ISBN: 9788532310781

Escola para todos e para cada um, A

Organizador(es): Augusto Galery

Autor(es): Andreia Pinto, Augusto Galery, Deigles GiacomelIi Amaro, Edith Rubinstein, Patrícia Vieira

Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.

R$69,10

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532310781

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532310781
REF: 11078
Edição 1
Ano 2017
Nº de Páginas 176
Peso 0,22 kg
Formato 14 × 21 cm

Augusto Galery

Doutor e pós‑doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP‑USP), mestre em Inclusão Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV‑SP) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso‑USP), do Centro de Estudos em Administração Pública e Democracia (Apud‑Fecap) e do grupo Educação e Docência no Ensino Superior (EDES‑Fecap). Professor da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (Fecap). Foi coordenador do projeto Diversa (www.diversa.org.br) por cinco anos. Autor e coautor de diversos textos sobre inclusão escolar, digital e no trabalho, incluindo “Avanços e desafios na construção de uma sociedade inclusiva” (PUC/Minas).

Andreia Pinto


Pedagoga com habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep/Piracicaba), psicopedagoga com formação em Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) I e Básico e arteterapeuta. Tem experiência como professora na educação especial e no ensino regular. Especialista em jogos, ministra cursos e oficinas para educadores.

Augusto Galery


Doutor e pós‑doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP‑USP), mestre em Inclusão Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV‑SP) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso‑USP), do Centro de Estudos em Administração Pública e Democracia (Apud‑Fecap) e do grupo Educação e Docência no Ensino Superior (EDES‑Fecap). Professor da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (Fecap). Foi coordenador do projeto Diversa (www.diversa.org.br) por cinco anos. Autor e coautor de diversos textos sobre inclusão escolar, digital e no trabalho, incluindo “Avanços e desafios na construção de uma sociedade inclusiva” (PUC/Minas).

Deigles GiacomelIi Amaro


Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE‑USP); mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da mesma instituição (IP‑USP); especializada em Terapia Corporal – Método Terapia Ocupacional Dinâmica – e Saúde Coletiva; e graduada em Terapia Ocupacional e Pedagogia. Tem experiência no atendimento a pessoas com deficiência, suas famílias e comunidade; na coordenação e gestão de serviços voltados a essa população; em assessoria técnica pedagógica; na coordenação de grupos de trabalho. Atua como participante de conselhos e como docente na formação de pessoas nas áreas de educação, desenvolvimento humano, políticas públicas e inclusão social.

Edith Rubinstein


Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade São Marcos, psicopedagoga e terapeuta familiar. Formadora em Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) pelo Centre for the Enhancement of Learning Potential (Icelp‑Jerusalém). Coordenadora e docente do Centro de Estudos Seminários de Psicopedagogia. Ex‑presidente, sócia‑fundadora e membro do conselho nato da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Organizadora dos livros: Psicopedagogia – Uma prática, diferentes estilos (Casa do Psicólogo, 2012) e Psicopedagogia: fundamentos para a construção de um estilo (Casa do Psicólogo, 2014). Autora do livro O estilo de aprendizagem e a queixa escolar, entre o saber e o conhecer (Casa do Psicólogo, 2014) e de diversos artigos em revistas.

Patrícia Vieira


Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC‑SP), psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae, psicanalista e membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Consultora de projetos de inclusão escolar. Professora do curso de expansão de inclusão escolar no Instituto Sedes Sapientiae e organizadora do livro Medicação ou medicalização? (Primavera Editorial, 2014).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [549.69 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Escola para todos e para cada um, A”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Infância, liberdade e acolhimento

Experiências na educação infantil
Tânia Campos Rezende
Vitória Regis Gabay de Sá
R$99,90

Nos últimos anos, o tema da educação infantil ganhou destaque na mídia e na universidade. Cada vez mais se defende que a criança cresça num ambiente desafiador e, ao mesmo tempo, acolhedor e amoroso. Respaldadas por sua experiência de mais de 30 anos como educadoras, Tânia Rezende e Vitória Gabay de Sá apresentam neste livro a experiência vívida de uma escola baseada nesses princípios. Em linguagem leve e acessível, as autoras conjugam teoria e prática utilizando uma ampla bibliografia, as leis nacionais mais atuais e relatos de casos. Destinada a estudantes de Pedagogia, professores da educação infantil, pais e profissionais que lidam com a infância, a obra aborda temas fundamentais da área, como:• a medicalização indiscriminada das crianças pequenas; • a imposição cada vez maior de conteúdos em detrimento do tempo de brincadeira; • a dificuldade de lidar com alunos considerados difíceis; • os conflitos inerentes à relação entre pais e educadores; • os conceitos errôneos a respeito da inclusão de alunos com distúrbios físicos e/ou psíquicos.

Inclusão e educação

Doze olhares sobre a educação inclusiva
António M. Magalhães
Carlos Skliar
Catarina Tomás
e mais 12 autores
R$111,00

Desenvolver uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Trata-se de um objetivo ambiciosoe complexo porque a escola sempre conviveu com a seleção, e só aparentemente é “para todos e para cada um”. Aqui, doze especialistas apresentam suas perspectivas sobre o tema, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática.

Inclusão escolar

O que é? Por quê? Como fazer?
Maria Teresa Eglér Mantoan
R$47,10

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.

Superando obstáculos

A leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual
Maria Elisabeth Grillo
R$58,40

A obra descreve a atuação da autora no processo de alfabetização de cinco crianças com deficiência mental. Utilizando a teoria construtivista como base, Elisabeth mostra, passo a passo, como os alunos foram capazes de construir significados ao longo do processo de aprendizagem. Trabalho pioneiro na área, que merece a atenção de educadores, pais, terapeutas, lingüistas e fonoaudiólogos.

Inclusão escolar: pontos e contrapontos

Maria Teresa Eglér Mantoan
Rosângela Gavioli Prieto

Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Inclusão escolar – Pontos e contrapontos (8ª edição revista)