Detalhes do Livro
ISBN | 9786555491470 |
---|---|
REF: | 12147 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 240 |
Peso | 0,287 kg |
Formato | 1,10 × 14 × 21 cm |
Organizador(es): João da Mata
Autor(es): Acácio Augusto, Cassio Brancaleone, Claudio Mello Wagner, Dante Moretti, Edson Passetti, Flávia Lucchesi, José Vicente Carnero, João da Mata, Juniele Rabêlo de Almeida, Ricardo Amaral Rego, Silvio Gallo, Simone Aparecida Ramalho
Este é um livro inédito e revolucionário. Temos aqui uma constelação de pesquisadores que se desdobram para articular o pensamento e a obra do psiquiatra austríaco com diferentes campos do saber, extrapolando, para isso, os contornos da psicologia e da psicanálise. Os doze capítulos do livro instauram diálogos entre a obra reichiana e a política, a sociologia, a filosofia, a biologia, a educação e uma série de outros saberes que em algum momento estiveram presentes em seus estudos. Aqui, o Reich reivindicado é aquele iconoclasta, rebelde, afeito às transformações sociais — o qual, por vezes, se aproxima do pensamento libertário.
R$91,10
ISBN | 9786555491470 |
---|---|
REF: | 12147 |
Edição | 1 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 240 |
Peso | 0,287 kg |
Formato | 1,10 × 14 × 21 cm |
João da Mata é psicólogo, mestre em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF), doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Sociologia (Universidade de Lisboa), com pós-doutorado em História pela UFF. Trabalha com somaterapia há mais de 30 anos.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
O corpo fala claramente, revelando o caráter e a maneira de a pessoas ser no mundo. Revela traumas passados e a personalidade atual. Este livro é uma significativa contribuição ao campo da terapia corporal, apoiada nas idéias de Wilhelm Reich. Um guia revolucionário para você ler o seu corpo e ver a si mesmo – e aos outros – de maneira totalmente nova. Com texto leve e inciso, dos autores, dois conhecidos terapeutas corporais, nos trazem um livro totalmente ilustrado que possibilita a leitura de estrutura de nosso corpo, postura e psique. Um livro indispensável para o desenvolvimento do autoconhecimento.
Partindo do pressuposto de que movimentos corporais influenciam nossas atitudes diante do mundo, José Angelo Gaiarsa apresenta ao leitor um profundo estudo a respeito da relação entre corpo e comportamento. Baseando-se em estudos da biomecânica, da cinesiologia, da anatomia e das neurociências, o autor afirma que a forma como agimos ao longo da existência deixa marcas em nossa postura, marcas essas cujo significado psicológico costuma ser negativo. Para tanto, propõe ao fim do volume exercícios de desencouraçamento que liberam os movimentos e nos ajudam a recobrar a espontaneidade.
Conheça a página em homenagem ao centenário de nascimento de Gaiarsa:
Esta coletânea desenvolve a noção do ser humano como organismo bio-psíquico. Trata-se de um corpo emocional percorrido por fluxos percebidos como afetos. Esse corpo real, no qual se estabelecem tensões crônicas – as “amarras da personalidade” – constitui terreno fértil para a visualização das teorias reichianas bem como para a prática clínica que elas originam.
De maneira dinâmica e clara, Eva Reich nos mostra o desenvolvimento e a aplicação da sua Bioenergética Suave, um método terapêutico para fazer fluir novamente a energia vital em regiões onde estejam bloqueadas, e também evitar o surgimento de novos bloqueios rígidos no corpo. A essência da Bioenergética Suave, bem como ferramentas e técnicas de aplicação, são aqui demonstradas e explicadas detalhadamente.
Federico Navarro oferece aqui uma sistematização metodológica necessária aos terapeutas que atuam nessa área. Sua exposição é enriquecida por sua formação neuropsiquiátrica e por sua experiência clínica, sempre mantendo uma perspectiva reichiana ortodoxa. Além da organização teórica proposta, o livro apresenta uma série de sugestões para a prática terapêutica.
O livro apresenta a teoria reichiana segundo a qual o caráter humano está baseado no movimento e na interrupção do movimento da energia sexual. Discípulo de Reich, o autor analisa profundamente as causas e os efeitos de tais bloqueios emocionais.
Este livro retoma e amplia o discurso de Reich sobre a formação e a descrição do caráter, tendo como referência clínica pós-reichiana. O autor esclarece as definições de temperamento e caráter, descreve a caracterialidade vinculada aos bloqueios nos diferentes níveis do corpo e aos actings da vegetoterapia caractero-analítica, bem como os traços energéticos do corpo característicos de cada patologia.
Este texto é uma reflexão sobre questões de sexualidade, no qual o autor faz inclusive depoimentos pessoais, tocantes e honestos.Embora seja a quinta edição da obra, ela está maior, pois foi acrescida de partes de um outro livro. Para leigos e profissionais da área.
Conheça a página em homenagem ao centenário de nascimento de Gaiarsa:
Fugindo à dicotomia soma-psique e à redução de uma à outra, o autor oferece uma visão integrada das manifestações patológicas do ser humano. Desta maneira, procura fazer uma leitura mais abrangente dos conceitos de “normal” e “sadio”. O livro oferece indicações preciosas seja para a prevenção, seja para uma abordagem terapêutica.
Contrariando a tradição filosófica da psicologia racional, apoiada quase exclusivamente na comunicação verbal, este livro amplia e a profunda os estudos de Wilhelm Reich e propõe uma nova psicologia e uma nova psicoterapia, baseadas primariamente na visão(sempre recíproca), na comunicação não-verbal (idem), na motricidade e na respiração.
Conheça a página em homenagem ao centenário de nascimento de Gaiarsa:
Um livro ousado e inovador que traz ensinamentos simples, mas fundamentais, para o desenvolvimento de uma abordagem corporal genuinamente alicerçada nos princípios de Wilhelm Reich. O autor impressiona pela autenticidade de sua presença no trabalho corporal, através de uma atitude rara, corajosa e humana.
Este livro celebra os 100 anos de nascimento de José Angelo Gaiarsa (1920-2020). Psiquiatra, terapeuta corporal e estudioso do comportamento humano, marcou gerações com sua postura de acolhimento aos curiosos e críticas aos hipócritas. Por meio de entrevistas e de textos autorais daqueles que conviveram com ele, o leitor terá a oportunidade de construir uma visão própria acerca do grande mestre.
Pacientes, colegas de trabalho, familiares e amigos mostram, aqui, o Gaiarsa precursor da contracultura no Brasil e o profissional generoso que ensinava tudo que aprendia. O Gaiarsa apaixonado pela vida e o homem interessado em pesquisar a relação entre corpo e comportamento. O pai amoroso e presente e o terapeuta que ajudou muita gente a mudar de rumo e mostrar todo seu potencial. O comunicador pop e o autor de livros densos e inovadores. Pelas mãos de Fernanda Carlos Borges – pioneira no estudo acadêmico da obra gaiarsiana –, este livro resgata, de forma intensa, honesta e gostosa de ler, o legado desse grande homem. Um bálsamo fundamental para nos ajudar a enfrentar os tempos duros que vivemos.
Conheça a página feita em homenagem ao centenário de nascimento de Gaiarsa:
O corpo teórico psicanalítico, concebido por Sigmund Freud, ensejou uma série de escolas e clínicas psicanalíticas (psicanálise kleiniana, lacaniana, bioniana, winnicottiana etc.). Analogamente, as teorias da psicologia corporal preconizadas por Wilhelm Reich funcionaram como uma matriz da clínica reichiana para várias escolas de psicoterapia corporal (vegetoterapia caracteroanalítica, orgonoterapia, bioenergética, biodinâmica, biossíntese etc.). Partindo do tema da transferência – assunto, aliás, caro a Reich –, Claudio Mello Wagner apresenta a vegetoterapia não só como técnica, mas também como método de investigação do inconsciente pela via do corpo. Com o relato de casos clínicos, o autor demonstra como a abordagem corporal contribui com o processo psicanalítico, tornando-o mais pulsátil e vibrante ao integrar corpo e alma, razão e emoção, ciência e arte.