Texto publicado originalmente no Dança em Pauta em 18/03/2022.
No livro “Dançarelando – Arte, educação e infância”, organizado por Fernanda de Souza Almeida, a linguagem da dança é usada para mostrar os caminhos da arte para meninos e meninas, com experiências realizadas em escolas públicas. O título da obra foi emprestado do projeto de pesquisa “Dançarelando: a práxis artístico-educativa em dança com crianças”, realizado durante quatro anos (2015-2019) com crianças de 2 a 10 anos de idade, na cidade de Goiânia (GO).
A infância traz a possibilidade de experimentar a realidade, de estar imerso no momento presente, de construir o conhecimento por meio da interrogação, do brincar, da sensorialidade, do movimento e da imaginação. Ao oferecer vivências em dança com e para as crianças, o projeto objetivou despertar na garotada o interesse por essa linguagem artística como possibilidade de descoberta, exploração, criação e jogo com o seu corpo e com o corpo de outra pessoa.
Baseando-se na linguagem da dança, Fernanda Almeida e suas colaboradoras – participantes do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) – apresentam uma série de intervenções realizadas em escolas públicas com o objetivo de sensibilizar meninos e meninas para os diversos caminhos da arte.
Realizando experimentações em ambiente real – o chão da escola –, as pesquisadoras encaram a meninada como seres de direitos e protagonistas da própria vida. Música, poesia, culturas populares, tecnologia, educação para a diversidade, improvisação, apreciação e contação de histórias são apenas alguns dos eixos trabalhados concretamente nesta obra. As experiências relatadas no livro servirão de inspiração para educadores, estudantes e profissionais de Dança, Teatro, Música, Arte-educação e Educação Física de todo o Brasil interessados em passar da dança para crianças à dança com crianças”, trecho do prefácio de Ana Terra, coordenadora do curso de Dança da Unicamp.
.
Sobre a autora
Fernanda de Souza Almeida é curiosa e entusiasta da vida. Uma pessoa do movimento do corpo, das ideias, dos tempos e dos espaços. Ridente e brincante por excelência, é mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação Dançarelando. É também autora de Que dança é essa? e de Dança e Educação, ambos pela Summus Editorial.
.
.
Para ler a matéria original, acesse: https://www.dancaempauta.com.br/dancarelando-arte-educacao-e-infancia-livro-apresenta-experiencia-da-danca-em-escolas-publicas/
.
***
.
DANÇARELANDO
Arte, educação e infância
Organizadora: Fernanda de Souza Almeida
Autores: Andreza Lucena Minervino de Sá, Carolina Romano de Andrade, Deyzylany Ferreira Neves, Fernanda de Souza Almeida, Nilva Pessoa de Souza, Princesa Ricardo Marinelli, Taynara Ferreira Silva
SUMMUS EDITORIAL
É na infância que as experiências vividas passam a compor a personalidade adulta. Nessa fase, o contato com o lúdico fortalece os processos de formação da mente e do corpo. Pensando nisso, Fernanda Almeida traz aos leitores aplicações da prática artístico-educativa com crianças de pouca idade. Baseando-se na linguagem da dança, ela e suas colaboradoras – participantes do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) – apresentam uma série de intervenções realizadas em escolas públicas com o objetivo de sensibilizar meninos e meninas para os diversos caminhos da arte.
Realizando experimentações em ambiente real – o chão de escola –, as pesquisadoras encaram a meninada como seres de direitos e protagonistas da própria vida. Música, poesia, cultura popular, tecnologia, educação para a diversidade, improvisação, apreciação e contação de histórias são apenas alguns dos eixos trabalhados concretamente nesta obra. As experiências aqui relatadas servirão de inspiração para educadores de todo o Brasil interessados em passar da dança para crianças à dança com crianças. Prefácio de Ana Terra, coordenadora do curso de Dança da Unicamp.