ISBN: 9786555491524

Autorregulação organísmica na atualidade

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão

Autor(es): Camila Ribeiro de Paula, Celana Cardoso Andrade, Elisa Rita Ferreira Andrade, Fábio Nogueira Pereira, Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão, Marco Aurélio Bilibio Carvalho, Roberto Peres Veras, Silvia Ivancko, Vanessa Brito

O termo “autorregulação organísmica”, criado pelo neurologista e psiquiatra Kurt Goldstein, indica a capacidade inata que todos os organismos têm de manter e, quando necessário, restaurar seu equilíbrio e sua saúde por meio de ajustes entre as necessidades internas e as demandas externas. Porém, como atingir essa autorregulação em uma era de adoecimento físico e mental, crise climática e precarização da vida e dos relacionamentos? Este livro aborda temas como: a sociedade do cansaço; a somatização de processos psíquicos; a atenção plena e a espiritualidade como recursos que visam à autorregulação do organismo; a interdependência entre a vida humana e a natureza; as ferramentas gestálticas para auxiliar em desastres e emergências; o burnout e a desumanização que observamos no mundo do trabalho contemporâneo. Textos de: Camila Ribeiro de Paula, Celana Cardoso Andrade, Elisa Rita Ferreira Andrade, Fábio Nogueira Pereira, Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão, Marco Aurélio Bilibio Carvalho, Roberto Peres Veras, Silvia Ivancko e Vanessa Brito.

Disponível em: 10 de março de 2025 às 00:00

R$79,50

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9786555491524

Assuntos: ,

Coleção: Gestalt terapia: fundamentos e práticas

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555491524
REF: 12152
Edição 1
Ano 2025
Nº de Páginas 208
Peso 0,254 kg
Formato 1,00 × 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuPsicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Lilian Meyer Frazão

Professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP). Uma das pioneiras da Gestalt‑terapia no Brasil. Cocoordenadora do primeiro curso de formação em Gestalt‑terapia no Brasil, no Instituto Sedes Sapientiae, e do projeto Expandindo Fronteiras. Colaboradora em treinamentos de Gestalt‑terapeutas no Brasil e no exterior. Sócia‑fundadora e ex‑membro da diretoria da International Gestalt Therapy Association (IGTA), da Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap), do Espaço Therese Tellegen, do Centro de Estudos de Gestalt de São Paulo e da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia, da qual é presidente atualmente. Autora e organizadora dos livros Questões do humano na contemporaneidade, Gestalt e gênero e da coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas.

Camila Ribeiro de Paula


Bacharel em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), com especialização em Psicologia Clínica: Análise Existencial e Gestalt‑terapia. Desde 2016, dedica‑se ao apoio de mulheres em situação de violência, tendo participado ativamente no contexto pós‑desastre em Brumadinho. Atualmente, trabalha na CasaMIGA, casa de acolhimento para pessoas LGBTQIAPN+ brasileiras e refugiadas.

Celana Cardoso Andrade


Psicóloga pela Universidade Católica de Goiás (UCG), com especialização em Gestalt‑terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt‑terapia de Goiânia (ITGT). Mestre em Psicologia Clínica pela UCG. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Pós‑doutoranda em Psicologia em Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora no curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Editora da Phenomenological Studies: Revista da Abordagem Gestáltica — RAG. Membro‑fundadora da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e da Abordagem Gestáltica (ABG). Autora do livro Sentidos da psicoterapia — Teoria e prática em Gestalt‑terapia (2019) e de outros capítulos e artigos científicos.

Elisa Rita Ferreira Andrade


Psicóloga clínica, psicoterapeuta, Gestalt‑terapeuta e especializanda em Neuropsicologia pelo Cognitive Behavioral Institute of Miami. Assessora técnica judicial na área de saúde mental e trabalho e perita judicial no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Atua na área de saúde do trabalhador desde 1991, quando coordenou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da cidade de Concórdia e fez parte da equipe técnica do Cerest estadual de Santa Catarina. Foi membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist) e da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism) dos conselhos municipal e estadual de saúde de Florianópolis. Foi consultora do Mato Grosso do Sul na área de saúde mental e trabalho. Apresentou e fez parte da equipe de produção dos programas “Você tem fome de quê?” e “Saúde é tudo”. Ministra cursos com a temática de violência psicológica no trabalho e saúde mental e trabalho.

Fábio Nogueira Pereira


Psicólogo, hipnoterapeuta ericksoniano, Gestalt‑terapeuta, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), psicoterapeuta, professor e supervisor clínico. É autor, coautor e organizador de artigos científicos, capítulos de livro e livros sobre saúde mental, relacionamentos interpessoais, planejamento de carreira e diálogos epistemológicos interdisciplinares em publicações nacionais e internacionais. Sempre se interessou muito pela ecologia, pela espiritualidade e pelos estados não usuais de consciência.

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Lilian Meyer Frazão


Professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP). Uma das pioneiras da Gestalt‑terapia no Brasil. Cocoordenadora do primeiro curso de formação em Gestalt‑terapia no Brasil, no Instituto Sedes Sapientiae, e do projeto Expandindo Fronteiras. Colaboradora em treinamentos de Gestalt‑terapeutas no Brasil e no exterior. Sócia‑fundadora e ex‑membro da diretoria da International Gestalt Therapy Association (IGTA), da Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap), do Espaço Therese Tellegen, do Centro de Estudos de Gestalt de São Paulo e da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia, da qual é presidente atualmente. Autora e organizadora dos livros Questões do humano na contemporaneidade, Gestalt e gênero e da coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas.

Marco Aurélio Bilibio Carvalho


Psicólogo clínico. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura e doutor em Sustentabilidade pela Universidade de Brasília (UnB). Membro da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e Abordagem Gestáltica (ABG). Diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE). Atua em clínica privada em Brasília.

Roberto Peres Veras


Psicólogo clínico. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), com especialização em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professor colaborador do Instituto de Gestalt de São Paulo (IGSP) e da Escola Paranaense de Gestalt‑terapia. Professor e supervisor convidado do departamento de Gestalt‑terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Professor e supervisor do curso de especialização em Gestalt‑terapia, abordagem clínica e institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

Silvia Ivancko


Gestalt‑terapeuta desde 1985. Tem formação em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicossomática e Psicologia Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em Psicossomática pelo Instituto Internacional de Medicina Tradicional Chinesa, em Psicossomática pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (IBEHE) e em Psiconeuroimunologia e Stress pelo Instituto Paulista de Stress, Psicossomática e Psiconeuroimunologia (IPSPP). Professora colaboradora de vários cursos de formação em Gestalt‑terapia no Brasil.

Vanessa Brito


Psicóloga mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Formada em atendimentos a casais e famílias em Gestalt‑terapia pelo Ateliê Gestáltico/CE e em trabalho com trauma em Gestalt‑terapia pelo Instituto de Gestalt‑terapia da Bahia (IGTBa). Pós‑formada em Gestalt‑terapia pelo Gestalten/RN. Especializada em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Graduada em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Secretária‑geral da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e Abordagem Gestáltica (ABG) — gestão 2023/2024. Professora no curso de especialização em Gestalt‑terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Autora de artigos, coautora de livros e coorganizadora de e‑books.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [478.60 KB]

Você também pode gostar de…

Situações clínicas em Gestalt-terapia

Alysson de Oliveira Mendes
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Eleonôra Torres Prestrelo
e mais 8 autores
R$62,80

Nesta obra, terapeutas com vasta experiência apresentam ensaios profundos e sensíveis sobre como se trabalha e se pensa clinicamente em Gestalt-terapia. Articulando teoria e prática, examinam diferentes temáticas: o fechamento de Gestalten; o trabalho com sonhos; o apoio a jovens prestes a entrar na vida adulta; a escuta de pacientes transexuais; a clínica com crianças e adolescentes; o trabalho com pacientes que apresentam ansiedade e depressão etc.Trata-se de narrativas sensíveis e delicadas, relatadas por profissionais que diariamente dedicam seu tempo e esforço a ser testemunhas dos sofrimentos, histórias, alegrias e dificuldades de seus pacientes.

 

Questões do humano na contemporaneidade

Olhares gestálticos
Angela Schillings
Claudia Baptista Távora
Lilian Meyer Frazão
e mais 3 autores
R$47,10

Partindo de inquietações clínicas ligadas à complexidade do ser humano de se constituir como pessoa e à angústia daí decorrente, este livro aborda alguns dos dilemas enfrentados na contemporaneidade. A busca de uma identidade, as adições, a dificuldade de atingir um ideal de corpo imposto pela mídia e a virtualização dos relacionamentos são alguns dos temas aqui tratados. Num mundo pós-moderno permeado de tantas vicissitudes, esta obra faz reflexões importantes para o trabalho de psicólogos e, sobretudo, de psicoterapeutas. Baseadas em sua vasta experiência, as autoras utilizam a Gestalt-terapia como pano de fundo para produzir um debate enriquecedor e atual.

Angústias contemporâneas e Gestalt-terapia

Ailton Gomes
Bruno Antônio de Lima Nogueira
Carla Cristina Poppa
e mais 7 autores
R$83,60

Nas últimas décadas, a Gestalt-terapia vem crescendo substancialmente no Brasil. Em sua visão de mundo, os indivíduos são concebidos como seres em constante processo de desenvolvimento e crescimento, inclusive quando se defrontam com problemas existenciais. Assim, numa era em que o sofrimento psicológico chegou a limites inimagináveis, é papel da abordagem ajudar os clientes a adquirir awareness para que possam estabelecer melhores relações consigo e com o meio.

Nesta obra, Margaret Marras reúne temas que têm promovido extremo sofrimento na atualidade. A cada capítulo, os autores – renomados profissionais da área – nos confrontam com questionamentos sobre nossa forma de estar no mundo e nos fornecem subsídios para nossa tão necessária reflexão. Entre os temas abordados estão:

  • A ansiedade e sua relação com a dificuldade de esperar.
  • As doenças psicossomáticas e sua relação com a biomedicina.
  • A Gestalt-terapia no âmbito organizacional.
  • O racismo e o sofrimento psíquico da população negra brasileira.
  • Orientação sexual e resistência LGBTQI+na contemporaneidade.
  • A masculinidade a partir da conformação de heroísmo, estoicismo e resistência.
  • A longevidade no âmbito demográfico, tecnológico e social.
  • O luto e a contribuição gestáltica para seu manejo.

Assim, o conjunto desses capítulos torna esta obra interessante para Gestalt-terapeutas, estudiosos da psicologia e para o público interessado nos assuntos da contemporaneidade. Prefácio de Lilian Frazão.

Enfrentando crises e fechando Gestalten

Beatriz Helena Paranhos Cardella
Jorge Ponciano Ribeiro
Josélia Quintas
e mais 4 autores
R$56,10

Crises todos vivemos. Forças para enfrentá-las nem todos temos. Se um dos objetivos principais da Gestalt-terapia é a ampliação da awareness, sobretudo daquilo que impede o fluxo contínuo e dificulta a fluidez do viver, é fundamental refletir sobre as situações inacabadas que nos impedem de avançar. Neste volume, diversos autores mostram que, por meio da espontaneidade, da criatividade e da espiritualidade, é possível abordar sofrimentos diversos, como os políticos, os oriundos de acidentes e de questões de gênero. Calcados na ética e no acolhimento terapêutico, os capítulos aqui presentes dão uma importante contribuição à abordagem. Temas abordados:
• O trauma segundo o enfoque da Gestalt-terapia
• Ressignificando processos com pacientes queimados
• Processos autodestrutivos: do luto do “antigo self” à reinvenção criativa do self
• Experiências em Gestalt-terapia diante do sofrimento LGBTQI+
• Ética e sofrimento humano
• Cuidado às pessoas em sofrimento e possibilidades de ressignificação
• Relação ambiente-corpo como unidade sagrada: Gestalt-terapia como morada da espiritualidade

Quadros clínicos disfuncionais e gestalt-terapia

Angela Schillings
Arlene Leite Nunes
Cintia Lavratti Brandão
e mais 11 autores
R$96,60

Este volume apresenta diversos quadros disfuncionais ilustrados por casos clínicos em que o indivíduo, cujo funcionamento se apresentava interrompido, estava impedido de viver com qualidade e bem-estar. Desse modo, desmistifica a visão dualista de que “saúde” e “doença” são opostos, devendo a doença ser combatida a qualquer custo. Temas como psicose, bipolaridade, suicídio, adoecimento autoimune, automutilação, ansiedade, borderline, autismo, dependência química, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e depressão são abordados segundo os referenciais da Gestalt-terapia, que consideram sobretudo o sofrimento humano.

Modalidades de intervenção clínica em gestalt-terapia

Claudia Lins Cardoso
Enila Chagas
Jorgete de Almeida Botelho
e mais 8 autores
R$78,80

Este livro focaliza a prática clínica e suas especificidades aplicadas a diferentes grupos, bem como à saúde pública. Alguns dos temas abordados são: a psicoterapia dialógica, base da Gestalt-terapia; o lugar do corpo e da corporeidade na clínica gestáltica; o trabalho psicoterapêutico com crianças; as particularidades do atendimento a adolescentes; psicoterapia gestáltica com idosos, população que cresce cada vez mais no Brasil; terapia de casal e de família na abordagem gestáltica; e o trabalho com grupos.

Clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em gestalt-terapia, A

Alberto Pereira Lima Filho
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Ênio Brito Pinto
e mais 5 autores
R$70,60

Entre os temas abordados aqui estão a primeira entrevista em Gestalt-terapia, o contrato terapêutico, a importância do sagrado no processo psicoterápico, o pensamento diagnóstico processual e os ajustamentos criativos funcionais e disfuncionais, as técnicas e os recursos da abordagem, o trabalho com sonhos, os términos no processo psicoterapêutico e o trabalho clínico institucional.

Gestalt-terapia: conceitos fundamentais

Alexandra Cleopatre Tsallis
Angela Schillings
Beatriz Helena Paranhos Cardella
e mais 10 autores
R$81,90

O segundo volume da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas trata de temas como awareness, funções, fases e ciclo de contato, fronteira de contato, o self e suas funções, autorregulação organísmica e homeostase, ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades, aqui e agora, autossuporte e heterossuporte, indiferença criativa, teoria paradoxal da mudança e concepção de neurose em Gestalt-terapia.

Gestalt-terapia: Fundamentos epistemológicos e influências filosóficas

Ari Rehfeld
Claudia Lins Cardoso
Hugo Elídio Rodrigues
e mais 5 autores
R$70,60

Este primeiro volume da Coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas apresenta as bases epistemológicas e as influências filosóficas que norteiam a abordagem e compõem os alicerces sobre os quais ela se desenvolveu. Nem sempre esses alicerces foram claramente explicitados pelos fundadores da Gestalt-terapia. Assim, este livro tem o objetivo de oferecer à comunidade gestáltica (estudantes de psicologia, especializandos, profissionais de Gestalt) informações claras e organizadas para o aprofundamento e a ampliação do saber gestáltico, utilizando uma linguagem simples e acessível. Entre os temas abordados na obra estão: raízes históricas da Gestalt-terapia; fenomenologia; existencialismo; humanismo; psicologia da Gestalt; teoria de campo; teoria organísmica; pensamento oriental e Gestalt.

 

Diversidade, violência, sofrimento e inclusão em Gestalt-terapia

Gizele da Costa Cerqueira
Kahuana Leite
Karina Okajima Fukumitsu
e mais 7 autores
R$75,70

Neste nono volume, a Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas dá as boas-vindas à diversidade e à inclusão. Diversidade implica a apreciação da diferença integrada à mobilização de energia em direção à novidade. Inclusão, por sua vez, consiste na articulação de identificações nutritivas a fim de que a pessoa se sinta pertencente ao mundo. Com base em suas experiências clínicas e tecendo correlações com a perspectiva gestáltica, os autores aqui reunidos promovem reflexões que são semeadura fértil para transcender a violência e o sofrimento humano na atualidade. Seus compartilhamentos são intercâmbios necessários rumo ao respeito e ao desenvolvimento da dignidade existencial.

Assuntos abordados: amor, sexo e o vínculo dialógico; violência contra mulheres, vitimização secundária e acolhimento; clínica de pessoas em situação de refúgio; atendimento a pessoas em situação de rua; Gestalt-terapia e redução de danos no cuidado de pessoas que usam drogas; compromisso ético e político de uma Gestalt-terapia racializada; clínica gestáltica e a normatividade do campo; manejo de atendimentos emergenciais envolvendo suicídio.

Recursos criativos em gestalt-terapia

Karina Okajima Fukumitsu
Lilian Meyer Frazão
Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz)
e mais 8 autores
R$74,70

Desde o surgimento da Gestalt-terapia, a arte sempre foi um elemento fundamental da abordagem. Afinal, é por meio da exploração dos próprios recursos criativos que o ser humano se realiza em todo o seu potencial. Partindo dessa premissa, os autores desta obra apresentam temas fundamentais para estudantes e profissionais que desejam ampliar sua atuação terapêutica. Entre os temas abordados aqui, estão: as origens e os instrumentos da arteterapia; o uso de experimentos com grupos; a Gestalt-terapia praticada com inspiração nos clowns; contos e histórias como instrumento para ressignificar percursos de vida; oficinas criativas na formação de Gestalt-terapeutas; a aquarela como recurso terapêutico; a Gestalt-musicoterapia como caminho para a awareness; e o profundo trabalho com máscaras.