ISBN: 9788532305015

Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos

Organizador(es): Valéria Amorim Arantes

Autor(es): Elie Ghanem, Jaume Trilla

Neste livro, os autores discorrem sobre os diferentes aspectos que contemplam essas duas perspectivas das práticas educativas, analisando seu aspecto histórico, social e político. Os pontos e contrapontos tecidos no diálogo estabelecido por Ghanem e Trilla sinalizam a importância da cooperação e da complementariedade entre a educação formal e a não formal, na busca de uma educação mais justa e mais democrática.

R$65,70

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532305015

Assunto:

Coleção: Pontos e Contrapontos

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788532305015
REF: 10501
Edição 1
Ano 2008
Nº de Páginas 168
Peso 0,2 kg
Formato 14 × 21 cm

Valéria Amorim Arantes

Valéria Amorim ArantesÉ professora livre‑docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Foi professora visitante nas Universidades Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Desde 2008, desenvolve pesquisas e intervenções em escolas públicas e privadas sobre a temática dos projetos de vida.

Elie Ghanem


É professor de Sociologia da Educação, na Faculdade de Educação, e de Resolução de Problemas, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo. Suas atividades de pesquisa abordam mudança e reforma educacional e inovação. Trabalhou por mais de uma década em organizações não governamentais dedicadas ao direito à educação, prestando assessoria a escolas públicas básicas e a grupos populares, bem como coordenando projetos conjuntos de escolas e organizações comunitárias. Entre outros títulos, é autor de Educação escolar e democracia no Brasil (Ação Educativa/Autêntica, 2004) e organizador de Influir em políticas públicas e provocar mudanças sociais: experiências a partir da sociedade civil brasileira (Ashoka/Avina/Imesp, 2007).

Jaume Trilla


É professor catedrático na Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona. Na mesma instituição, foi vice-presidente da Divisão de Ciências da Educação e diretor do Departamento de Teoria e História da Educação. Recebeu os prêmios Josep Pallach, Rosa Sensat (duas vezes), Joan Profitós e Serra i Moret, na área da Pedagogia. Também foi professor convidado em diversas universidades espanholas e estrangeiras. Publicou vários trabalhos, entre eles: La educación fuera de la escuela (Ariel Educación, 2003), Ensayos sobre la escuela: el espacio social y material de la escuela (Laertes, 1985), La educación informal (PPU, 1987), El profesor y los valores controvertidos (Paidós, 1992), Otras educaciones: animación sociocultural, formación de adultos y ciudad educativa (Anthropos, 1993), Animación sociocultural: teorías, programas y ámbitos, como coordenador (Ariel, 1997), Aprender, lo que se dice aprender... – Una teoría alfabética de la educación (Octaedro, 2000), El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XXI, como coordenador (Graó, 2001) ; e, no Brasil, A pedagogia do ócio, com Josep M. Puig (Artmed, 2004), Profissão: educador social, com Mercè Romans e Antoni Petrus (Artmed, 2003) e A pedagogia da felicidade – Superando a escola entediante (Artmed, 2006).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [63.72 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Inclusão escolar: pontos e contrapontos

Maria Teresa Eglér Mantoan
Rosângela Gavioli Prieto

Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Inclusão escolar – Pontos e contrapontos (8ª edição revista)

 

Educação e valores: pontos e contrapontos

Josep Maria Puig
Ulisses F. Araújo
R$65,70

Qual a origem da moralidade? Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Como formar moralmente os alunos? Podem, escola e educadores, ensinar valores? Os autores desta obra debatem, entre outros assuntos, os processos psicológicos que levam à construção de valores, a influência da afetividade em tais processos, o papel da religião na educação moral e o conceito de inteligência moral.

Educação de surdos: pontos e contrapontos

Núria Silvestre
Regina Maria de Souza
R$75,70

Quarto volume da coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as conseqüências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões: como manter o equilíbrio entre a língua oral e a de sinais? Qual a posição do implante coclear nesse processo? Podem, a escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens? Livro fundamental para a era da inclusão.

Educação e competências: pontos e contrapontos

Joan Rué
Maria Isabel de Almeida
R$65,70

Como o termo competência foi introduzido na educação? O ensino por competências representa um avanço em relação aos modelos educativos existentes? Se sim, como implantá-lo? Como formar os profissionais da educação para esse modelo de ensino? Como deve ser o sistema de avaliação nessa perspectiva? Essas e muitas outras questões são tratadas ao longo desta obra, escrita por dois grandes especialistas em educação.

Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos

Sérgio Antônio da Silva Leite
Silvia M. Gasparian Colello
R$83,60

Neste livro, dois especialistas da Unicamp e da USP ampliam a compreensão do ensino da língua escrita. É possível alfabetizar sem retornar à cultura cartilhesca? Qual o papel da afetividade na alfabetização? Como sistematizar o trabalho pedagógico em sala de aula? Que paradigmas devem ser revistos no caso da aprendizagem escrita? Essas e outras perguntas são respondidas e debatidas nesta obra fundamental ao professor.

Jogo e projeto: pontos e contrapontos

Lino de Macedo
Nílson José Machado
R$56,10

Neste livro, Lino de Macedo e Nílson José Machado desenvolvem, de forma crítica, sistemática, metódica e objetiva, idéias sobre as complexas relações entre jogo e projeto. No diálogo que estabelecem, cruzam perspectivas divergentes e convergentes, integram novos elementos e significados à discussão, ampliam os horizontes da temática e sinalizam novas formas de organização do pensamento e das práticas educativas cotidianas.

Ensino de ciências: pontos e contrapontos

Attico Chassot
Nélio Bizzo
R$72,30

Transitando entre história, filosofia e ensino de ciências, esta obra aborda, entre outros temas, a origem das espécies e do homem, o papel da igreja na história da ciência, a dimensão dos conteúdos nas disciplinas científicas, as relações entre o saber popular e o saber científico, a interdisciplinaridade e a transversalidade. Livro fundamental para a formação de professores de ciência no contexto brasileiro.

Profissão docente: pontos e contrapontos

Miquel Martínez
Sonia Penin
R$56,10

Partindo da premissa de que o trabalho docente se dá nos emaranhados de um contexto social e institucional, Sonia Penin, diretora da Faculdade de Educação da USP, e Miquel Martínez, diretor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona, trazem elementos e perspectivas que enriquecem a análise da referida temática.