Detalhes do Livro
ISBN | 9786555491333 |
---|---|
REF: | 12133 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 200 |
Peso | 0,395 kg |
Formato | 1,10 × 17 × 24 cm |
Autor(es): Liliane Oraggio
Reunindo com maestria os campos da comunicação e da saúde, este livro relata experiências vividas nas “Oficinas Corpo, Escuta e Escrita — Experimentos Textuais Formativos”, conduzidas por Liliane Oraggio com profissionais de saúde de diversas áreas. Baseada na psicologia formativa de Stanley Keleman, a autora mostra como realiza práticas corporais que levam os participantes das oficinas a acessar seus sentimentos e transmiti-los para o papel. Dessa forma, ao cuidar daqueles que cuidam, Liliane ajuda os profissionais a se inspirarem e melhorarem a qualidade da comunicação oral e escrita em todas as instâncias de atuação. O livro traz fotos das oficinas dirigidas por Liliane e um roteiro para que os profissionais de psicologia e saúde construam suas oficinas nos moldes das coordenadas pela autora. Obra instigante e criativa, indicada também para terapeutas corporais e profissionais de comunicação.
R$85,90
ISBN | 9786555491333 |
---|---|
REF: | 12133 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 200 |
Peso | 0,395 kg |
Formato | 1,10 × 17 × 24 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Neste livro, Lowen expõe os fundamentos da bioenergética. Discípulo de Reich, retorna e expande as formas pelas quais o desenvolvimento do homem é tolhido pela estruturação errônea de hábitos mentais e motores. Pontilhado de exemplos clínicos, esclarece e torna concreta a teoria bioenergética.
Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
Corpo em terapia, O – Edição revista e atualizada
Uma profunda reflexão sobre as conexões entre a anatomia e os sentimentos, a forma e as emoções. Aqui, Keleman analisa a forma individual como se dá a interação dinâmica entre a história emocional pessoal e a forma genética, um processo contínuo através do qual as emoções, os pensamentos e as experiências são corporificados. Para o autor, sem anatomia as emoções não existem e nossos sentimentos são a cola que mantém a nossa forma unida.
Stanley keleman é pioneiro no estudo do corpo e suas conexões com os aspectos emocionais, psicológicos, sexuais e imaginativos da experiência humana.
Corpo, transborda é um livro sobre o trabalho de expressão corporal para o artista cênico. Resultante de sua pesquisa no mestrado profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena, esta obra de Marina Caron relata sua prática artístico-pedagógica considerando o corpo pela perspectiva da educação somática.
A autora compila 20 anos de pesquisa e propõe um olhar profundo sobre o corpo psicomotor e sua necessidade expressiva. Aborda questões sobre a organização corporal e o movimento, propondo procedimentos de autoconhecimento, consciência corporal e investigação poética. Ao detalhar sua prática e suas ideias, Marina oferece sugestões de vias de acesso que podem abrir caminhos para a criação artística. Além disso, faz uma ponte inédita com o trabalho de Suzanne Piret e Marie-Madeleine Béziers, atrelando a coordenação psicomotora às ferramentas criativas do ser humano, e retrata sua experiência com a educação somática de crianças.
Livro fundamental para artistas da cena, da dança, do teatro e da performance, educadores somáticos, profissionais da fisioterapia e leitores interessados no próprio corpo e em sua potência expressiva.
As transformações na nossa moderna vida social e econômica têm sido tão rápidas que que nada pode ser considerado efetivamente estável. É necessário, portanto, encontrar diariamente novas interpretações em capos até então inexplorados, descobrindo seu próprio significado mítico e o papel mítico pessoal que estamos desempenhando.
Proposta terapêutica e, ao mesmo tempo, pedagógica, o Método Corpo Intenção é um instrumento para o autoconhecimento e a superação de obstáculos físicos, comportamentais e mentais. Neste livro, Denise de Castro elenca as principais influências de seu trabalho pioneiro, explica seu modo de atuar com os pacientes – bebês, crianças, jovens e adultos, individualmente ou em grupo – e expõe as etapas de sua abordagem: reconhecer, problematizar, operar a forma e simultaneidade. Trata-se de uma nova forma de abordar o ser humano e suas várias “camadas”. Ao ajudar o paciente a tornar-se consciente de si e do ambiente, a autora permite que ele amadureça em todos os sentidos, tornando-o mais saudável e aberto a experiências com o outro. Influenciada por fisioterapeutas e terapeutas corporais como Godelieve Denys-Struyf e Stanley Keleman, pela filosofia e pela dança, Denise generosamente oferece aos profissionais do corpo toda sua sabedoria. Apresenta, ainda, sequências práticas e fotografias de momentos clínicos reais.
Para o autor, as pessoas não podem mudar sua mente sem mudar seu corpo: o insight psicológico é importante mas não cria, em si, mudanças suficientes. Emoções, sentimentos e pensamentos têm padrões corporais organizados e novos comportamentos resultam da separação dos antigos e criação dos novos padrões. Um guia sistemático para este processo de desorganização e reorganização dos diversos níveis de experiência.
Uma das principais personagens da cultura corporalista no Brasil, Regina Favre registra neste livro sua busca pessoal e profissional de um horizonte em que a cultura do corpo fosse disseminada e consolidada no Brasil. Ao longo destas páginas, ela conta sua trajetória desde os anos 1960, quando entrou em contato com abordagens psicoterápicas como o psicodrama e a bioenergética, passando pelas vivências em Londres e na Califórnia, quando finalmente conheceu aquele que moldaria seu pensamento e sua práxis: Stanley Keleman, o respeitado autor de Anatomia emocional e de diversos outros livros publicados pela Summus Editorial. A partir daí, Regina passou a incorporar também outras influências, como a esquizoanálise de Deleuze e Guattari, fazendo uma crítica ferrenha ao modo capitalista de se apropriar de corpos. Regina produziu, assim, um jeito absolutamente inovador e anticolonialista de enxergar a realidade somática, social e política dos brasileiros.
O autor oferece neste livro uma abordagem somática de dois aspectos fundamentais para a vida das pessoas: as relações amorosas e o estabelecimento de vínculos. Enriquecendo suas considerações teóricas com numerosos exemplos de casos extraídos de sua experiência clínica, Keleman analisa os diversos estágios e tipos de relacionamentos, procurando entender os padrões habituais e as distorções. Sugere formas de elaborar as situações adversas por meio de exercícios e da compreensão somático-emocional dos problemas.
O autor realiza um trabalho instigante sobre como entender a linguagem do corpo e da natureza da experiência corporal. Trata-se de um livro recomendado para todos os que se interessam pelo estudo do comportamento humano através de suas manifestações corporais. Constitui uma grande contribuição para o desenvolvimento da bioenergética.
Este livro analisa as reações — choques, traumas, abusos, negligências — e como estes sentimentos e experiências dolorosos, passados ou presentes, são incorporados e alteram a estrutura das pessoas. Os estados mentais e emocionais possuem uma base anatômica, têm reflexos psicossomáticos e através da análise de casos o autor propõe exercícios para dissolver tensões profundas e reorganizar a ordem interior das pessoas.
Este livro é sobre o morrer, não sobre a morte. Estamos sempre morrendo um pouco, sempre perdendo alguém ou alguma coisa. São as nossas pequenas mortes, que nos ensinam o significado do morrer e nos oferecem condições de enfrentá-lo sem medo ou morbidez. É exatamente disso que trata este livro: estar pleno e inteiro para deparar-se com o morrer.
Neste livro, que se tornou um clássico da psicoterapia, Alexander Lowen explica as bases da terapia bioenergética e mostra como ela pode ajudar os pacientes a resolver problemas de personalidade e, também, físicos e emocionais. Nessa abordagem, usa-se o corpo para compreender a mente. Mostrando que a energia do organismo é vital para seu funcionamento, Lowen mostra que, sem ela, a tensão muscular crônica se instala e passa a comprometer o que pensamos, sentimos e fazemos. Partindo da estreita ligação entre processos físicos e mentais, Lowen desenvolveu exercícios especiais para dissolver essa tensão, integrando os níveis emocional, físico e psíquico num todo coerente e pleno. Ricamente ilustrada, esta obra é um marco na área e inspirará tanto psicoterapeutas quanto aqueles que desejam se sentir mais conectados consigo mesmos e com o mundo.
Uma abordagem original sobre a vida do corpo. O autor propõe uma ética que realce a família e a cultura e evoca a visão de uma vida corporal que satisfaça nossos anseios mais profundos em nível pessoal, emocional, afetivo e grupal.
Por meio de experiências clínicas e trabalho em cursos de graduação e com grupos, Flávia Liberman coletou dezenas de depoimentos e estudos a fim de problematizar características da prática da terapia ocupacional e discutir seus conceitos. Aqui, a autora analisa as delicadas coreografias de alunos e pacientes mostrando ser possível desenvolver maiores sensibilidades, mais atentas ao próprio corpo, ao pulso vital e aos contatos com o outro. Lindas imagens permeiam a obra.