Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490312 |
---|---|
REF: | 12031 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,219 kg |
Formato | 0,80 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Maria Carme Boqué Torremorell
Embora a mediação de conflitos não tenha surgido na escola, ela é hoje uma ferramenta vital na gestão pacífica de conflitos nesse contexto. A mediação escolar proporciona um ambiente seguro e construtivo e ajuda os alunos a desenvolver competências socioemocionais e pedagógicas. Além disso, previne a violência e amplia a solidariedade e a consciência de grupo de crianças, adolescentes, educadores, pais e de toda a comunidade escolar, fomentando assim uma cultura de paz.
Dividida em três partes, esta obra extremamente didática aborda os fundamentos da mediação de conflitos, seus modelos e âmbitos de aplicação, o passo a passo para sua implementação, seu uso específico na comunidade escolar – na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio – e o papel do mediador no processo. Apresenta, ainda, exemplos bem-sucedidos de mediação e um plano detalhado para formar mediadores no âmbito educativo.
R$69,10
ISBN | 9786555490312 |
---|---|
REF: | 12031 |
Edição | 1 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,219 kg |
Formato | 0,80 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Com as transformações do contexto educacional, o papel dos profissionais da educação tem sido objeto de polêmica e controvérsias. A sala de aula é testemunha da diversidade das práticas educativas. Este livro aborda tópicos como os limites da autonomia e da autoridade docente, o que recuperar e o que abandonar na prática cotidiana etc.
A obra traz um conjunto de competências pessoais e profissionais para educar em valores, oferecendo uma série de exercícios para treiná-las. Tais competências são: manter-se fiel a seus princípios; reconhecer o outro; facilitar o diálogo; mediar a participação; trabalhar em equipe; trabalhar pela escola; trabalhar em rede. Livro fundamental para professores da educação básica e alunos de pedagogia e de licenciatura.
Dois grandes nomes refletem sobre o mesmo tema. Longe de se fixar em visões idealistas, os autores abordam o tema com realismo e coerência. Estabelecem critérios de validade permanente para o nosso relacionamento com crianças. O resultado é um livro vigoroso, profundo, rico de considerações humanas, pedagógicas, sociais. Texto fundamental para pais, educadores, psicólogos, e todos que quiserem melhor compreender a criança, especialmente numa época em que o problema do menor assume uma importância como jamais teve antes.
Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
Direito da criança ao respeito, O – Edição revista
Depois de conceituar a educação baseada na resolução de conflitos, esta obra oferece um guia prático para implantar as assembleias escolares, incluindo os passos a serem seguidos na promoção das assembleias de classe, de escola, de docentes e dos fóruns escolares. Por fim, dá voz aos sujeitos que já vivenciaram as assembleias, mostrando as mudanças vividas nas relações escolares e sua contribuição para a ética e a cidadania.
Entre os discursos da violência como uma epidemia e o silêncio por ela provocado, há discursos inauditos e imprevistos que apontam para uma compreensão ampliada das questões que nos preocupam. Este livro discute a violência que está na escola, apresentando as várias dimensões que cercam o problema e apontando algumas ações possíveis que estão ao alcance de todos nós.
Fruto de um intenso trabalho de pesquisa dentro de sala de aula, esta obra mostra que valores humanos como ética, solidariedade e respeito podem ser aprendidos. Depois de aplicar um método de resolução de conflitos e transmissão de valores a uma classe de primeira série do ensino fundamental, as autoras contam os recursos pedagógicos que utilizaram e como as crianças incorporaram tais valores em seu caráter.
Este livro traz para o cenário da educação o tema da afetividade, raramente abordado e freqüentemente ocultado nas encruzilhadas do cotidiano escolar. Ele questiona os dualismos estabelecidos no mundo científico e escolar, que separa cognição e afetividade, razão e emoção, assumindo que tais dimensões são indissociáveis no funcionamento psíquico humano. Essa discussão apresenta a contribuição de 13 autores, estudiosos de diferentes campos do conhecimento: educação, psicologia, lingüística, neurologia e matemática.
Infelizmente, amor e bom senso não são suficientes na educação dos filhos. Eles precisam se sentir, acima de tudo, compreendidos. Partindo de sua experiência como psicóloga especialista no relacionamento pais-filhos, Dina oferece ao leitor dicas simples e práticas para percebermos o que as crianças estão sentido e, com base nisso, tomarmos a melhor decisão em caso de conflito. Mostra também como desenvolver a autonomia das crianças e oferece alternativas à crítica e aos rótulos.
Um livro que incentiva uma abertura ao crescimento pessoal do mestre e do aluno, ao equilíbrio entre suavidade e indulgência, disciplina e senso de humor. O educador manifesta seu afeto na renúncia a si mesmo e na adaptação à idade, psicologia e evolução de cada aluno. O livro nos toca pela sensibilidade, pelo humanismo, pela capacidade de dedicação à tarefa educativa que Max Marchand demonstra. Uma obra preciosa, válida em diferentes níveis culturais, sociais e econômicos.
Toda criança precisa compreender o mundo em que vive, e pais e educadores devem fornecer exemplos diários de boa conduta e agir de maneira coerente com o que dizem. Mas muitos optam pela violência e pela humilhação para “ensinar”. Agindo assim, criam seres humanos sem capacidade crítica e também violentos. Usando a psicologia para falar de birras, medos, mentiras, vergonha, inconsciente e brincadeiras, a autora constrói um singelo manual de boas maneiras – para os pais. Prefácio de Ruth Rocha.
Qual a origem da moralidade? Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Como formar moralmente os alunos? Podem, escola e educadores, ensinar valores? Os autores desta obra debatem, entre outros assuntos, os processos psicológicos que levam à construção de valores, a influência da afetividade em tais processos, o papel da religião na educação moral e o conceito de inteligência moral.
Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.
Uma edição atualizada deste livro está à venda. Confira em:
Comunicação não violenta – Nova edição