Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490541 |
---|---|
REF: | 12054 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,168 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Marina Caron
Corpo, transborda é um livro sobre o trabalho de expressão corporal para o artista cênico. Resultante de sua pesquisa no mestrado profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena, esta obra de Marina Caron relata sua prática artístico-pedagógica considerando o corpo pela perspectiva da educação somática.
A autora compila 20 anos de pesquisa e propõe um olhar profundo sobre o corpo psicomotor e sua necessidade expressiva. Aborda questões sobre a organização corporal e o movimento, propondo procedimentos de autoconhecimento, consciência corporal e investigação poética. Ao detalhar sua prática e suas ideias, Marina oferece sugestões de vias de acesso que podem abrir caminhos para a criação artística. Além disso, faz uma ponte inédita com o trabalho de Suzanne Piret e Marie-Madeleine Béziers, atrelando a coordenação psicomotora às ferramentas criativas do ser humano, e retrata sua experiência com a educação somática de crianças.
Livro fundamental para artistas da cena, da dança, do teatro e da performance, educadores somáticos, profissionais da fisioterapia e leitores interessados no próprio corpo e em sua potência expressiva.
R$53,00
ISBN | 9786555490541 |
---|---|
REF: | 12054 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,168 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
O autor é um dos mais consagrados dançarinos e coreógrafos do Brasil, estudioso do corpo e do movimento e pesquisador da dança e do movimento ao redor do mundo. Seus cursos de dança e linguagem corporal têm sido efetivamente terapêuticos para milhares de alunos nos últimos vinte anos. Neste livro, ele apresenta os princípios teóricos de seu método. Em formato 21 x 28 cm, ricamente ilustrado com fotos e diagramas, a obra apresenta o resultado de duas décadas de pesquisas e trabalho com as mais diversas formas de dança, consciência das possibilidades corporais e manifestações expressivas através do corpo.
Em A escuta do corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna, Jussara Miller enfrenta o desafio de transformar em texto as vivências cinestésicas e apresenta, de forma organizada e inédita, a prática corporal do coreógrafo Klauss Vianna. Com base no relato da trajetória dos bailarinos Klauss, Angel e Rainer, a autora revela as descobertas dos Viannas, em especial de Klauss, com relação ao corpo e ao movimento – o que lhes permitiu aperfeiçoar a expressão corporal, tornando-a essencial para a prática da dança e da atuação no Brasil. Este livro busca suprir a carência de bibliografia a sobre a pesquisa dos Viannas e, principalmente, a ausência de registro da sistematização dessa técnica. Dessa maneira, a obra divulga uma prática que possibilita atingir a amplitude do movimento corporal e contribui para o amadurecimento da dança no país.
Proposta terapêutica e, ao mesmo tempo, pedagógica, o Método Corpo Intenção é um instrumento para o autoconhecimento e a superação de obstáculos físicos, comportamentais e mentais. Neste livro, Denise de Castro elenca as principais influências de seu trabalho pioneiro, explica seu modo de atuar com os pacientes – bebês, crianças, jovens e adultos, individualmente ou em grupo – e expõe as etapas de sua abordagem: reconhecer, problematizar, operar a forma e simultaneidade. Trata-se de uma nova forma de abordar o ser humano e suas várias “camadas”. Ao ajudar o paciente a tornar-se consciente de si e do ambiente, a autora permite que ele amadureça em todos os sentidos, tornando-o mais saudável e aberto a experiências com o outro. Influenciada por fisioterapeutas e terapeutas corporais como Godelieve Denys-Struyf e Stanley Keleman, pela filosofia e pela dança, Denise generosamente oferece aos profissionais do corpo toda sua sabedoria. Apresenta, ainda, sequências práticas e fotografias de momentos clínicos reais.
Todos os homens fazem os mesmos gestos, mas cada um os faz à sua maneira. Quais os aspectos semelhantes e os caracteres pessoais de um movimento? Por que há uma forma de movimento própria a uma atitude psicológica? Questões de toda ordem são levantadas sobre o comportamento psicomotor e mecânico que permitem chegar a um princípio subjacente à organização do movimento humano.
Este livro resume a experiência de mais de 25 anos de André Trindade como psicomotrista e psicólogo. Profundamente ligado à área do movimento, o autor domina magistralmente a arte de orientar crianças e adolescentes a adquirir e manter uma boa postura. Dividida em sete partes, a obra trata, entre outros temas, da linguagem corporal, da pele, dos ossos, músculos e articulações e do que ele denomina “Mapas do corpo” – conjunto de referências capazes de determinar distâncias, direções e ligações entre as partes do corpo, a fim de facilitar o movimento coordenado.O objetivo de André é que professores – não apenas os de educação física – e pais auxiliem crianças e adolescentes a conhecer o próprio corpo e relacionar-se de modo saudável com o ambiente. Em cada uma das partes citadas o autor, generosamente, compartilha conosco dezenas de atividades para estimular a boa postura, a flexibilidade, a autoconfiança, o prazer da brincadeira. Com reflexões profundas, ele mostra que as novas tecnologias trouxeram muitos benefícios, mas também problemas, como o isolamento, a desestruturação postural e a entrada precoce no mundo adulto. Totalmente ilustrado com desenhos e belíssimas fotografias, o livro é um convite – sem broncas nem lições de moral – para que nós, adultos, repensemos a maneira como lidamos com crianças e adolescentes.Prefácio de Rosely Sayão.
Nesta obra, Cora Miller Laszlo apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação somática com adolescentes, partindo tanto de seu processo pessoal como professora de Técnica Klauss Vianna (TKV) para adolescentes quanto como praticante da TKV. O livro apresenta um histórico da Escola Vianna, bem como seus princípios e desdobramentos na cena contemporânea. Além disso, e principalmente, vem suprir a carência de livros voltados para a dança e o adolescer, apresentando uma abordagem de corpo que parte da singularidade de cada um, respeitando as questões que emergem nessa faixa etária e dando-lhes vazão por meio do movimento. Nesse processo, aspectos como liberdade, criatividade e afeto ajudam a abrir outros caminhos de dança.
Reunindo com maestria os campos da comunicação e da saúde, este livro relata experiências vividas nas “Oficinas Corpo, Escuta e Escrita — Experimentos Textuais Formativos”, conduzidas por Liliane Oraggio com profissionais de saúde de diversas áreas. Baseada na psicologia formativa de Stanley Keleman, a autora mostra como realiza práticas corporais que levam os participantes das oficinas a acessar seus sentimentos e transmiti-los para o papel. Dessa forma, ao cuidar daqueles que cuidam, Liliane ajuda os profissionais a se inspirarem e melhorarem a qualidade da comunicação oral e escrita em todas as instâncias de atuação. O livro traz fotos das oficinas dirigidas por Liliane e um roteiro para que os profissionais de psicologia e saúde construam suas oficinas nos moldes das coordenadas pela autora. Obra instigante e criativa, indicada também para terapeutas corporais e profissionais de comunicação.
Este livro é uma combinação de movimentos diversos – dança, pesquisa, passado e presente – que envolvem a vida e obra de Rudolf Laban (1879-1958) e da reverberação de seu pensamento artístico, filosófico e científico no Brasil. Embora seja considerado um dos grandes teóricos da dança do século XX, Laban baseia-se na observação, na prática e na experiência do corpo em movimento. Neste livro, Melina Scialom resgata a introdução dos ensinamentos de Laban no Brasil e sua repercussão entre bailarinos e educadores, criando uma espécie de genealogia que explica os caminhos percorridos por diversos profissionais da arte do movimento.
Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Dirigido a educadores e profissionais de dança, teatro, educação física, educação infantil, fisioterapia e terapias corporais – e a estudantes das artes cênicas em geral –, o livro também atende aos interessados em conhecer e vivenciar a dança de forma artística e pedagógica. Apresentando com clareza os princípios dos Vianna e seus desdobramentos na cena contemporânea, Jussara reflete sobre os diferentes corpos – do adulto, da criança, do ator, do dançarino e do indivíduo comum – que se tornam dançantes. Supre, ainda, a carência de bibliografia sobre dança para crianças, produzindo uma obra de grande importância para professores da Educação Infantil, compartilhando procedimentos lúdicos usados em sua metodologia de ensino. Assim, em Qual é o corpo que dança? a autora revela com sabedoria as múltiplas faces da arte da dança.