ISBN: 9788571830059

Intervenções grupais na educação

Organizador(es): Heloisa Junqueira Fleury, Marlene Magnabosco Marra

Autor(es): Ana Flávia Trindade dos Santos, Antônio dos Santos Andrade, Cristiene Gama Tenório, Cybele M. R. Ramalho, Heloisa Junqueira Fleury, Maria de Lourdes Sgorbissa, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Marlene Magnabosco Marra, Marília J. Marino, Norma Silvia Trindade de Lima, Patrícia Freire Campos, Paulo Bareicha, Stela Regina de Souza Fava

O psicodrama permite renovar as atuações profissionais na educação, possibilitando um trabalho criativo com populações com grandes dissonâncias culturais. Também facilita a resolução de conflitos na rotina da escola, permanente desafio para educadores na difícil tarefa de intermediar alunos, professores e colegas. O livro traz exemplos e soluções de todo o Brasil, com resultados que incrementam o aprendizado e promovem cidadania.

R$65,70

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788571830059

Assuntos: , ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788571830059
REF: 20005
Edição 1
Ano 2005
Nº de Páginas 168
Peso 0,2 kg
Formato 14 × 21 cm

Heloisa Junqueira Fleury

Heloisa Junqueira FleuryÉ psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora pela Febrap – Federação Brasileira de Psicodrama. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Docente no Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Board da IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes. É organizadora do livro Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático e co-autora dos livros Intervenções grupais na educação, Intervenções grupais na saúde; Intervenções grupais nas organizações; Intervenções grupais nos direitos humanos; Práticas grupais contemporâneas; Quando a psicoterapia trava e Psicodrama e neurociência – contribuições para a mudança terapêutica, todos publicados pela Editora Ágora. E-mail: hjfleury@uol.com.br

Marlene Magnabosco Marra

É psicóloga. Terapeuta de família, casais, grupos e indivíduos, é doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela TelAviv University (UTA). Pesquisadora associada da UnB, é coordenadora e docente do programa de pós-graduação em Psicodrama e Terapia de Casal e Família da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Interpsi). Coeditora da Revista Brasileira de Psicodrama, é autora de diversos artigos e capítulos de livros, além de organizadora de obras voltadas para temas como cidadania, sociodrama e intervenções grupais.

Ana Flávia Trindade dos Santos


Antônio dos Santos Andrade


Cristiene Gama Tenório


Cybele M. R. Ramalho


É natural de Aracaju (SE), psicóloga formada em 1981 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduada em Psicologia Clínica pela PUC-MG. Tornou-se psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama da Bahia em 1990. É membro da Febrap (Federação Brasileira de Psicodrama) e credenciada como professora-supervisora desde 1994. Atualmente, é Coordenadora dos Cursos de Formação em Psicodrama em Aracaju pela Profint (Profissionais Integrados Ltda.). Leciona no curso de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e concluiu o curso de especialização em Psicoterapia Analítica pelo Instituto Junguiano da Bahia. Em consultório particular tem experiência clínica de vinte anos com adolescentes e adultos, nas modalidades individual e grupal. Desenvolve, eventualmente, trabalhos de assessoria em algumas instituições e comunidades, utilizando a metodologia sociopsicodramática.

Heloisa Junqueira Fleury


Heloisa Junqueira Fleury

É psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora pela Febrap – Federação Brasileira de Psicodrama. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Docente no Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Board da IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes. É organizadora do livro Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático e co-autora dos livros Intervenções grupais na educação, Intervenções grupais na saúde; Intervenções grupais nas organizações; Intervenções grupais nos direitos humanos; Práticas grupais contemporâneas; Quando a psicoterapia trava e Psicodrama e neurociência – contribuições para a mudança terapêutica, todos publicados pela Editora Ágora. E-mail: hjfleury@uol.com.br

Maria de Lourdes Sgorbissa


Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler


Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP); psicodramatista didata supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); professora e supervisora do curso de formação em Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e de outras federadas do Brasil; especialista em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo; membro da coordenação do projeto Psicodrama Público SP (desdobrado do Centro Cultural São Paulo, desde 2004). Atendimento psicoterápico em consultório para adultos, casais, famílias e crianças. Autora de livros e capítulos em revistas especializadas. E‑mail: maripfwe@gmail.com

Marília J. Marino


Doutora em Psicologia Clínica e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Pedagoga com habilitação em Magistério, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Supervisão Escolar pela PUC‑SP e docente da Faculdade de Educação. Psicodramatista, didata e supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), membro da coordenação e docente do curso de formação em Psicodrama do convênio SOPSP‑PUC‑SP (pós‑graduação latu sensu/especialização). Membro da diretoria de Ensino e Ciência da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap) e do núcleo de formação nas gestões 2003‑2004 e 2005‑2006. Integrante da comissão científica de vários congressos de Psicodrama, respondeu no congresso de 2010 pela coordenação da atividade Em cena do Brasil. Membro da Câmara de Representantes em várias gestões e atual vice‑presidente da SOPSP. Atuação socioeducacional em escolas, diferentes organizações e comunidades. Publicações na Revista Brasileira de Psicodrama.

Marlene Magnabosco Marra


É psicóloga. Terapeuta de família, casais, grupos e indivíduos, é doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela TelAviv University (UTA). Pesquisadora associada da UnB, é coordenadora e docente do programa de pós-graduação em Psicodrama e Terapia de Casal e Família da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Interpsi). Coeditora da Revista Brasileira de Psicodrama, é autora de diversos artigos e capítulos de livros, além de organizadora de obras voltadas para temas como cidadania, sociodrama e intervenções grupais.

Norma Silvia Trindade de Lima


Patrícia Freire Campos


Paulo Bareicha


Stela Regina de Souza Fava


É psicóloga; psicodramatista; consultora em Educação; coordenadora da Oficina de Psicodrama Pedagógico de São Paulo. Co-autora dos livros:  Ações educativas – vivências com psicodrama na prática pedagógica e Intervenções grupais na educação.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

No Url Found

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Intervenções grupais na educação”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Jogando a sério

O Psicodrama no ensino, no trabalho e na comunidade
Maria Carmen Bello
R$78,80

Neste livro, María Carmen Bello compartilha suas experiências como psicodramatista e mostra que o psicodrama constitui um método, uma filosofia e uma prática capaz de promover a interação grupal e a resolução de situações de crise ou conflito. Baseando-se em vivências pedagógicas, institucionais, empresariais e sociais, a autora detalha – com linguagem direta e, por vezes, irreverente – um grande leque de aplicações da abordagem criada por Jacob Levy Moreno. Grupos universitários, de mulheres, equipes profissionais e até meninos de rua: ninguém fica incólume à experiência de refletir sobre si mesmo e reconstruir a realidade com dois instrumentos humanos apontados por Moreno como únicos – a espontaneidade e a criatividade. Obra indicada a todos os profissionais que trabalham em e com grupos.

Relação educador-educando, A

Um projeto psicodramático baseado em Morin e Moreno
Rosa Lidia Pontes
R$53,00

Ainda hoje, pouco tempo e espaço são dedicados ao desenvolvimento dos aspectos relacionais entre educadores e alunos. Em consequência, diversos treinamentos e aulas realizados em instituições e empresas de caráter educacional oferecem uma metodologia mecânica, em que o saber e o sentir do educando são desconsiderados. Fundamentada nesse pensamento, Rosa Lidia Pontes propõe neste livro um novo paradigma educacional, integrando as ideias de dois grandes pensadores que se recusam a fragmentar o ser humano, reduzindo- o apenas à dimensão racional, e acreditam em um futuro para a humanidade e para o planeta calcado no diálogo profícuo entre os seres humanos: Edgar Morin e Jacob Levy Moreno.Obra transdisciplinar e atual, dirige-se a educadores que desejam trabalhar mais eficazmente seus aspectos relacionais com seus aprendizes, considerando ambos seres dotados de razão, mas também de emoção; de mente, mas também de corpo.