Detalhes do Livro
ISBN | 9788532301123 |
---|---|
REF: | 10112 |
Edição | 17 |
Ano | 1980 |
Nº de Páginas | 368 |
Peso | 0,42 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Autor(es): Violet Oaklander
As crianças falam de si mesmas destacando suas posições mediante a experiência do conhecimento. A autora desenvolve um sério estudo sobre o crescimento infantil empregando métodos altamente originais e flexíveis.
Essa edição foi substituída por uma nova revista que pode ser acessada aqui:
Descobrindo crianças – Edição revista
ISBN | 9788532301123 |
---|---|
REF: | 10112 |
Edição | 17 |
Ano | 1980 |
Nº de Páginas | 368 |
Peso | 0,42 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
No Url FoundBaseando-se na teoria gestáltica, em especial no ciclo de contato proposto por Zinker, e influenciada pela teoria winnicottiana, Carla Cristina Poppa oferece ao leitor novas maneiras de fazer o manejo terapêutico na psicoterapia de crianças. De forma dinâmica e inovadora, a autora reflete sobre a necessidade de construir um raciocínio clínico que permita realizar intervenções com maior segurança, tanto com a criança quanto com seus pais – aspecto por vezes deixado de lado por muitos profissionais. Assim, a psicoterapia pode representar um suporte temporário para a criança até que ela tenha atravessado o impasse em seu desenvolvimento e seus pais tenham assimilado os recursos necessários para sustentar seu desenvolvimento com maior autonomia. Embasado também em casos clínicos, este livro é direcionado tanto a Gestalt-terapeutas que desejam adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil quanto aos pais interessados no comportamento dos filhos e em ampliar sua capacidade de comunicação com eles.
Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.
Entrelaçando teoria e prática, Luciana Aguiar constrói uma obra dinâmica, atual e completa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da psicoterapia infantil, a concepção de ser humano em Gestalt-terapia, a família na perspectiva gestáltica, o funcionamento saudável e não saudável, a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças, o processo terapêutico e o trabalho com os responsáveis e a escola.
Avaliações
Não há avaliações ainda.