Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490626 |
---|---|
REF: | 12062 |
Edição | 4 |
Ano | 2022 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,168 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Jussara Miller
Em A escuta do corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna, Jussara Miller enfrenta o desafio de transformar em texto as vivências cinestésicas e apresenta, de forma organizada e inédita, a prática corporal do coreógrafo Klauss Vianna. Com base no relato da trajetória dos bailarinos Klauss, Angel e Rainer, a autora revela as descobertas dos Viannas, em especial de Klauss, com relação ao corpo e ao movimento – o que lhes permitiu aperfeiçoar a expressão corporal, tornando-a essencial para a prática da dança e da atuação no Brasil. Este livro busca suprir a carência de bibliografia a sobre a pesquisa dos Viannas e, principalmente, a ausência de registro da sistematização dessa técnica. Dessa maneira, a obra divulga uma prática que possibilita atingir a amplitude do movimento corporal e contribui para o amadurecimento da dança no país.
R$53,00
ISBN | 9786555490626 |
---|---|
REF: | 12062 |
Edição | 4 |
Ano | 2022 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,168 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Proposta terapêutica e, ao mesmo tempo, pedagógica, o Método Corpo Intenção é um instrumento para o autoconhecimento e a superação de obstáculos físicos, comportamentais e mentais. Neste livro, Denise de Castro elenca as principais influências de seu trabalho pioneiro, explica seu modo de atuar com os pacientes – bebês, crianças, jovens e adultos, individualmente ou em grupo – e expõe as etapas de sua abordagem: reconhecer, problematizar, operar a forma e simultaneidade. Trata-se de uma nova forma de abordar o ser humano e suas várias “camadas”. Ao ajudar o paciente a tornar-se consciente de si e do ambiente, a autora permite que ele amadureça em todos os sentidos, tornando-o mais saudável e aberto a experiências com o outro. Influenciada por fisioterapeutas e terapeutas corporais como Godelieve Denys-Struyf e Stanley Keleman, pela filosofia e pela dança, Denise generosamente oferece aos profissionais do corpo toda sua sabedoria. Apresenta, ainda, sequências práticas e fotografias de momentos clínicos reais.
Nesta obra, Cora Miller Laszlo apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação somática com adolescentes, partindo tanto de seu processo pessoal como professora de Técnica Klauss Vianna (TKV) para adolescentes quanto como praticante da TKV. O livro apresenta um histórico da Escola Vianna, bem como seus princípios e desdobramentos na cena contemporânea. Além disso, e principalmente, vem suprir a carência de livros voltados para a dança e o adolescer, apresentando uma abordagem de corpo que parte da singularidade de cada um, respeitando as questões que emergem nessa faixa etária e dando-lhes vazão por meio do movimento. Nesse processo, aspectos como liberdade, criatividade e afeto ajudam a abrir outros caminhos de dança.
Este livro é uma combinação de movimentos diversos – dança, pesquisa, passado e presente – que envolvem a vida e obra de Rudolf Laban (1879-1958) e da reverberação de seu pensamento artístico, filosófico e científico no Brasil. Embora seja considerado um dos grandes teóricos da dança do século XX, Laban baseia-se na observação, na prática e na experiência do corpo em movimento. Neste livro, Melina Scialom resgata a introdução dos ensinamentos de Laban no Brasil e sua repercussão entre bailarinos e educadores, criando uma espécie de genealogia que explica os caminhos percorridos por diversos profissionais da arte do movimento.
Corpo, transborda é um livro sobre o trabalho de expressão corporal para o artista cênico. Resultante de sua pesquisa no mestrado profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena, esta obra de Marina Caron relata sua prática artístico-pedagógica considerando o corpo pela perspectiva da educação somática.
A autora compila 20 anos de pesquisa e propõe um olhar profundo sobre o corpo psicomotor e sua necessidade expressiva. Aborda questões sobre a organização corporal e o movimento, propondo procedimentos de autoconhecimento, consciência corporal e investigação poética. Ao detalhar sua prática e suas ideias, Marina oferece sugestões de vias de acesso que podem abrir caminhos para a criação artística. Além disso, faz uma ponte inédita com o trabalho de Suzanne Piret e Marie-Madeleine Béziers, atrelando a coordenação psicomotora às ferramentas criativas do ser humano, e retrata sua experiência com a educação somática de crianças.
Livro fundamental para artistas da cena, da dança, do teatro e da performance, educadores somáticos, profissionais da fisioterapia e leitores interessados no próprio corpo e em sua potência expressiva.
Apaixonado pela dança e pelas possibilidades expressivas do movimento, o bailarino, coreógrafo e professor Klauss Vianna apresenta neste livro o resultado de um trabalho de observação, experimentação, estudo e reflexão sobre o corpo humano e suas implicações anatômicas, funcionais psicológicas, efetivas e espirituais.
Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Dirigido a educadores e profissionais de dança, teatro, educação física, educação infantil, fisioterapia e terapias corporais – e a estudantes das artes cênicas em geral –, o livro também atende aos interessados em conhecer e vivenciar a dança de forma artística e pedagógica. Apresentando com clareza os princípios dos Vianna e seus desdobramentos na cena contemporânea, Jussara reflete sobre os diferentes corpos – do adulto, da criança, do ator, do dançarino e do indivíduo comum – que se tornam dançantes. Supre, ainda, a carência de bibliografia sobre dança para crianças, produzindo uma obra de grande importância para professores da Educação Infantil, compartilhando procedimentos lúdicos usados em sua metodologia de ensino. Assim, em Qual é o corpo que dança? a autora revela com sabedoria as múltiplas faces da arte da dança.