Detalhes do Livro
ISBN | 9788532309983 |
---|---|
REF: | 10998 |
Edição | 1 |
Ano | 2015 |
Nº de Páginas | 240 |
Peso | 0,27 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Organizador(es): Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, Victoria Wilson
Autor(es): Bruno Araújo, Glaucia Guimarães, Isabel Cristina M. Bezerra, Iza Terezinha Gonçalves Quelhas, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, Mairce da Silva Araújo, Marcia Soares Alvarenga, Maria Cristina Ribas, Maria Tereza Goudard Tavares, Rafaela Corrêa Silva, Renata de Souza Moura, Rosimeri de Oliveira Dias, Simone Ribeiro Barros André, Victoria Wilson
Hoje, é consenso que o acesso ao livro é fundamental para garantir a incorporação de práticas de leitura ao cotidiano. Destinada a estudantes de pedagogia e a educadores, esta obra aborda a democratização da cultura, o ensino de literatura e a alfabetização freireana – passando por temas como contação de histórias, livros infantis, EJA, ensino de língua estrangeira e redações de vestibular.
R$86,80
ISBN | 9788532309983 |
---|---|
REF: | 10998 |
Edição | 1 |
Ano | 2015 |
Nº de Páginas | 240 |
Peso | 0,27 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Procientista. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo.
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑Rio). Pós‑Doutorada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora associada de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Práticas Educativas da UFF. Membro do Diretório Linguagem, Identidades, Ensino (FFP‑Uerj). Conselheira da Assel‑Rio.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Com o objetivo de discutir a alfabetização em sua complexidade, esta obra usa o referencial socioconstrutivista para relacionar teoria e prática em diferentes abordagens: as concepções de ensino e de escrita, as trajetórias escolares na alfabetização de crianças e adultos, os processos cognitivos na aprendizagem da escrita, a produção textual na infância e adolescência, os desafios da transposição didática e a formação de professores alfabetizadores.
Esta obra apresenta reflexões sobre a produção de textos em sala de aula, na perspectiva de um processo de ensino-aprendizagem complexo e contínuo. As autoras partem da produção de crianças, jovens e adultos em diferentes momentos do processo de escolarização. Tendo como referência a teoria da enunciação de Bakhtin, os textos indicam que, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se ensine e se aprenda a escrita em uso, ou seja, no processo de interação com os pares, professores e alunos, e no diálogo com conhecimentos de variadas origens. Assim, o livro destina-se a profissionais da educação básica – professores, coordenadores e orientadores pedagógicos –, a professores alfabetizadores e àqueles que pesquisam o tema na graduação e na pós-graduação.
A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro levanta diversos questionamentos sobre a alfabetização como é praticada hoje nas escolas. Depois de analisar diversas falhas didáticas e tendências pedagógicas viciadas, a autora oferece alternativas que subsidiem a construção de uma escola que efetivamente ensine a escrever.
Avaliações
Não há avaliações ainda.