Detalhes do Livro
ISBN | 9788571833395 |
---|---|
REF: | 20339 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 192 |
Peso | 0,327 kg |
Formato | 0,90 × 17 × 24 cm |
Autor(es): Georges Salim Khouri
Nesta obra, Georges Khouri detalha como o psicodrama interno — uma técnica do psicodrama contemporâneo — pode ser adaptado e enriquecido com técnicas de abordagens diversas para tratar cenas traumáticas. Entre essas abordagens estão a Somatic Experience, de Peter Levine; o EMDR, de Francine Shapiro; o mindfulness, de Kabat-Zinn e outros; e o Brainspotting, de David Grand. O autor enfatiza a importância da presença terapêutica, do campo télico de cura e da sensopercepção corporal. Além disso, discute o conceito de realidade suplementar, enfatizando sua utilidade em criar novas narrativas e perspectivas para o paciente. Khouri também destaca a aplicação do psicodrama interno em diferentes contextos clínicos — como no transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) — e sua contribuição para o desenvolvimento de competências e autoconhecimento, fundamentando seu trabalho em exemplos práticos de casos clínicos articulados com a teoria, sobretudo com a neurociência.
R$88,60
ISBN | 9788571833395 |
---|---|
REF: | 20339 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 192 |
Peso | 0,327 kg |
Formato | 0,90 × 17 × 24 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Neste livro, o leitor encontrará inúmeros exercícios e técnicas de psicoterapia corporal que objetivam aliviar as tensões musculares e restaurar a fluidez natural do organismo. Partindo de sua vasta experiência clínica, Lowen apresenta casos de pacientes com sérias dificuldades emocionais que resultaram em dores e em problemas de cunho afetivo, os quais foram resolvidos pela bioenergética. Mostra, assim, que quando atingimos o estado de graça conseguimos nos conectar com todas as criaturas vivas e reconhecer nossa ligação com o mundo.A bioenergética é um caminho para entender a personalidade humana por meio do corpo e de seus processos energéticos. Trata-se de uma abordagem psicoterapêutica que trabalha corpo e mente para ajudar os pacientes a resolver problemas emocionais e a perceber sua capacidade de obter bem-estar e prazer em todos os aspectos da vida.
Medo da vida é um estudo aprofundado da condição humana na cultura moderna. Alexander Lowen mostra que o estresse, a tensão, a ansiedade e o comportamento neurótico derivam do medo da vida – são fruto dos esforços inconscientes do indivíduo para superá-lo. Entretanto, é impossível superar esse medo; pode-se apenas suprimi-lo ou negá-lo, à custa da espontaneidade e do equilíbrio mental. Partindo de uma síntese entre as ideias de Freud e Reich – passando inclusive pelo mito de Édipo –, Lowen analisa a oposição entre ser e ter. Mostra, assim, que o indivíduo que almeja ser precisa parar o fazer frenético e investir no autoconhecimento. Quando se tem a coragem de aceitar e sentir a dor, a tristeza e o vazio interior, pode-se curar o trauma e obter prazer, realização e alegria. É esse o propósito da análise bioenergética.
“Medo da vida é meu livro mais importante.” — Alexander Lowen
Este livro fundamenta os pressupostos básicos da teoria de Moreno e das contribuições de Rojas-Bermúdez com estudos da neurociência, abordando o relacionamento terapêutico e mecanismos de mudança numa perspectiva neuropsicológica. A obra aborda, com casos clínicos, a técnica da construção de imagens e discute diretrizes para o psicodramatista contemporâneo.
Nesta obra pioneira, Alexander Lowen explica como os indivíduos negam a realidade, as necessidades e os sentimentos do corpo. Essa negação acaba por desenvolver a cisão entre mente e corpo, gerando um ego sobrecarregado e obcecado com o pensar – sempre em detrimento do sentir e do existir.Aqui, Lowen elucida os fatores energéticos que produzem e mantêm tal cisão e apresenta técnicas terapêuticas comprovadamente eficazes para resolver o problema. Por meio de profundas reflexões e da análise de casos reais, o autor também traça um paralelo entre a dualidade corpo-mente nos indivíduos e nossa separação da natureza.
Para Alexander Lowen, a pessoa deprimida perdeu o contato com a realidade – sobretudo com a realidade do próprio corpo. Este livro, pioneiro no estudo da depressão e de suas consequências físicas e mentais, analisa, de forma clara e direta, as forças culturais e psicológicas que contribuem para a instalação do transtorno e mostra caminhos para que possamos superá-lo. O primeiro passo para isso é, segundo o autor, reestabelecer a conexão com nosso eu interior e aprender a reconhecer as manifestações físicas de nossas emoções. Baseado em sua vasta experiência com pacientes deprimidos, Lowen apresenta uma série de exercícios bioenergéticos que nos ajudam a despertar para nossa energia interna e permitem-nos expressar nossa singularidade e recuperar a espiritualidade e a fé na vida.
O autor propõe o conceito de personagem como eixo central do trabalho na prática psicoterápica. Ele mostra sua utilidade para compreensão do narcisismo e suas implicações no campo da psicopatologia. Também discute a questão da supervisão, tema pouco abordado na bibliografia psicodramática brasileira.
Fruto de décadas de trabalho e pesquisa, esta obra do renomado autor de O despertar do tigre explica a natureza do trauma na psique, no cérebro e no corpo humanos. Partindo do princípio de que o trauma não é doença nem distúrbio, e sim uma espécie de ferimento causado pelo medo e pela perda, Peter Levine mostra aqui que essas feridas podem ser curadas por meio da nossa capacidade inata de regular as emoções.
Tradução de Carlos Silveira Mendes Rosa e Cláudia Soares Cruz.
Nesta obra, Alexander Lowen explica como a experiência de prazer ou de dor determina nossas emoções, nossos pensamentos e nosso comportamento. Examinando a psicologia e a biologia do prazer, ele analisa suas raízes na natureza do corpo e mostra que só há saúde emocional quando estamos num estado de prazer – ou seja, quando nos sentimos bem com o nosso corpo. O autor descreve o prazer como uma força criativa — a única forte o bastante para fazer oposição ao potencial destrutivo do poder. Na maioria dos adultos, a luta por poder rivaliza com a busca de prazer, provocando tensões musculares crônicas e minando nossa criatividade. Baseando-se em estudos de caso que ilustram o funcionamento da bioenergética, Lowen mostra que todos podemos nos reconectar com nosso corpo e recuperar o equilíbrio corpo-mente, recobrando nossa espontaneidade natural e a capacidade de sentir prazer e de levar uma vida mais criativa e plena.
Neste livro, que se tornou um grande clássico em diversos países do mundo, Alexander e Leslie Lowen apresentam os principais exercícios usados na bioenergética. Depois de explicar os fundamentos primordiais da abordagem – como grounding, respiração, autoconhecimento e contato –, os autores oferecem mais de 100 exercícios que podem ser realizados tanto em grupo quanto individualmente. Por meio deles, o leitor será capaz de liberar as tensões corporais que restringem seu potencial energético, além de obter uma respiração mais profunda e aumentar sua capacidade vital. Totalmente ilustrada, a obra traz ainda técnicas de massagem e exercícios sexuais.
Neste livro, Alexander Lowen mostra como recuperar a vitalidade do corpo e liberar a energia de sentimentos suprimidos. Partindo de exemplos de sua atuação clínica, ele mostra que as experiências emocionais dolorosas – de abuso sexual ao medo de morrer, passando pela raiva e pelo coração partido – são manifestados em sintomas corporais. Partindo desse conhecimento, o autor ajuda os leitores a identificar esses sinais inequívocos do corpo que clamam por liberdade. A saúde vibrante que resulta desse processo tem benefícios inegáveis para a totalidade do ser, como o aumento do prazer sexual e o aprofundamento da espiritualidade. Este livro, ápice do trabalho de Lowen, é um guia certeiro para a transformação pessoal.
Nesta obra, Peter A. Levine, criador da abordagem Somatic Experiencing®, versa sobre o papel da memória na compreensão de nossas experiências passadas e no tratamento de traumas. Considerando, com base nas pesquisas mais recentes na área, que as memórias não são “fotografias do passado” — mas, ao contrário, vão sendo constantemente “editadas” numa interação contínua com o presente —, o autor afirma que as memórias implícitas, armazenadas no corpo (e não necessariamente acessíveis à consciência), exercem um papel fundamental na superação do trauma. Ele propõe um método em seis etapas, apoiado na sensopercepção, que permite acessá-las e integrá-las, alcançando um estado de mais equilíbrio. Sua perspectiva inovadora está em nítido contraste com as principais formas de terapia usadas para o tratamento do trauma nos dias de hoje. Um livro voltado não só para profissionais de saúde mental como também para pessoas que sofreram traumas e buscam uma compreensão mais profunda de como superá-los.
Trata-se de um dos mais modernos campos de estudo em psicologia. O ser humano possui um poder instintivo de cura, bem como a capacidade intelectual de cultivá-lo. Pela compreensão da dinâmica que torna os animais selvagens virtualmente imunes a sintomas traumáticos, revela-se o mistério do trauma humano. O livro sistematiza o estudo do trauma, suas manifestações e apresenta exercícios para a tomada de consciência e cura.
Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
Despertar do tigre, O – Edição revista
Neste livro, que se tornou um clássico da psicoterapia, Alexander Lowen explica as bases da terapia bioenergética e mostra como ela pode ajudar os pacientes a resolver problemas de personalidade e, também, físicos e emocionais. Nessa abordagem, usa-se o corpo para compreender a mente. Mostrando que a energia do organismo é vital para seu funcionamento, Lowen mostra que, sem ela, a tensão muscular crônica se instala e passa a comprometer o que pensamos, sentimos e fazemos. Partindo da estreita ligação entre processos físicos e mentais, Lowen desenvolveu exercícios especiais para dissolver essa tensão, integrando os níveis emocional, físico e psíquico num todo coerente e pleno. Ricamente ilustrada, esta obra é um marco na área e inspirará tanto psicoterapeutas quanto aqueles que desejam se sentir mais conectados consigo mesmos e com o mundo.