ISBN: 9788532309532

Ensino de matemática: pontos e contrapontos

Organizador(es): Valéria Amorim Arantes

Autor(es): Nílson José Machado, Ubiratan D'Ambrosio

A análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática (bem como suas dificuldades) é o foco desta obra. Nela, os autores discorrem sobre diferentes aspectos do ensino da matemática, analisando questões históricas, epistemológicas, sociais e políticas. Esse profícuo diálogo nos conduz a uma disciplina concebida como meio para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.

R$69,10

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532309532

Assunto:

Coleção: Pontos e Contrapontos

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532309532
REF: 10953
Edição 1
Ano 2014
Nº de Páginas 176
Peso 0,2 kg
Formato 14 × 21 cm

Valéria Amorim Arantes

Valéria Amorim ArantesÉ professora livre‑docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Foi professora visitante nas Universidades Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Desde 2008, desenvolve pesquisas e intervenções em escolas públicas e privadas sobre a temática dos projetos de vida.

Nílson José Machado


Nílson José Machado

É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Atua tanto na graduação quanto na pós-graduação, tendo orientado algumas dezenas de mestres e/ou doutores no Programa da Feusp. No Biênio 1993-94, foi professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania, coordenado por Alfredo Bosi. Publicou diversos livros, entre os quais: Ética e educação; Educação – Competência e qualidade; Educação e autoridade; Conhecimento e valor; Educação – Projetos e valores; Epistemologia e didática e Matemática e língua materna. É ainda autor de mais de duas dezenas de livros infantis.

Ubiratan D'Ambrosio


Ubiratan D'Ambrosio

É doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da mesma instituição. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera e professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Geociências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [124.73 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ensino de matemática: pontos e contrapontos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Etnomatemática

Uma experiência educacional
Vera Lucia da Silva Halmenschlager

Um estudo sobre os vínculos entre educação matemática e processos de exclusão e desprivilegiamento de grupos humanos em função da raça ou etnia. Como a disciplina pode favorecer não somente a aquisição de habilidades cognitivas como também atitudes de solidariedade e questionamento mais crítico de estruturas mais amplas da sociedade.

Jogo e projeto: pontos e contrapontos

Lino de Macedo
Nílson José Machado
R$56,10

Neste livro, Lino de Macedo e Nílson José Machado desenvolvem, de forma crítica, sistemática, metódica e objetiva, idéias sobre as complexas relações entre jogo e projeto. No diálogo que estabelecem, cruzam perspectivas divergentes e convergentes, integram novos elementos e significados à discussão, ampliam os horizontes da temática e sinalizam novas formas de organização do pensamento e das práticas educativas cotidianas.

Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação

Ulisses F. Araújo
R$53,00

Nas décadas recentes a sociedade vem passando por mudanças que impactam a sala de aula, o currículo das escolas e os próprios objetivos da educação. Este livro discute como os chamados temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e com os princípios de interdisciplinaridade, podem apontar caminhos inovadores para a educação formal e para uma ressignificação da prática docente.

Autogestão na sala de aula

As assembleias escolares
Ulisses F. Araújo
R$47,10

Depois de conceituar a educação baseada na resolução de conflitos, esta obra oferece um guia prático para implantar as assembleias escolares, incluindo os passos a serem seguidos na promoção das assembleias de classe, de escola, de docentes e dos fóruns escolares. Por fim, dá voz aos sujeitos que já vivenciaram as assembleias, mostrando as mudanças vividas nas relações escolares e sua contribuição para a ética e a cidadania.

Ensino de ciências: pontos e contrapontos

Attico Chassot
Nélio Bizzo
R$72,30

Transitando entre história, filosofia e ensino de ciências, esta obra aborda, entre outros temas, a origem das espécies e do homem, o papel da igreja na história da ciência, a dimensão dos conteúdos nas disciplinas científicas, as relações entre o saber popular e o saber científico, a interdisciplinaridade e a transversalidade. Livro fundamental para a formação de professores de ciência no contexto brasileiro.