Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490060 |
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REF: | 12006 |
Edição | 1 |
Ano | 2020 |
Nº de Páginas | 224 |
Peso | 0,271 kg |
Formato | 1 × 14 × 21 cm |
Organizador(es): Rosana Zanella, Sheila Antony
Autor(es): Carla Cristina Poppa, Evelyn de Oliveira, Fabiana De Zorzi, Luciana Aguiar, Rosana Zanella, Sheila Antony, Taís Aparecida Augusto, Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa
Ampliando ainda mais o tema da clínica gestáltica na infância, Sheila Antony e Rosana Zanella compilam nesta obra um vasto conteúdo teórico, clínico e prático para tratar a criança em sofrimento. Escritos por profissionais extremamente experientes, os capítulos mergulham em temas caros à abordagem gestáltica, como a presença, o heterossuporte e o uso de atividades lúdico-terapêuticas para expandir a awareness desse público. Além disso, fica claro a cada página que a tríade terapeuta-criança-família é cocriadora de fenômenos emocionais e comportamentais que levam à cura, à transformação e à ressignificação dos dramas vividos.
“Este livro […] amplia o escopo dos cuidados e intervenções aplicados na área infantil, entrelaçando teoria e prática clínica. Aqui, a criança se torna protagonista e é figura do enredo proposto pela obra, composta de consistentes pontos de vista apresentados pelas profissionais da área infantil gestáltica que se dedicam ao acolhimento do sofrimento e do desenvolvimento de crianças.”
R$81,90
ISBN | 9786555490060 |
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REF: | 12006 |
Edição | 1 |
Ano | 2020 |
Nº de Páginas | 224 |
Peso | 0,271 kg |
Formato | 1 × 14 × 21 cm |
Psicóloga e psicoterapeuta. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro efetivo do departamento de Gestalt‑terapia e coeditora da Revista de Gestalt do mesmo instituto. Coordenadora dos cursos “Brincadeira é coisa séria” e “A clínica gestáltica infantojuvenil”, do Sedes. Professora e supervisora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Coordenadora adjunta da especialização em Gestalt – Abordagem Clínica e Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora convidada em diversos cursos de formação em Gestalt no Brasil. Organizadora de A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013) e de capítulos publicados em diversos livros nas áreas de Gestalt, crianças e adolescentes. Coordenadora do Projeto Mamãe‑Bebê – Vivência com Gestantes, na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami) em São Caetano do Sul. Coordenadora do programa Psico no Chico – Acolhimento e Escuta Psicológica, em São Caetano do Sul.
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB), atuou como psicóloga clínica da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Fundadora e professora do Instituto de Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB), realizou treinamento intensivo em Gestalt‑terapia com crianças, com Violet Oaklander, em 2006. Ministrante do curso Gestalt‑terapia com crianças: teoria e arte e do workshop vivencial “Cuidando e amando a criança que existe em nós”, é organizadora do livro A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento (Summus 2010). Autora de Cuidando de crianças: teoria e arte em Gestalt‑terapia (Juruá, 2012), é colaboradora do livro A clínica gestáltica com adolescentes: caminhos clínicos e institucionais (Summus, 2013).
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Partindo do pressuposto de que a infância é o período ideal para trabalhar problemas e conflitos, os autores desta obra expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher as crianças. Entre os temas discutidos estão: a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; e a importância de ter a família como aliada.
Entrelaçando teoria e prática, Luciana Aguiar constrói uma obra dinâmica, atual e completa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da psicoterapia infantil, a concepção de ser humano em Gestalt-terapia, a família na perspectiva gestáltica, o funcionamento saudável e não saudável, a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças, o processo terapêutico e o trabalho com os responsáveis e a escola.
Quando crianças, muitos de nós aprendemos a esconder nossos sentimentos e necessidades para corresponder às expectativas de nossos pais e, desse modo, garantir o “amor” deles. Segundo Alice Miller, esse dom de se adaptar é uma estratégia de sobrevivência diante dos abusos sofridos na infância, e tem um custo: a supressão do próprio eu. É com base nessa compreensão que a autora examina os efeitos duradouros dos traumas de infância, que se traduzem em sentimentos de vazio e alienação. Ilustrado com relatos de pacientes, trechos de diários pessoais e excertos literários, este livro ajuda o leitor a reconhecer as próprias emoções e necessidades e descobrir sua verdade interior. Esta nova edição inclui um posfácio escrito pela autora e, ainda, o texto “As raízes da violência”, inédito em português, em que Miller faz um resumo das consequências trágicas da violência contra a criança.
São conhecidas as dificuldades vividas por professores, familiares, educadores e profissionais da área de saúde ao lidar com adolescentes. Neste livro, autores experientes mostram diversas modalidade de atendimento a adolescentes, tanto na clínica quanto em instituições. Temas como bullying, intervenção psicológica, orientação profissional e conflitos familiares são abordados em profundidade.
Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arteterapia.
Esta obra é considerada a pedra angular da Gestalt-terapia. Aguardada ansiosamente pela comunidade gestáltica no Brasil, foi publicada pela primeira vez em 1951 e reeditada em 1994 para resgatar os fundamentos teóricos sobre os quais se estrutura a Gestalt-terapia. São apresentados os conceitos básicos elaborados por Perls, Hefferline e Goodman que deram origem a toda a literatura posterior e nortearam as técnicas utilizadas na prática gestáltica.
A autora é pioneira na integração da prática terapêutica com recursos que envolvem expressão e criatividade. Este livro descreve de forma calorosa e pessoal a experiência artística em terapia, tanto individual quanto em grupos, bem como no campo da educação e do crescimento pessoal. São apresentadas instruções simples de atividades artísticas no contexto terapêutico e educacional.
Baseando-se na teoria gestáltica, em especial no ciclo de contato proposto por Zinker, e influenciada pela teoria winnicottiana, Carla Cristina Poppa oferece ao leitor novas maneiras de fazer o manejo terapêutico na psicoterapia de crianças. De forma dinâmica e inovadora, a autora reflete sobre a necessidade de construir um raciocínio clínico que permita realizar intervenções com maior segurança, tanto com a criança quanto com seus pais – aspecto por vezes deixado de lado por muitos profissionais. Assim, a psicoterapia pode representar um suporte temporário para a criança até que ela tenha atravessado o impasse em seu desenvolvimento e seus pais tenham assimilado os recursos necessários para sustentar seu desenvolvimento com maior autonomia. Embasado também em casos clínicos, este livro é direcionado tanto a Gestalt-terapeutas que desejam adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil quanto aos pais interessados no comportamento dos filhos e em ampliar sua capacidade de comunicação com eles.
Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.