Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490909 |
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REF: | 12090 |
Edição | 4 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,164 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Rossana Ramos
Destinado a educadores de todos os níveis de ensino e a pais, este livro mostra como a escola pode se transformar no palco da verdadeira educação inclusiva. Para Rossana Ramos, crianças e adolescentes com deficiência — seja ela física, mental ou múltipla — não devem frequentar instituições especiais. Ao contrário, precisam interagir com crianças e adultos sem deficiência para, assim, adquirir habilidades e algum grau de autonomia. Baseando-se em sua experiência como pioneira da inclusão no Brasil, ela desfaz diversos mitos que rodeiam o assunto. Além disso, relata casos bem-sucedidos de alunos que superaram dificuldades e, a seu modo, desenvolveram muitas habilidades — provando que, nesse trajeto, a parceria escola-pais-educadores é fundamental.
R$53,00
ISBN | 9786555490909 |
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REF: | 12090 |
Edição | 4 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,164 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Quarto volume da coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as conseqüências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões: como manter o equilíbrio entre a língua oral e a de sinais? Qual a posição do implante coclear nesse processo? Podem, a escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens? Livro fundamental para a era da inclusão.
José Manoel, o filho da autora, tem síndrome de Down. Iva conta sua história com uma honestidade comovente, sem medo de se expor: raiva, frustrações, pequenas e grandes alegrias. Escrito há 35 anos, este livro continua sendo um grande conforto para os pais em situações similares.
Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.
Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.
Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.
Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
Inclusão escolar – Pontos e contrapontos (8ª edição revista)