Detalhes do Livro
ISBN | 9788532308436 |
---|---|
REF: | 10843 |
Edição | 8 |
Ano | 2005 |
Nº de Páginas | 160 |
Peso | 0,22 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Autor(es): Klauss Vianna
Apaixonado pela dança e pelas possibilidades expressivas do movimento, o bailarino, coreógrafo e professor Klauss Vianna apresenta neste livro o resultado de um trabalho de observação, experimentação, estudo e reflexão sobre o corpo humano e suas implicações anatômicas, funcionais psicológicas, efetivas e espirituais.
R$62,80
ISBN | 9788532308436 |
---|---|
REF: | 10843 |
Edição | 8 |
Ano | 2005 |
Nº de Páginas | 160 |
Peso | 0,22 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
No Url FoundEste livro é uma combinação de movimentos diversos – dança, pesquisa, passado e presente – que envolvem a vida e obra de Rudolf Laban (1879-1958) e da reverberação de seu pensamento artístico, filosófico e científico no Brasil. Embora seja considerado um dos grandes teóricos da dança do século XX, Laban baseia-se na observação, na prática e na experiência do corpo em movimento. Neste livro, Melina Scialom resgata a introdução dos ensinamentos de Laban no Brasil e sua repercussão entre bailarinos e educadores, criando uma espécie de genealogia que explica os caminhos percorridos por diversos profissionais da arte do movimento.
Nesta obra, Fernanda de Souza Almeida apresenta uma possibilidade de aproximação da dança com as crianças da educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogue com as características e necessidades dos pequenos. De seu trabalho pioneiro resultaram: pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito “socioistoricocultural”, noção do corpo, estruturação espacial e diferenciação eu-outro); estratégias (interação social, jogo, improvisação e apreciação estética); e os quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo), todos acompanhados de dicas, sugestões de vivência e sequências didáticas que podem ser experimentadas na prática educativa.
Abordando o trabalho da bailarina e coreógrafa Angel Vianna – uma das mais importantes referências na área de corpo, movimento e artes cênicas –, esta obra faz um paralelo entre o trabalho corporal de Angel e a formação do ator. Entre os temas abordados estão as técnicas criadas pela bailarina, sua prática pedagógica, os cursos oferecidos por ela e o uso da criatividade e do movimento no teatro.
Nesta obra, Cora Miller Laszlo apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação somática com adolescentes, partindo tanto de seu processo pessoal como professora de Técnica Klauss Vianna (TKV) para adolescentes quanto como praticante da TKV. O livro apresenta um histórico da Escola Vianna, bem como seus princípios e desdobramentos na cena contemporânea. Além disso, e principalmente, vem suprir a carência de livros voltados para a dança e o adolescer, apresentando uma abordagem de corpo que parte da singularidade de cada um, respeitando as questões que emergem nessa faixa etária e dando-lhes vazão por meio do movimento. Nesse processo, aspectos como liberdade, criatividade e afeto ajudam a abrir outros caminhos de dança.
Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Dirigido a educadores e profissionais de dança, teatro, educação física, educação infantil, fisioterapia e terapias corporais – e a estudantes das artes cênicas em geral –, o livro também atende aos interessados em conhecer e vivenciar a dança de forma artística e pedagógica. Apresentando com clareza os princípios dos Vianna e seus desdobramentos na cena contemporânea, Jussara reflete sobre os diferentes corpos – do adulto, da criança, do ator, do dançarino e do indivíduo comum – que se tornam dançantes. Supre, ainda, a carência de bibliografia sobre dança para crianças, produzindo uma obra de grande importância para professores da Educação Infantil, compartilhando procedimentos lúdicos usados em sua metodologia de ensino. Assim, em Qual é o corpo que dança? a autora revela com sabedoria as múltiplas faces da arte da dança.
Avaliações
Não há avaliações ainda.