ISBN: 9788532302113

Formação e informação científica

Jornalismo para iniciados e leigos

Autor(es): Alicia Ivanissevich, Eduardo Geraque, Martha San Juan França, Maurício Tuffani, Sergio Vilas Boas, Verônica Falcão, Vinicius Romanini

A coleção Formação & Informação aborda setores de cobertura jornalística pela ótica do interesse público. Neste volume, profissionais familiarizados com o macrotema ciência discutem, em linguagem franca, a persona dos cientistas, seus discursos e interesses, as políticas que os fomentam, a filosofia do saber científico e as inter-relações da pesquisa com o desenvolvimento socioeconômico. Os artigos evidenciam, entre outros temas, a diferença entre “jornalismo sobre ciência” e “divulgação científica”.

R$53,00

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532302113

Assuntos: , , ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788532302113
REF: 10211
Edição 1
Ano 2005
Nº de Páginas 128
Peso 0,15 kg
Formato 14 × 21 cm

Alicia Ivanissevich


Eduardo Geraque


Martha San Juan França


Maurício Tuffani


Sergio Vilas Boas


É jornalista, escritor e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Literário da ABJL, instituição da qual é co-fundador. Doutor em Comunicação,  estuda e pratica narrativas biográficas. É autor de Perfis: e como escrevê-los (2003), Biografias & biógrafos (2002) e Os estrangeiros do trem N (prêmio Jabuti de reportagem 1998), entre outros. Editor e executivo do site www.textovivo.com.br e criador, para a Summus Editorial, da coleção Formação e informação – jornalismo para iniciados e leigos.

Verônica Falcão


 

Vinicius Romanini


Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

No Url Found

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Formação e informação científica”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Saúde na mídia, A

Medicina para jornalistas, jornalismo para médicos
Roxana Tabakman
R$87,80

A saúde é a preocupação número um dos seres humanos, mas a mídia não tem profissionais bem preparados e as universidades não ensinam os médicos a lidar com os meios de comunicação. Numa era em que o paciente está cada vez mais informado, saber falar de saúde é fundamental. Nesta obra de fôlego, a autora recorre a médicos, jornalistas, pacientes e ONGs para propor caminhos concretos de interação.

Ciência e jornalismo

Da herança positivista ao diálogo dos afetos
Cremilda Medina
R$53,00

As marcas do paradigma positivista estão presentes no trabalho do cientista e do jornalista. Mas as competências técnicas de ambos passaram por crises nos respectivos paradigmas, provocadas por mudanças de visão de mundo que eclodiram no século XX. As certezas e princípios que determinavam relações verticais e unidirecionais sofreram abalos profundos nos contextos democráticos e no crescente acesso aos meios de comunicação social.Para melhor perceber a impregnação da herança do século XIX, Cremilda Medina recorre a algumas das principais fontes – Auguste Comte, por exemplo – e mostra, com base nelas, que as práticas profissionais e as metodologias científicas ainda enfrentam os impasses desse legado. A linguagem dialógica que a autora pesquisa há mais de quatro décadas articula, em seu 13º livro, reflexão teórica com prática narrativa.O pensamento da autora invoca, na essência, outra maneira de estar no mundo em oposição à técnica tradicional da entrevista ou da observação dos fenômenos contemporâneos. O leitor, por sua vez, é convidado a partilhar a construção do texto: a todo momento temas envolventes vêm à tona, salientando o laço democrático entre ciência, sociedade e comunicação social.

Notícia: Um Produto à Venda

Jornalismo na sociedade urbana e industrial
Cremilda Medina
R$72,30

Este livro propõe um modelo de análise do fenômeno jornalístico que elucida vários aspectos do processamento da notícia. O tratamento das informações jornalísticas é abordado no próprio âmbito das redações, onde se cria e formula um produto para venda em banca: a notícia.