
Vanêsa Vieira Silva de Medeiros
Victoria Wilson
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑Rio). Pós‑Doutorada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora associada de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Práticas Educativas da UFF. Membro do Diretório Linguagem, Identidades, Ensino (FFP‑Uerj). Conselheira da Assel‑Rio.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Avaliações
Não há avaliações ainda.