Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490602 |
---|---|
REF: | 12060 |
Edição | 1 |
Ano | 2022 |
Nº de Páginas | 208 |
Peso | 0,257 kg |
Formato | 1,0 × 14 × 21 cm |
Organizador(es): Fernanda de Souza Almeida
Autor(es): Andreza Lucena Minervino de Sá, Carolina Romano de Andrade, Deyzylany Ferreira Neves, Fernanda de Souza Almeida, Nilva Pessoa de Souza, Princesa Ricardo Marinelli, Taynara Ferreira Silva
É na infância que as experiências vividas passam a compor a personalidade adulta. Nessa fase, o contato com o lúdico fortalece os processos de formação da mente e do corpo. Pensando nisso, Fernanda Almeida traz aos leitores aplicações da prática artístico-educativa com crianças de pouca idade. Baseando-se na linguagem da dança, ela e suas colaboradoras – participantes do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) – apresentam uma série de intervenções realizadas em escolas públicas com o objetivo de sensibilizar meninos e meninas para os diversos caminhos da arte.
Realizando experimentações em ambiente real – o chão de escola –, as pesquisadoras encaram a meninada como seres de direitos e protagonistas da própria vida. Música, poesia, cultura popular, tecnologia, educação para a diversidade, improvisação, apreciação e contação de histórias são apenas alguns dos eixos trabalhados concretamente nesta obra. As experiências aqui relatadas servirão de inspiração para educadores de todo o Brasil interessados em passar da dança para crianças à dança com crianças. Prefácio de Ana Terra, coordenadora do curso de Dança da Unicamp.
R$75,70
ISBN | 9786555490602 |
---|---|
REF: | 12060 |
Edição | 1 |
Ano | 2022 |
Nº de Páginas | 208 |
Peso | 0,257 kg |
Formato | 1,0 × 14 × 21 cm |
Fernanda de Souza Almeida é curiosa e entusiasta da vida. Uma pessoa do movimento do corpo, das ideias, dos tempos e dos espaços. Ridente e brincante por excelência, é mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação Dançarelando. E-mail: fefalmeida@gmail.com.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
A criança tem outro campo de percepção, sua curiosidade, sensibilidade e capacidade de produção simbólica são expressas em gestos e movimentos. Portanto, a valorização do movimento, do brincar, das relações e das interações, oferecendo diversas possibilidades para expandir suas potencialidades, é fundamental.Em Dança e educação, Fernanda de Souza Almeida apresenta 30 sequências didáticas completas que almejam a expansão da criatividade, da sensibilidade, da expressividade e do conhecimento de si, do outro e do meio. Sem reduzir o processo a passos, repetições, elaborações de coreografias para datas festivas ou mímicas de letras de música, a autora inspira o docente a criar novas perspectivas em direção a um processo educacional infantil de qualidade.
Apaixonado pela dança e pelas possibilidades expressivas do movimento, o bailarino, coreógrafo e professor Klauss Vianna apresenta neste livro o resultado de um trabalho de observação, experimentação, estudo e reflexão sobre o corpo humano e suas implicações anatômicas, funcionais psicológicas, efetivas e espirituais.
Nesta obra, Fernanda de Souza Almeida apresenta uma possibilidade de aproximação da dança com as crianças da educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogue com as características e necessidades dos pequenos. De seu trabalho pioneiro resultaram: pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito “socioistoricocultural”, noção do corpo, estruturação espacial e diferenciação eu-outro); estratégias (interação social, jogo, improvisação e apreciação estética); e os quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo), todos acompanhados de dicas, sugestões de vivência e sequências didáticas que podem ser experimentadas na prática educativa.
Atualmente existe uma melhor compreensão a respeito dos valores formativos e criativos da dança contemporânea para crianças, adolescentes e adultos. Neste livro, a autora analisa a importância da dança, com um enfoque metodológico claro, e orienta professores na busca de novos valores.
Nesta obra, Cora Miller Laszlo apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação somática com adolescentes, partindo tanto de seu processo pessoal como professora de Técnica Klauss Vianna (TKV) para adolescentes quanto como praticante da TKV. O livro apresenta um histórico da Escola Vianna, bem como seus princípios e desdobramentos na cena contemporânea. Além disso, e principalmente, vem suprir a carência de livros voltados para a dança e o adolescer, apresentando uma abordagem de corpo que parte da singularidade de cada um, respeitando as questões que emergem nessa faixa etária e dando-lhes vazão por meio do movimento. Nesse processo, aspectos como liberdade, criatividade e afeto ajudam a abrir outros caminhos de dança.