Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490909 |
---|---|
REF: | 12090 |
Edição | 4 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,164 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Rossana Ramos
Destinado a educadores de todos os níveis de ensino e a pais, este livro mostra como a escola pode se transformar no palco da verdadeira educação inclusiva. Para Rossana Ramos, crianças e adolescentes com deficiência — seja ela física, mental ou múltipla — não devem frequentar instituições especiais. Ao contrário, precisam interagir com crianças e adultos sem deficiência para, assim, adquirir habilidades e algum grau de autonomia. Baseando-se em sua experiência como pioneira da inclusão no Brasil, ela desfaz diversos mitos que rodeiam o assunto. Além disso, relata casos bem-sucedidos de alunos que superaram dificuldades e, a seu modo, desenvolveram muitas habilidades — provando que, nesse trajeto, a parceria escola-pais-educadores é fundamental.
R$53,00
ISBN | 9786555490909 |
---|---|
REF: | 12090 |
Edição | 4 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,164 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.
José Manoel, o filho da autora, tem síndrome de Down. Iva conta sua história com uma honestidade comovente, sem medo de se expor: raiva, frustrações, pequenas e grandes alegrias. Escrito há 35 anos, este livro continua sendo um grande conforto para os pais em situações similares.
Quarto volume da coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as conseqüências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões: como manter o equilíbrio entre a língua oral e a de sinais? Qual a posição do implante coclear nesse processo? Podem, a escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens? Livro fundamental para a era da inclusão.
Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.
Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.
Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
Inclusão escolar – Pontos e contrapontos (8ª edição revista)