ISBN: 9788532311054

Infância, liberdade e acolhimento

Experiências na educação infantil

Autor(es): Tânia Campos Rezende, Vitória Regis Gabay de Sá

Nos últimos anos, o tema da educação infantil ganhou destaque na mídia e na universidade. Cada vez mais se defende que a criança cresça num ambiente desafiador e, ao mesmo tempo, acolhedor e amoroso. Respaldadas por sua experiência de mais de 30 anos como educadoras, Tânia Rezende e Vitória Gabay de Sá apresentam neste livro a experiência vívida de uma escola baseada nesses princípios. Em linguagem leve e acessível, as autoras conjugam teoria e prática utilizando uma ampla bibliografia, as leis nacionais mais atuais e relatos de casos. Destinada a estudantes de Pedagogia, professores da educação infantil, pais e profissionais que lidam com a infância, a obra aborda temas fundamentais da área, como:• a medicalização indiscriminada das crianças pequenas; • a imposição cada vez maior de conteúdos em detrimento do tempo de brincadeira; • a dificuldade de lidar com alunos considerados difíceis; • os conflitos inerentes à relação entre pais e educadores; • os conceitos errôneos a respeito da inclusão de alunos com distúrbios físicos e/ou psíquicos.

R$99,90

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532311054

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532311054
REF: 11105
Edição 1
Ano 2018
Nº de Páginas 248
Peso 0,483 kg
Formato 17 × 24 cm

Tânia Campos Rezende


Tânia é casada e mãe de três filhos já adultos. Cursou Magistério, foi professora de educação infantil e depois, como psicóloga, trabalhou com gestantes e puérperas. Mestre em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), fez formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). 

Vitória Regis Gabay de Sá


Vitória é casada e mãe de duas filhas. Tem especialização em Psicopedagogia – Atendimento Clínico e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Psicanálise com Crianças pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise com Crianças (NEPPC). Atualmente cursa Psicanálise no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Entre 1988 e 1993, atuou como professora e coordenadora pedagógica da Espaço Livre (creche comunitária da PUC-SP).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [935.81 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Infância, liberdade e acolhimento”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Afetividade na escola

Alternativas teóricas e práticas
Antoine Bechara
Elizabeth Harkot-de-La-Taille
Genoveva Sastre
e mais 10 autores

Este livro traz para o cenário da educação o tema da afetividade, raramente abordado e freqüentemente ocultado nas encruzilhadas do cotidiano escolar. Ele questiona os dualismos estabelecidos no mundo científico e escolar, que separa cognição e afetividade, razão e emoção, assumindo que tais dimensões são indissociáveis no funcionamento psíquico humano. Essa discussão apresenta a contribuição de 13 autores, estudiosos de diferentes campos do conhecimento: educação, psicologia, lingüística, neurologia e matemática.

Imaginação, criança e escola

Daniele Nunes Henrique Silva
R$53,00

Partindo das contribuições da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, este livro analisa os processos que configuram a imaginação infantil e mostra como o espaço escolar influencia o imaginário das crianças pequenas. Além de discutir o modo como as políticas educacionais tematizam os processos criativos e estéticos e qual é a repercussão dessas diretrizes na prática pedagógica, a autora apresenta situações de sala de aula em que se manifestam as atividades criadoras das crianças em idade pré-escolar e examina como elas se organizam nas dinâmicas interativas professor-aluno e aluno-aluno. Daniele Nunes reflete ainda sobre a importância do faz de conta, do desenho e da narrativa no desenvolvimento infantil e mostra como as próprias crianças pensam e sentem o ato de imaginar na escola, indicando que imaginação e pensamento não são processos excludentes; ao contrário, encontram-se interligados e interdependentes. Ao final de cada capítulo, o leitor recebe sugestões de atividades que podem ser experimentadas em sala de aula.

De volta ao Quintal Mágico

A educação infantil na Te-Arte
Dulcilia Schroeder Buitoni
R$99,90

A conhecida escola da Tê, da educadora Thereza Soares Pagani, é o tema desta obra na visão de uma jornalista, mãe de ex-alunos. Este livro apresenta a metodologia da escola e o seu dia a dia. Mostra também a mudança para sede própria e a chegada de uma nova geração de cuidadores que atuam, cada um a seu modo, sob o olhar vigilante e as diretrizes de Therezita.

Escola para todos e para cada um, A

Andreia Pinto
Augusto Galery
Deigles GiacomelIi Amaro
e mais 2 autores
R$69,10

Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.

DIREITO DA CRIANÇA AO RESPEITO , O

Dalmo de Abreu Dallari
Janusz Korczak

Dois grandes nomes refletem sobre o mesmo tema. Longe de se fixar em visões idealistas, os autores abordam o tema com realismo e coerência. Estabelecem critérios de validade permanente para o nosso relacionamento com crianças. O resultado é um livro vigoroso, profundo, rico de considerações humanas, pedagógicas, sociais. Texto fundamental para pais, educadores, psicólogos, e todos que quiserem melhor compreender a criança, especialmente numa época em que o problema do menor assume uma importância como jamais teve antes.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Direito da criança ao respeito, O – Edição revista

 

 

Afetividade do Educador, A

Max Marchand
R$47,10

Um livro que incentiva uma abertura ao crescimento pessoal do mestre e do aluno, ao equilíbrio entre suavidade e indulgência, disciplina e senso de humor. O educador manifesta seu afeto na renúncia a si mesmo e na adaptação à idade, psicologia e evolução de cada aluno. O livro nos toca pela sensibilidade, pelo humanismo, pela capacidade de dedicação à tarefa educativa que Max Marchand demonstra. Uma obra preciosa, válida em diferentes níveis culturais, sociais e econômicos.

Criança até 4 anos, A

Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos)
Vânia de Almeida Salek
R$56,10

A autora descreve de maneira sensível e clara o processo de entrada da criança na escola, apresentando orientações interessantes para os educadores e para os pais. Além de mostrar como se dá a interação com adultos e com outras crianças, Vânia aborda temas como rotina e construção da identidade e da autonomia. Oferece ainda atividades para cada faixa etária relativas ao domínio do próprio corpo, da comunicação, do conhecimento do mundo etc.