ISBN: 9786555491609
Pioneiros da Gestalt-terapia no Brasil
Histórias e memórias
Organizador(es): Celana Cardoso Andrade
Autor(es): Abel Guedes, Alexandra Cleopatre Tsallis, Ari Rehfeld, Celana Cardoso Andrade, Fádua Helou, Jorge Ponciano Ribeiro, Lilian Meyer Frazão, Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz), Maria Cristina Frascaroli (Tsallis), Myrian Bove Fernandes, Mônica Botelho Alvim, Ronaldo Miranda, Selma Ciornai, Teresinha Mello da Silveira
Este livro reúne histórias dos pioneiros da Gestalt-terapia no Brasil. Organizado por Celana Cardoso Andrade, ele capta a essência de uma abordagem que valoriza o contato autêntico e a totalidade humana, congregando as vozes que moldaram a teoria e a prática gestáltica e a adaptaram ao contexto cultural, social e político brasileiro. Tratando de temas como superação, liberdade, autenticidade, transformação e produção acadêmica — além de questões de classe, raça e gênero —, a obra convida o leitor a mergulhar nas vivências desses terapeutas que dedicaram a vida ao desenvolvimento da Gestalt-terapia em nosso país. Trata-se de um convite inspirador para todos os que desejam compreender e preservar o legado dessa abordagem.
Disponível em: 5 de maio de 2025 às 00:00
R$91,10
Celana Cardoso Andrade
Psicóloga pela Universidade Católica de Goiás (UCG), com especialização em Gestalt‑terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt‑terapia de Goiânia (ITGT). Mestre em Psicologia Clínica pela UCG. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Pós‑doutoranda em Psicologia em Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora no curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Editora da Phenomenological Studies: Revista da Abordagem Gestáltica — RAG. Membro‑fundadora da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e da Abordagem Gestáltica (ABG). Autora do livro Sentidos da psicoterapia — Teoria e prática em Gestalt‑terapia (2019) e de outros capítulos e artigos científicos.
Abel Guedes
Psicoterapeuta, professor, formador de gestaltistas, supervisor, consultor e treinador em empresas e eventos — 65 anos de atividades profissionais e 50 como psicólogo. Marido, pai, sogro, avô. Conversar, desde menino, é minha preferência. Lembro mais das pessoas, do gosto de estar com elas do que do dito, das amizades, amores, professores, psicoterapeutas, supervisores, acasos, leituras, conversas na rua, nas igrejas. Gosto tanto que conversar é minha profissão, minha arte nas suas tantas e diferentes formas. Levei “ao pé da letra” a proposta da minha geração de contestar o sistema e não aceitei, nem fui aceito, na academia.
E-mail: abelguedes@uol.com.br
Alexandra Cleopatre Tsallis
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Psicologia e Praticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Psicologia Social pela Uerj em associação com o Centre de Sociologie de l'Innovation - Ecole de Mines (Paris). Pós-doutora pela UFRJ, é professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Uerj, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e chefe do Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da mesma instituição. Pesquisadora do Núcleo de Cognição e Coletivos da UFRJ, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa entre Redes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Instituto Gestalt em Figura (RJ).
Celana Cardoso Andrade
Psicóloga pela Universidade Católica de Goiás (UCG), com especialização em Gestalt‑terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt‑terapia de Goiânia (ITGT). Mestre em Psicologia Clínica pela UCG. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Pós‑doutoranda em Psicologia em Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora no curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Editora da Phenomenological Studies: Revista da Abordagem Gestáltica — RAG. Membro‑fundadora da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e da Abordagem Gestáltica (ABG). Autora do livro Sentidos da psicoterapia — Teoria e prática em Gestalt‑terapia (2019) e de outros capítulos e artigos científicos.
Fádua Helou
É formada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela mesma instituição. Tem ainda especialização em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia, em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento pela UnB e em Gestalt-terapia pelo Centro de Estudos em Gestalt‑terapia de Brasília. Didata e supervisora na abordagem, atua na clínica psicoterápica.
Jorge Ponciano Ribeiro
Jorge Ponciano Ribeiro é graduado em Filosofia e em Teologia e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (Itália). Professor titular emérito da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Possui dois pós-doutorados na Inglaterra. Psicólogo clínico e Gestalt-terapeuta. Autor de 12 livros e de vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Fundador e presidente do Instituto de Gestalt-terapia de Brasília. Charter Member do The International Gestalt Therapy Association.
Lilian Meyer Frazão
Professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP). Uma das pioneiras da Gestalt‑terapia no Brasil. Cocoordenadora do primeiro curso de formação em Gestalt‑terapia no Brasil, no Instituto Sedes Sapientiae, e do projeto Expandindo Fronteiras. Colaboradora em treinamentos de Gestalt‑terapeutas no Brasil e no exterior. Sócia‑fundadora e ex‑membro da diretoria da International Gestalt Therapy Association (IGTA), da Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap), do Espaço Therese Tellegen, do Centro de Estudos de Gestalt de São Paulo e da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia, da qual é presidente atualmente. Autora e organizadora dos livros Questões do humano na contemporaneidade, Gestalt e gênero e da coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas.
Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz)
Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Professora e supervisora do Instituto de Psicologia da UFBA. Fundadora e diretora do Instituto de Gestalt‑terapia da Bahia. Fez parte do primeiro grupo de Gestalt‑terapeutas do Brasil, tendo implantado a abordagem em vários estados. Docente de cursos de pós‑graduação e formações em Gestalt‑terapia,
ministra cursos sobre temas diversos na abordagem em vários institutos do país. Criadora da metodologia Reconfiguração do Campo Familiar: um enfoque gestáltico transgeracional. No Brasil, desenvolveu a metodologia
do trabalho com a caixa de areia na abordagem gestáltica. Autora
de artigos e capítulos de livros. Supervisora nas áreas clínica, clínica
ampliada e hospitalar na abordagem gestáltica. Membro fundador
e vice‑presidente da primeira diretoria da Associação Brasileira de
Gestalt‑terapia, e membro do Colégio Internacional de Terapeutas.
Maria Cristina Frascaroli (Tsallis)
Precursora da abordagem gestáltica. Gestalt-terapeuta. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mônica Botelho Alvim
Psicóloga com especialização em Gestalt-terapia, é mestre em Psicologia Social e do Trabalho e doutora em Psicologia Clínica. Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Atuando como docente no ensino superior desde 1999 e como Gestalt-terapeuta desde 1990, tem produção bibliográfica no Brasil e no exterior, sendo membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt - Terapia a partir do diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas (Neifecs) e ao Núcleo de Pesquisa para a Infância e a Adolescência Contemporânea (Nipiac).
Myrian Bove Fernandes
Psicóloga clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC‑SP), é Gestalt‑terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae e coordenadora do Instituto Gestalt de São Paulo (IGSP), no qual também exerce as funções de docente, coordenadora científica e editora da Revista Sampa GT. Cursou Terapia Familiar no Instituto de Terapia Familiar de São Paulo e vem coordenando o Núcleo de Estudos sobre Família no IGSP. É membro do Gestalt International Study Center.
Ronaldo Miranda
Psicólogo clínico, especialista em Abordagem Gestáltica pelo Instituto Sedes Sapientae, em São Paulo. Membro colaborador no Instituto Gestalt de São Paulo.
E-mail: barbosa.myra@gmail.com
Selma Ciornai
Psicóloga com título validado pela Universidade de São Paulo (USP), Gestalt‑terapeuta
formada pelo San Francisco Gestalt Institute (EUA), doutora em Psicologia Clínica (Saybrook University/USP), mestre em Arteterapia pela California State University (EUA) e bacharel
em Humanidades pela Universidade de Haifa (Israel). Pioneira na introdução da arteterapia gestáltica no Brasil, é fundadora e coordenadora da formação em Arteterapia do Instituto Sedes
Sapientiae, e docente na formação de Gestalt‑terapeutas em vários institutos do Brasil, em cursos sobre física quântica, Gestalt‑terapia e paradigmas de campo da contemporaneidade, Gestalt e grupos, recursos expressivos em Gestalt‑terapia e outros temas. Profissional convidada em centros de Gestalt na América Latina e na Europa, é membro honorário da União Brasileira de Associações de Arteterapia (Ubaat). Fundadora da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e Abordagem Gestáltica (ABG) onde fez parte das duas primeiras diretorias. Autora de textos em revistas nacionais e internacionais de Gestalt‑terapia e arteterapia, é organizadora da coleção Percursos
em arteterapia e de capítulos nos volumes 4, 6 e 8 da coleção Gestalt terapia – Fundamentos e práticas, todos publicados pela Summus. Atua como psicoterapeuta e supervisora há 35 anos.
Teresinha Mello da Silveira
Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, é doutora em Psicologia
Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑RJ).
Psicóloga/Supervisora do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), foi professora e preceptora de residentes em Psicologia Clínica e Institucional do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Diretora do Fluir Com – Espaço de Estudo e Terapia em Gestalt. Coordenadora dos cursos de pós‑graduação em Psicologia Clínica e de Psicoterapia de Casal e Família, vinculados ao Grupo Lusófono. Coordenadora acadêmica, professora e supervisora do curso de formação em Terapia de Casal e de Família do Instituto de Pesquisa Heloisa Marinho. Professora de Psicologia Clínica de vários institutos de Gestalt brasileiros, é autora dos livros Por que eu? A doença e a escolha do cuidador familiar (Arquimedes, 2007) e, em parceria com Paulo de Tarso de Castro Peixoto, A estética do contato (Arquimedes, 2012), além de ter escrito capítulos em vários livros da área.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF