Detalhes do Livro
ISBN | 9786555491036 |
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REF: | 12103 |
Edição | 18 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 376 |
Peso | 0,440 kg |
Formato | 1,80 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Violet Oaklander
Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.
R$122,30
ISBN | 9786555491036 |
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REF: | 12103 |
Edição | 18 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 376 |
Peso | 0,440 kg |
Formato | 1,80 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
A Gestalt-terapia considera o indivíduo um ser em processo, dotado da capacidade de se transformar ao longo do percurso de acordo com as relações que estabelece consigo, com os outros e com o mundo. Compreendendo a adolescência como uma fase em que passado e futuro se relacionam diretamente com o presente, os autores desta obra usam de toda sua expertise para trazer uma nova compreensão dessa delicada fase da vida. Entre os assuntos abordados aqui estão a psicoterapia breve com essa faixa etária, vulnerabilidades, depressão, desconhecimento e descoberta, relações familiares, parentalidade, uso excessivo da tecnologia e rodas de conversa como modalidade terapêutica – temas atuais e contemporâneos que levam o leitor a refletir sobre a teoria e as experiências práticas aqui relatadas. Prefácio de Jorge Ponciano Ribeiro.
Entrelaçando teoria e prática, Luciana Aguiar constrói uma obra dinâmica, atual e completa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da psicoterapia infantil, a concepção de ser humano em Gestalt-terapia, a família na perspectiva gestáltica, o funcionamento saudável e não saudável, a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças, o processo terapêutico e o trabalho com os responsáveis e a escola.
Fritz Perls, com sua constante inquietação e intransigência, deixa-nos como legado esta síntese genuína de sua grande criação, a gestalt-terapia. O livro apresenta de maneira simples e informal – palestras e sessões gravadas – as idéias nas quais se sustenta a gestalt-terapia. Difícil imaginar algo que nos aproxima-se mais da gestalt-terapia do que o próprio Perls atuando e comentando suas intervenções.
Partindo do pressuposto de que a infância é o período ideal para trabalhar problemas e conflitos, os autores desta obra expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher as crianças. Entre os temas discutidos estão: a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; e a importância de ter a família como aliada.
Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arteterapia.
Baseando-se na teoria gestáltica, em especial no ciclo de contato proposto por Zinker, e influenciada pela teoria winnicottiana, Carla Cristina Poppa oferece ao leitor novas maneiras de fazer o manejo terapêutico na psicoterapia de crianças. De forma dinâmica e inovadora, a autora reflete sobre a necessidade de construir um raciocínio clínico que permita realizar intervenções com maior segurança, tanto com a criança quanto com seus pais – aspecto por vezes deixado de lado por muitos profissionais. Assim, a psicoterapia pode representar um suporte temporário para a criança até que ela tenha atravessado o impasse em seu desenvolvimento e seus pais tenham assimilado os recursos necessários para sustentar seu desenvolvimento com maior autonomia. Embasado também em casos clínicos, este livro é direcionado tanto a Gestalt-terapeutas que desejam adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil quanto aos pais interessados no comportamento dos filhos e em ampliar sua capacidade de comunicação com eles.
Quando crianças, muitos de nós aprendemos a esconder nossos sentimentos e necessidades para corresponder às expectativas de nossos pais e, desse modo, garantir o “amor” deles. Segundo Alice Miller, esse dom de se adaptar é uma estratégia de sobrevivência diante dos abusos sofridos na infância, e tem um custo: a supressão do próprio eu. É com base nessa compreensão que a autora examina os efeitos duradouros dos traumas de infância, que se traduzem em sentimentos de vazio e alienação. Ilustrado com relatos de pacientes, trechos de diários pessoais e excertos literários, este livro ajuda o leitor a reconhecer as próprias emoções e necessidades e descobrir sua verdade interior. Esta nova edição inclui um posfácio escrito pela autora e, ainda, o texto “As raízes da violência”, inédito em português, em que Miller faz um resumo das consequências trágicas da violência contra a criança.
Ampliando ainda mais o tema da clínica gestáltica na infância, Sheila Antony e Rosana Zanella compilam nesta obra um vasto conteúdo teórico, clínico e prático para tratar a criança em sofrimento. Escritos por profissionais extremamente experientes, os capítulos mergulham em temas caros à abordagem gestáltica, como a presença, o heterossuporte e o uso de atividades lúdico-terapêuticas para expandir a awareness desse público. Além disso, fica claro a cada página que a tríade terapeuta-criança-família é cocriadora de fenômenos emocionais e comportamentais que levam à cura, à transformação e à ressignificação dos dramas vividos.
“Este livro […] amplia o escopo dos cuidados e intervenções aplicados na área infantil, entrelaçando teoria e prática clínica. Aqui, a criança se torna protagonista e é figura do enredo proposto pela obra, composta de consistentes pontos de vista apresentados pelas profissionais da área infantil gestáltica que se dedicam ao acolhimento do sofrimento e do desenvolvimento de crianças.”
Neste livro – publicado mais de 25 anos depois de Descobrindo crianças, que a consagrou –, Violet Oaklander compartilha com os leitores sua vasta experiência como Gestalt-terapeuta de crianças e adolescentes. A autora reflete sobre os principais problemas que levam crianças e adolescentes à terapia e sobre os fatores desenvolvimentais e sociais que interferem no desenvolvimento saudável. Entendendo que os comportamentos inadequados são sintomas, apresenta um processo terapêutico que visa ajudar a criança a aguçar os sentidos, reconectar-se com seu corpo, fortalecer o self, expressar suas emoções e adquirir awareness de seus padrões de resposta a situações de tensão e estresse, criando assim as condições necessárias para que a mudança aconteça. Para tanto, faz uso das mais variadas técnicas expressivas, criativas e projetivas, que apresenta de maneira clara e detalhada. O livro traz, ainda, muitos exemplos de casos, além de abordar as especificidades dos diferentes contextos terapêuticos, como o trabalho com crianças muito pequenas, o trabalho com adolescentes e a terapia individual, familiar e em grupos. Há um capítulo inteiro dedicado à raiva – este sentimento tão humano que, porque mal compreendido, está na origem de tantos problemas – e outro que traz um olhar gestáltico e humanizado para o tratamento de crianças com sintomas de TDAH. Com linguagem clara e acessível, esta obra interessará não só a psicoterapeutas, mas também a pais e mães, e a todo profissional ligado à infância e à adolescência.
Este livro é uma coletânea de artigos elaborada oito anos após o início da explosão da gestalt, ocorrida na Califórnia entre 1966 e 1968. Naquela época Frederick Perls, o iniciador da Gestalt-terapia, trabalhava intensamente em contato com um grande número de terapeutas que vinham de todas as partes dos Estados Unidos para assistir seus seminários e workshops no Esalen Institute. O livro contém artigos do próprio Perls, e de outro nomes expressivos como Wilson Van Dusen, Stephen A. Tobin, John B. Emright, Barry Stevens, Robert K. Hall, Stella Rensnick, Marc Joslyn, além de John O. Stevens que organizou a coletânea nos Estados Unidos.