ISBN: 9788532310088

Resgate da empatia, O

Suporte psicológico ao luto não reconhecido

Organizador(es): Gabriela Casellato

Autor(es): Ana Cristina Costa Figueiredo, Cristiane Ferraz Prade, Daniela Reis e Silva, Déria de Oliveira, Gabriela Casellato, Maria Helena Pereira Franco, Plínio de Almeida Maciel Jr, Regina Szylit Bousso, Rosane Mantilla de Souza, Sandra Rodrigues de Oliveira, Valéria Tinoco

O tema do luto não sancionado é pouco abordado na literatura clínica. Neste volume, profissionais da área de saúde preenchem essa lacuna tratando de temas como aborto espontâneo, infidelidade conjugal, aposentadoria, morte de animais de estimação, perda de familiares por suicídio e o luto de cuidadores profissionais. Estratégias para lidar com a perda e os transtornos psiquiátricos decorrentes dela também fazem parte da obra.

R$96,60

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532310088

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532310088
REF: 11008
Edição 1
Ano 2015
Nº de Páginas 264
Peso 0,3 kg
Formato 14 × 21 cm

Gabriela Casellato

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP), com mestrado e doutorado em Psicologia Clí‑ nica pela mesma universidade. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Cocoordenadora do curso de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e do curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego no mesmo instituto. Organizadora do livro Dor silenciosa ou dor silenciada? – Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade (Polo Books, 2013). Organizadora do livro O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido (Summus, 2015). Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Ana Cristina Costa Figueiredo


Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC‑MG) e St. Thomas Aquinas College (STAC‑NY). Mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Atua como psicoterapeuta em consultório particular na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, com ênfase em atendimento de casais. Como pesquisadora, dedica‑se especialmente aos seguintes temas: conjugalidade, infidelidade conjugal, perdas ambíguas e lutos não reconhecidos.

Cristiane Ferraz Prade


Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Musicoterapia pela Universidade de Nova York. Especialista em Child Life pelo hospital Mount Sinai, em Nova York. Aprimoramento em Intervenções em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Atuou em grandes hospitais como Beth Israel e Mount Sinai, em Nova York, e Beneficência Portuguesa e Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Trabalha com cuidados paliativos desde 1998. Sócia‑fundadora e atual presidente da Casa do Cuidar e membro do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio‑Libanês, atende em consultório e em domicílio pacientes e seus familiares.

Daniela Reis e Silva


Mestre em Psicologia Clínica pela PUC‑SP. Psicóloga clínica e hospitalar. Especialista em Medicina Psicossomática e em Terapia Familiar. Especialista em Luto pelo ADEC (Fellow in Tanathology, Association for Death Education and Counseling, Estados Unidos). Terapeuta certificada em EMDR. Terapeuta de brainspotting. Associada fundadora e titular da Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (Atefes), membro da Sociedade Brasileira de Psico‑Oncologia (SBPO) e coordenadora do Grupo de Apoio a Perdas Irreparáveis (API/ES). Tem participação em publicação de artigos científicos e capítulos em livros, em palestras e aulas sobre os temas terapia familiar, luto e suicídio.

Déria de Oliveira


Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Administradora de empresas e psicóloga. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Voluntária pesquisadora do Projeto Pet Smile, terapia mediada por animais (2006‑2010).

Gabriela Casellato


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP), com mestrado e doutorado em Psicologia Clí‑ nica pela mesma universidade. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Cocoordenadora do curso de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e do curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego no mesmo instituto. Organizadora do livro Dor silenciosa ou dor silenciada? – Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade (Polo Books, 2013). Organizadora do livro O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido (Summus, 2015). Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Maria Helena Pereira Franco


Maria Helena Pereira Franco

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora titular da PUC-SP é fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto. Desde 1997, é mem­bro do lnternational Work Group on Death, Dying and Berea­ vement. Foi membro da Comissão de Emergências e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (2014-2016), da diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (2021-2023) e da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (2019-2021), além de presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (2019-2021 e 2021-2023). Sua principal obra é O luto no século 21 - Uma compreensão abrangente do fenômeno (Summus, 2021). E-mail: mhfranco@pucsp.br.

Plínio de Almeida Maciel Jr


Psicólogo e doutor em Psicologia Clínica. Pesquisador e docente do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) há 15 anos, integra a linha de pesquisa “Pesquisa em Desenvolvimento Humano, uma visão de gênero” (CNPq) e tem se dedicado à pesquisa e intervenção nos seguintes temas: gênero, masculinidade, desenvolvimento adulto e relacionamentos interpessoais. É autor de Tornar‑se homem – Projetos masculinos na perspectiva de gênero (2013).

Regina Szylit Bousso


Professora livre‑docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Eeusp). Enfermeira, líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Perdas e Luto (Nippel) e membro do International Work Group in Death, Dying and Bereavement (IWG).

Rosane Mantilla de Souza


Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Tem formação em Mediação e especialização em Mediação Familiar e Comunitária. Professora titular e ex‑coordenadora do Programa de Estudos Pós‑Graduados em Psicologia Clínica da PUC‑SP, onde se dedica à pesquisa e orientação de mestrado e doutorado em temas associados à formação e ao rompimento de vínculos na diversidade de famílias da atualidade. Coordenadora do Daquiprafrente: assessoria em qualidade de vida e desenvolvimento humano.

Sandra Rodrigues de Oliveira


Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) em 2003. Membro do Grupo de Intervenções Psicológicas em Emergências (IPE) desde 2004. Aprimoramento em Psicologia Clínica pelo Laboratório de Estudos sobre o Luto (LELu) e Atendimento em Abordagem Fenomenológica pela PUC‑SP em 2004. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em 2005. Mestre em Psicologia Clínica – Casal e Família pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑RJ) em 2008. Doutora em Psicologia Clínica – Casal e Família pela PUC‑RJ em 2014. Primeiro‑tenente OTT Psicóloga do Exército Brasileiro. Atuações: Centro de Recuperação de Itatiaia – RJ (2008‑2011)/Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – RJ (2011‑dias atuais).

Valéria Tinoco


Psicóloga e psicoterapeuta. Mestre e doutora em Psicologia Clí‑ nica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Coautora do livro O dia em que o passa‑ rinho não cantou (Zagodoni, 2018) e coorganizadora do livro Luto na infância: intervenções psicológicas em diferentes contextos (Livro Pleno, 2005). Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [128.52 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Resgate da empatia, O”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Vida, morte e luto

Atualidades brasileiras
Ana Catarina Tavares Loureiro
Avimar Ferreira Junior
Daniel Neves Forte
e mais 25 autores
R$99,90

Esta obra visa apresentar os principais cuidados e o manejo em situações-limite de adoecimento, suicídio e processo de luto, bem como reitera a visão de que, toda vez que falamos sobre a morte, precisamos também falar sobre a vida. Escrito por profissionais da saúde, este livro multidisciplinar atualiza os estudos sobre a morte, o morrer, a dor e o luto no Brasil. Destinado a psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc., aborda temas como: espiritualidade, finitude humana, medicina e cuidados paliativos; cuidados e intervenções para pacientes cardíacos, oncológicos e portadores de doença renal crônica; intervenção na crise suicida; pesquisas e práticas sobre luto no Brasil e no exterior; luto não autorizado; as redes de apoio aos enlutados; a tanatologia na pós-graduação.

Descansem em paz os nossos mortos dentro de mim – Edição Revista

Sergio Perazzo
R$62,80

Este é um livro predominantemente sobre a vida que se recupera com a elaboração e a resolução do luto.A morte, a partir de sua presença histórica do homem, em seu simbolismo e em seu entrelaçamento com temas como paixão e sexualidade, é o caminho do autor para a discussão da teoria do psicodrama e da abordagem psicodramática de tratá-la. O papel do médico e suas inibições em lidar com a morte e o difícil enfrentamento do assunto nos dias de hoje são algumas das questões aqui abordadas. Tanto pelo conteúdo quanto pelo elegante estilo de Sergio Perazzo, que mescla poesia em seu texto, esta obra leva o debate para além do campo específico dos estudiosos, colocando-o ao alcance de todos os que desejam repensar esse importante tema da vida.

Amor e perda

As raízes do luto e suas complicações
Colin Murray Parkes
R$118,90

Amor e luto são duas faces da mesma moeda: não podemos amar sem temer a perda do ser amado. Neste livro, Colin Parkes traz uma nova visão sobre o apego, o amor e o luto. Ele aborda a perda de pais, filhos ou cônjuges na vida adulta, explica o mecanismo de isolamento por que passam os enlutados e mostra maneiras de oferecer apoio. Leitura imprescindível para estudantes e profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e sociologia.

Luto

Estudos sobre a perda na vida adulta
Colin Murray Parkes
R$106,10

Muitas vezes as pessoas sentem-se desorientadas quando perdem um parente ou um amigo querido. O estudo do sentimento de perda e do luto tem ocupado, na última década, um espaço considerável no campo da psicologia. O autor, um dos pioneiros dessa área, desenvolve novas e atualizadas teorias que ajudam a entender as raízes do pesar e do sofrimento causados pelo luto. É uma abordagem baseada na sua experiência clínica, que apresenta propostas concretas para minimizar os efeitos emocionais e psicológicos da perda. Indicado para médicos, clérigos, psicólogos e advogados que lidam com o assunto, e também para pessoas que se interessem em entender melhor esta situação emocional.

Formação e rompimento de vínculos

O dilema das perdas na atualidade
Airle Miranda de Souza
Danielle do Socorro Castro Moura
Durval Luiz de Faria
e mais 17 autores
R$103,90

Este livro reúne grandes especialistas em formação e rompimento de vínculos. Entre os temas abordados estão os dilemas dos estudantes de medicina diante da morte, a questão das perdas em instituições de saúde, o atendimento ao enlutado, a morte no contexto escolar, as consequências psicológicas do abrigamento precoce, as possibilidades de intervenção com crianças deprimidas pela perda e a preservação dos vínculos na separação conjugal.

Sobreviventes enlutados por suicídio

Cuidados e intervenções
Karina Okajima Fukumitsu
R$53,00

Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta. São quase 800 mil casos de morte autoinfligida por ano. Esses dados alarmantes têm chamado a atenção de profissionais de saúde, educadores e responsáveis pela elaboração de políticas públicas. Porém, além de prevenir esse tipo de ocorrência, é preciso cuidar daqueles que enfrentam o suicídio de um ente querido: os sobreviventes.Maior especialista brasileira no tema, Karina Okajima Fukumitsu reúne neste livro anos de pesquisa e de trabalho de campo com mães, pais, irmãos e amigos de pessoas que se suicidaram, desvendando o processo de choque, dor, agonia e tristeza pelo qual passam. Denominando posvenção o cuidado específico com esse público, a autora aborda os impactos do suicídio, detalha as dificuldades emocionais enfrentadas pelos sobreviventes, aponta caminhos para ressignificar a dor, apresenta propostas de prevenção e propõe políticas públicas para transformar a impotência individual em potência coletiva.