Detalhes do Livro
ISBN | 9788532309532 |
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REF: | 10953 |
Edição | 1 |
Ano | 2014 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,2 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Organizador(es): Valéria Amorim Arantes
Autor(es): Nílson José Machado, Ubiratan D'Ambrosio
A análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática (bem como suas dificuldades) é o foco desta obra. Nela, os autores discorrem sobre diferentes aspectos do ensino da matemática, analisando questões históricas, epistemológicas, sociais e políticas. Esse profícuo diálogo nos conduz a uma disciplina concebida como meio para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.
R$69,10
ISBN | 9788532309532 |
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REF: | 10953 |
Edição | 1 |
Ano | 2014 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,2 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
É professora livre‑docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Foi professora visitante nas Universidades Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Desde 2008, desenvolve pesquisas e intervenções em escolas públicas e privadas sobre a temática dos projetos de vida.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Um estudo sobre os vínculos entre educação matemática e processos de exclusão e desprivilegiamento de grupos humanos em função da raça ou etnia. Como a disciplina pode favorecer não somente a aquisição de habilidades cognitivas como também atitudes de solidariedade e questionamento mais crítico de estruturas mais amplas da sociedade.
Neste livro, Lino de Macedo e Nílson José Machado desenvolvem, de forma crítica, sistemática, metódica e objetiva, idéias sobre as complexas relações entre jogo e projeto. No diálogo que estabelecem, cruzam perspectivas divergentes e convergentes, integram novos elementos e significados à discussão, ampliam os horizontes da temática e sinalizam novas formas de organização do pensamento e das práticas educativas cotidianas.
Nas décadas recentes a sociedade vem passando por mudanças que impactam a sala de aula, o currículo das escolas e os próprios objetivos da educação. Este livro discute como os chamados temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e com os princípios de interdisciplinaridade, podem apontar caminhos inovadores para a educação formal e para uma ressignificação da prática docente.
Depois de conceituar a educação baseada na resolução de conflitos, esta obra oferece um guia prático para implantar as assembleias escolares, incluindo os passos a serem seguidos na promoção das assembleias de classe, de escola, de docentes e dos fóruns escolares. Por fim, dá voz aos sujeitos que já vivenciaram as assembleias, mostrando as mudanças vividas nas relações escolares e sua contribuição para a ética e a cidadania.
Transitando entre história, filosofia e ensino de ciências, esta obra aborda, entre outros temas, a origem das espécies e do homem, o papel da igreja na história da ciência, a dimensão dos conteúdos nas disciplinas científicas, as relações entre o saber popular e o saber científico, a interdisciplinaridade e a transversalidade. Livro fundamental para a formação de professores de ciência no contexto brasileiro.
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