ISBN: 9788571831360

Psicodrama em espaços públicos

Práticas e reflexões

Organizador(es): Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Regina Fourneaut Monteiro

Autor(es): Ana Maria Fonseca Zampieri, André Marcelo Dedomenico, Antônio C. Cesarino, Ceres Maria Campolim de Almeida, Cida Davoli, Cláudia Clementi Fernandes, Denise Silva Nonoya, Júlia Motta, Marcia Almeida Batista, Maria Alice Vassimon, Maria Célia Malaquias, Marisa Nogueira Greeb, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Marília J. Marino, Natália Giro, Pedro Mascarenhas, Regina Fourneaut Monteiro, Ricardo Guerra Florez, Rosane Rodrigues, Silvamir Alves, Terezinha Tomé Baptista, Valéria Arantes Barcellos, Yvette Datner

Mariângela Wechsler e Regina Monteiro reuniram nesta obra especialistas em grandes grupos para compartilhar suas experiências em espaços públicos. Em 17 artigos, teoria e prática se entrelaçam de forma e didática, fornecendo ferramentas inestimáveis para todos os que pesquisam a área ou trabalham nela. O objetivo é transformar a comunidade e os psicodramatistas em agentes sociais, atores e autores de seus caminhos.

R$70,60

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788571831360

Assuntos: ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788571831360
REF: 20136
Edição 1
Ano 2014
Nº de Páginas 184
Peso 0,3 kg
Formato 17 × 24 cm

Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler

Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP); psicodramatista didata supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); professora e supervisora do curso de formação em Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e de outras federadas do Brasil; especialista em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo; membro da coordenação do projeto Psicodrama Público SP (desdobrado do Centro Cultural São Paulo, desde 2004). Atendimento psicoterápico em consultório para adultos, casais, famílias e crianças. Autora de livros e capítulos em revistas especializadas. E‑mail: maripfwe@gmail.com

Regina Fourneaut Monteiro

Regina Fourneaut MonteiroPsicóloga, psicoterapeuta, psicodramatista. Terapeuta de aluno e professora supervisora da Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Credenciada pela Federação Brasileira de Psicodrama. Autora de Jogos dramáticos (1994) e O lúdico nos grupos (2012). Organizadora e coautora de Psicodrama em espaços públicos (2014) e Psicodrama público na contemporaneidade (2016), todos publicados pela Ágora. Faleceu em setembro de 2022.

Ana Maria Fonseca Zampieri


Pós‑doutorada e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Doutoranda em Psicologia pela Universidad Del Salvador/Argentina (Usal/ARG) em 2013. Pós‑graduada em Terapia de Casais e Famílias pelo Serviço de Atendimento a Famílias e Casais/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Sefam‑SP) em 1987 e PUC-SP em 1990. Professora supervisora de Psicodrama pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap, 1982). Fez pós‑graduação em Terapia Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) em 1990 e pós‑graduação em Psicotrauma pela Sociedade Argentina de Psicotrauma (Sapsi/ARG) em 2006. É terapeuta EMDR‑Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares pelo EMDR Institute em 2005. Fez capacitação em Biologia Cultural pela Universidade da Indústria (Unindus) em 2012. É coordenadora científica da Fonseca Zampieri, Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde (FZ). Diretora de Ciências e assuntos acadêmicos da Associação Brasileira de Programas de Ajuda Humanitária Psicológica (Abrapahp) e membro da Rede de Eco Bioética da Unesco.

André Marcelo Dedomenico


Médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB‑Unesp). Psicodramatista pelo Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes). Mestre em Psicologia Clínica – Núcleo de Estudos em Subjetividade – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Integrante da equipe de coordenação dos psicodramas públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Antônio C. Cesarino


Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residente em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutor pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha e didata pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Foi professor da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (Unesp) e professor auxiliar de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Foi coordenador de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de São Paulo, supervisor de programas de saúde mental da Prefeitura de Santos, membro do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, vice‑presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Ceres Maria Campolim de Almeida


Psicóloga clínica e organizacional. Psicodramatista e supervisora em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Especialista em Psicodiagnóstico e Gestão de Organizações sem fins lucrativos.

Cida Davoli


Psicóloga. Psicodramatista, professora, supervisora e terapeuta credenciada pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Coordenadora do projeto Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de 2003 a 2010. Professora e coordenadora do curso de formação de psicodramatista do Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos (Getep).  

Cláudia Clementi Fernandes


Psicóloga pela Universidade São Marcos (USM). Psicodramatista didata no Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes), diretora do Grupo de Teatro Espontâneo Gota D’Água e mestre em Administração de Negócios (MBA) e em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Coautora do livro Intervenções grupais. O psicodrama e seus métodos (2012).  

Denise Silva Nonoya


Psicóloga. Psicoterapeuta, psicodramatista didata supervisora e consteladora familiar sistêmica. Especialista em: Psicologia Social e do Trabalho; Análise Transacional; Psicologia Clínica e Antroposofia; História do Negro no Brasil. Atuou como psicóloga na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coautora do livro Psicodrama em espaços públicos – Práticas e reflexões (Ágora, 2014) e autora, entre outros, do capítulo “O complexo de vira‑latas do brasileiro: uma visão psicodramática” do livro Psicodrama e relações étnico‑raciais, organizado por Maria Célia Malaquias (Ágora, 2020). E‑mail: deninonoya@gmail.com

Júlia Motta


Nasceu na pequena cidade de São Geraldo, no estado de Minas Gerais. Vinda de uma família de sete irmãos, cresceu entre trabalhadores rurais, cortadores de cana, ferroviários, professoras primárias e alguns intelectuais. Seu primeiro trabalho voluntário na adolescência foi o de professora de alfabetização de adultos. Formou-se psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a trabalhar em psicologia social e clínica. Na década de 1990 começou a se perguntar por que aumentava o número de pessoas que estavam adoecendo com queixas do trabalho. Com essa motivação, fez seu doutorado em Saúde Coletiva, na Unicamp, pesquisando a área de sociologia da saúde na interface entre psicologia, sociologia, história e economia. Júlia é psicodramatista e professora supervisora pela Febrap no Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC). É autora dos livros: O jogo no psicodrama, Jogos: repetição ou criação?, A psicologia e o mundo do trabalho no Brasil – Relações, história e memória, Psicodrama brasileiro – Histórias e memórias, co-autora na coletânea Laços amorosos – Terapia de casal e psicodrama e uma das organizadoras do livro Psicodrama - ciência e arte,  todos da editora Ágora.

Marcia Almeida Batista


Psicóloga. Psicodramatista. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Diretora adjunta da Faculdade de Ciências Humanas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Membro da equipe de coordenação dos psicodramas públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Maria Alice Vassimon


Educadora e psicoterapeuta. Formação em Psicodrama e Sociodrama em 1972. Formação em Vegetoterapia Caractero Analítica em 1990. Foi fundadora do Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos (Getep) em 1973, onde trabalha até a presente data. Fundadora do curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae que coordenou por seis anos. Especialista em Terapia de Adultos e Casais. Supervisora de profissionais nas áreas de Educação e Psicoterapia e membro da equipe de coordenação da Escola Contemporânea de Orgonomia e Somatopsicodinâmica (Ecos).

Maria Célia Malaquias


Psicóloga, psicoterapeuta, psicodramatista didata supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e diretora de psicodrama pelo Instituto J. L. Moreno. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Atua nas áreas de saúde e educação. Coautora dos livros: Gostando mais de nós mesmos — Perguntas e respostas sobre autoestima e questões raciais; Religiões — Tolerância e igualdade no espaço da diversidade; Mulher século XXI; Intervenções grupais — O psicodrama e seus métodos; Psicodrama em espaços públicos — práticas e reflexões; O racismo e o negro no Brasil — Questões para a psicanálise; Viagens virtuais psicodramáticas — A travessia da Sociedade de Psicodrama de São Paulo; e Psychodrama in Brazil. Organizadora dos livros Psicodrama e relações étnico‑raciais e Etnodrama. Idealizadora e coordenadora do grupo de estudos de psicodrama e relações raciais. Presidente da SOPSP nas gestões 2007‑2008 e 2009‑2010. Foi presidente do 23o Congresso Brasileiro de Psicodrama, em 2022. Contato: mcmalaquias@uol.com.br.

Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler


Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP); psicodramatista didata supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); professora e supervisora do curso de formação em Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e de outras federadas do Brasil; especialista em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo; membro da coordenação do projeto Psicodrama Público SP (desdobrado do Centro Cultural São Paulo, desde 2004). Atendimento psicoterápico em consultório para adultos, casais, famílias e crianças. Autora de livros e capítulos em revistas especializadas. E‑mail: maripfwe@gmail.com

Marília J. Marino


Doutora em Psicologia Clínica e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Pedagoga com habilitação em Magistério, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Supervisão Escolar pela PUC‑SP e docente da Faculdade de Educação. Psicodramatista, didata e supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), membro da coordenação e docente do curso de formação em Psicodrama do convênio SOPSP‑PUC‑SP (pós‑graduação latu sensu/especialização). Membro da diretoria de Ensino e Ciência da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap) e do núcleo de formação nas gestões 2003‑2004 e 2005‑2006. Integrante da comissão científica de vários congressos de Psicodrama, respondeu no congresso de 2010 pela coordenação da atividade Em cena do Brasil. Membro da Câmara de Representantes em várias gestões e atual vice‑presidente da SOPSP. Atuação socioeducacional em escolas, diferentes organizações e comunidades. Publicações na Revista Brasileira de Psicodrama.

Marisa Nogueira Greeb


Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1961 (PUC‑SP). Pós‑graduada em Psicologia Educacional. Sociodramatista, diretora, sócia e fundadora da 1ª Escola de Psicodrama Pedagógico e Sociopsicodrama “Role-playing, pesquisa e aplicação Ltda.”, em 1971. Tem 40 anos de experiência como consultora empresarial e de relações em todos os segmentos sociais, com “notório saber” pela Prefeitura de São Paulo desde 1990. Coordenadora do Psicodrama da Cidade de São Paulo e mentora do Sociodrama Público da América Latina com participação de 15 países da América e da Europa. Tem vários artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais.

Natália Giro


Psicodramatista didata, Arte‑educadora e atriz, é professora de Teatro e Psicodrama da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Vice‑presidente e ex‑diretora de comunicação da SOPSP (gestão 2013-2014), coordena os professores‑tutores do Colégio Santa Amália (SP) desde 2011, auxiliando na elaboração, no desenvolvimento e na execução de projetos sobre relações interpessoais e desenvolvimento escolar dos anos do fundamental II e ensino médio. Oferece atendimentos e supervisões, individuais e grupais, para desenvolvimento e aperfeiçoamento do papel profissional para adultos, orientação profissional a adolescentes e apoio escolar a crianças e adolescentes.

Pedro Mascarenhas


Psiquiatra, psicodramatista e psicanalista, foi membro da coordenação dos psicodramas públicos por 18 anos. Atualmente, é membro do Núcleo Semente do Instituto Sedes Sapientiae, que atua no campo do trabalho e saúde mental. É membro do Departamento de Psicanálise do Sedes e professor supervisor de Psicodrama.

Regina Fourneaut Monteiro


Regina Fourneaut Monteiro

Psicóloga, psicoterapeuta, psicodramatista. Terapeuta de aluno e professora supervisora da Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Credenciada pela Federação Brasileira de Psicodrama. Autora de Jogos dramáticos (1994) e O lúdico nos grupos (2012). Organizadora e coautora de Psicodrama em espaços públicos (2014) e Psicodrama público na contemporaneidade (2016), todos publicados pela Ágora. Faleceu em setembro de 2022.

Ricardo Guerra Florez


Arquiteto, psicodramatista e gestor de processos grupais participativos. Atua também com projetos de aeroportos, design de aeronaves, programas de imagem corporativa, pesquisas em patrimônio histórico, cultural e tecnológico, relações internacionais, comunicação visual, computação gráfica e piloto privado.

Rosane Rodrigues


Psicóloga, psicodramatista, supervisora didatanos focos socioeducacional e psicoterápico. Mestre e doutora em Artes Cênicas. Psicoterapeuta de grupo e individual. Diretora e ego-atriz de teatro de reprise. Coautora em várias publicações como livros e jogos de tabuleiro, autora de diversos artigos em revistas especializadas em Sociopsicodrama. Integrante da equipe de coordenação dos Sociopsicodramas Públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Professora de formação em Psicodrama e Teatro no Departamento do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes).

Silvamir Alves


Psicólogo, psicodramatista, supervisor didata credenciado pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Mestre em Psicologia Social. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Sociedade Goiana de Psicodrama (PUC‑GO/Sogep). Presidente da Sociedade Goiana de Psicodrama, gestões 2002‑2010 e 2013‑2014.

Terezinha Tomé Baptista


 Psicóloga, psicoterapeuta, psicodramatista e supervisora didatanos focos psicoterápicos e socioeducacional. Docente e supervisora de formação em psicodrama níveis I, II e III no Instituto Sedes Sapientiae e docente convidada em outras instituições. Membro da equipe de coordenação dos psicodramas públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Coautora do livro Sociodrama: um método, diferentes procedimentos (Ágora, 2010).

Valéria Arantes Barcellos


Psicóloga clínica. Psicodramatista didata, professora e supervisora credenciada pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Docente da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), onde ministra aulas de psicodrama e teatro. Diretora de psicodrama público, teatro espontâneo e teatro de reprise. Membro da equipe de coordenação dos psicodramas públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Yvette Datner


Yvette Datner

Didata supervisora em Psicodrama. Licenciada em Educação e pós‑graduada em Ciências Sociais pela USP. Professora e supervisora em cursos de formação em Psicodrama. Consultora organizacional. Autora de Jogos para educação empresarial (Ágora, 2006), coautora de Intervenções grupais – O psicodrama e seus métodos (Ágora, 2012), Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático (Ágora, 2008), e outros. Autora do artigo "Pesquisa de clima organizacional com psicodrama", publicado na Revista Brasileira de Psicodrama (v. 22, n. 1, 2020). Tradutora de Impromptu Man, de Jonathan Moreno (Febrap, 2014), e Sociometria, método experimental e ciência da sociedade, de J. L. Moreno (Febrap, 2020). E‑mail: ydatnerconsultora@gmail.com

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicodrama em espaços públicos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Em cena

Psicodrama público contemporâneo
Adriana Piterbarg
Alyson Ryan Rocha
Antonio Carlos Souza (Tom)
e mais 17 autores
R$55,70

Este livro contém relatos de autores que conduziram atividades no “Em Cena” no 14º Congresso Iberoamericano de Psicodrama, ocorrido em Florianópolis (SC) em 2023. “Em Cena” é a modalidade do congresso destinada aos participantes do evento e ao público da cidade, que cede o espaço para intervenções grupais. Cada diretor(a) e sua equipe compartilham olhares diferentes a partir do mesmo espaço e de condições semelhantes, porém com participações inesperadas e surpresas reveladas ao longo dos sociodramas. Cada psicodramatista, com seus recursos e sua experiência, propôs atividades interessantes e criativas, ativando fenômenos coconscientes e coinconscientes.

Intervenções grupais nos direitos humanos

Antonia Lucia Ribeiro Freitas
Cida Davoli
Cristiene Gama Tenório
e mais 5 autores
R$62,80

Experiências diversas foram aqui reunidas mostrando trabalhos que conduzem a uma nova consciência de responsabilidade ao se viver em grupo e dos modos de intervir nas relações e na prática de cidadania. Para profissionais das áreas de saúde, psicologia, serviço social, educação e terceiro setor, entre outros.

Intervenções grupais

O psicodrama e seus métodos
André Marcelo Dedomenico
Andréa Claudia de Souza
Anna Maria Knobel
e mais 13 autores
R$107,80

Este livro aborda a dinâmica de diversos tipos de grupo e oferece métodos para intervir em conflitos. O foco são métodos socioterapêuticos de ação com o objetivo de amenizar o sofrimento coletivo, fomentar o diálogo empático em famílias, instituições, escolas, empresas e contribuir para a justiça. Traz ainda reflexões sobre práticas relacionadas à psicoterapia psicodramática grupal, ao sociodrama e aos jogos dramáticos.

Agente social que transforma, O

O Sociodrama na Organização de Grupos
Marlene Magnabosco Marra
R$70,60

Uma amostragem clara e objetiva do uso do sociodrama na formação de pessoas capazes de promover o resgate da cidadania e dos Direitos Humanos. A autora descreve trabalhos que permitiram a boa comunicação entre conselheiros tutelares e famílias, tendo como resultado o surgimento de multiplicadores. Para profissionais das áreas de psicologia, educação, saúde e serviço social.

Grupos

Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático
Heloisa Junqueira Fleury
Marlene Magnabosco Marra
R$81,90

Neste livro, diversos profissionais relatam suas experiências sociopsicodramáticas segundo a visão socioeducativa. Mostram que a intervenção abre a possibilidade de ampliar o conhecimento e a consciência dos participantes, além de permitir que os limites sejam transformados em desafios. Para profissionais que trabalham com grupos e têm como meta a saúde social e o fortalecimento das relações interinstitucionais.

100 Jogos para Grupos

Uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas
Ronaldo Yudi K. Yozo
R$72,30

Este é um instrumento de trabalho indispensável para qualquer profissional que trabalha com grupos, nas áreas referidas. Seu autor, psicodramatista com experiência em várias frentes, não se limita a listar cem jogos aleatoriamente. Ele os classifica de acordo com o momento do grupo, sendo, portanto, extremamente didático. A paginação cuidadosa também facilita sua utilização como obra de consulta rápida e eficiente.

Jogos para educação empresarial

Jogos, jogos dramáticos, role-playing, jogos de empresa
Yvette Datner
R$56,10

Experiente consultora de treinamento e desenvolvimento profissional, a autora é uma grande expert em jogos para grupos. Aqui ela reuniu 32 sugestões de atividades para a saúde relacional, grupal e organizacional. Várias delas são inéditas e foram criadas por ela própria. O livro tem caráter prático e teórico, explicando os porquês e os comos com muita clareza. Instrumento imprescindível para quem trabalha com grupos.

Psicodrama público na contemporaneidade

Cenários brasileiros e mundiais
André Marcelo Dedomenico
Ângelo Borim
Anna Maria Knobel
e mais 12 autores
R$72,30

Nesta obra, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler e Regina Fourneaut Monteiro reúnem especialistas em grandes grupos para compartilhar suas experiências com psicodramas públicos realizados no Brasil e no exterior e refletir sobre elas. No encontro entre profissionais e comunidade, propostas coletivas, inseridas num contexto cultural e social, podem ser vividas e pensadas na esteira da utopia moreniana, que aponta nossa corresponsabilidade diante da realidade que vivemos. Obra indicada a todos os profissionais que trabalham em e com grupos, sobretudo àqueles que, utilizando a metodologia psicodramática, dedicam-se ao resgate da cidadania e à concretização da liberdade e da igualdade democráticas.

Teatro de reprise

Improvisando com e para grupos
Rosane Rodrigues
R$86,80

Esta obra integra as linguagens do teatro e do psicodrama para contar a trajetória de uma modalidade brasileira relativamente pouco estudada, que interage com o público de maneira improvisada, gerando real interlocução entre palco e plateia: o Teatro de Reprise. Também reflete sobre como acontece o processo de transformação, o aprofundamento de temas e até a aprendizagem mútua, na coconstrução e corresponsabilização propiciadas pela metodologia, por meio da mobilização do coconsciente e do coinconsciente grupais.