ISBN: 9788532311269

Piaget, Vigotski, Wallon – Edição revista

Teorias psicogenéticas em discussão

Autor(es): Heloysa Dantas, Marta Kohl de Oliveira, Yves de La Taille

Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta edição revista de uma obra consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores.Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação.Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição.Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência – concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva.Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia.

R$69,10

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ISBN: 9788532311269

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532311269
REF: 11126
Edição 28
Ano 2019
Nº de Páginas 176
Peso 0,206 kg
Formato 14 × 21 cm

Heloysa Dantas


Professora pós-doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área de psicologia da educação. Obra publicada: A infância da razão – Uma introdução à psicologia da inteligência de Henry Wallon (Manole, 1990).

Marta Kohl de Oliveira


Professora associada aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, com pós-doutorado no Laboratory of Comparative Human Cognition, da Universidade da Califórnia, San Diego. Autora de Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – Um processo sócio-histórico (Scipione, 1993) e de Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto (Hucitec, 2009), além de diversos artigos e capítulos de livros.

Yves de La Taille


Professor titular aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Psicologia do Desenvolvimento e realiza pesquisas na área de psicologia moral, tendo publicado diversos artigos, livros e capítulos sobre o tema. Seu livro Moral e ética – Dimensões intelectuais e afetivas (Artmed, 2006) recebeu o prêmio Jabuti em 2007.

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