Dor nas costas, quem nunca? De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o problema atinge 80% da população global, ficando atrás apenas da dor de cabeça entre os principais males que afetam a humanidade. Essa dor foi a maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias em 2016, segundo o ranking de auxílios-doença concedido pelo INSS.
Apesar de tão comum, na maior parte das vezes a dor pode ser evitada com exercícios físicos e cuidados com a postura.
As dores na região lombar, diz Carlos Tucci, ortopedista e cirurgião da coluna, costumam ser causadas por uma combinação de fatores relacionados à má postura, movimentos bruscos e falta de exercícios.
“Diferentemente do que as pessoas pensam, a dor nas costas não vem de doenças graves, como hérnia de disco, bico de papagaio”, explica Tucci. “[Elas] têm principalmente os músculos, sobretudo da região , como origem”.
Segundo ele, entre 1% e 3% dos casos são decorrentes de doenças mais graves. “As pessoas têm esse receio que a coluna está doente, que a coluna não tem estrutura para se sustentar, isso não é verdade”, afirma.
Falta de exercícios: principal causa
De acordo com o ortopedista, exercícios que desenvolvem a musculatura que envolve as regiões abdominal e lombar ajudam a formar uma espécie de cinturão de músculos que dão sustentação para a coluna–essa musculatura recebe o nome técnico de musculatura estabilizadora lombar.
“Esses exercícios chamados também de fortalecimento isométrico fazem essa musculatura ficar desenvolvida, deixando a coluna protegida contra posturas inadequadas, movimentos exagerados e repetitivos”, diz ele.
Um exemplo do que é fortalecimento isométrico da musculatura que envolve a coluna são os exercícios do Pilates. Mas esse fortalecimento também pode ser feito na ioga ou em academias convencionais.
Cuidado com a postura não deve ser negligenciado
Seja no trabalho, no sofá de casa ou ao dirigir, é preciso manter a coluna ereta. “As posturas inadequadas no trabalho só aumentam o risco de ter dor nas costas.”
Ele ainda ressalta que os exercícios devem sempre ser feitos com o acompanhamento de um profissional para evitar que haja a sobrecarga na região lombar.
Um exemplo clássico de má postura é “dobrar o corpo para frente carregando peso é um movimento que deve ser evitado”.
Apesar da maioria dos casos de dores nas costas não ser considerados graves, Tucci recomenda que os tratamentos sejam feitos após diagnósticos médicos.
“A automedicação não é recomendada. As dores normalmente são pontuais, mas melhoram com alguma ajuda médica”, diz o ortopedista. “A orientação é manter-se ativo e tomar cuidado e tomar cuidado com esses exercícios de proteger a coluna”.
Matéria de André Carvalho, publicada originalmente no UOL, em 01/09/2017. Para acessá-la na íntegra: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/09/01/dores-nas-costas-atingem-80-da-populacao-saiba-como-evitar.htm
***
Quer saber mais sobre cuidados com a postura? Conheça os livros:
DE OLHO NA POSTURA
Cuide bem do seu corpo nas atividades do dia a dia
Autores: Victor Liggieri, Christina Ribeiro
Hoje, quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento devido a dores provocadas pela postura incorreta. Porém, com atitudes simples e consciência corporal é possível mudar tal realidade. Nesta obra didática, totalmente ilustrada com fotografias, o leitor aprenderá a desempenhar as tarefas do cotidiano – como sentar-se, digitar, dirigir, escovar os dentes, carregar objetos pesados, cuidar do bebê – sem prejudicar a coluna e as articulações.
……………………………….
DIAGNÓSTICO CLÍNICO POSTURAL
Um guia prático
Autora: Angela Santos
Um bom diagnóstico é fundamental para definir procedimentos que envolvam a postura do ser humano. Lançando mão da biomecânica, da osteopatia e de técnicas fisioterápicas, a autora apresenta uma linguagem diagnóstica única para os diversos ramos profissionais que lidam com o movimento humano, suas patologias, expressões e desenvolvimento.
ALONGAMENTO E POSTURA
Um guia prático
Autores: Victor Liggieri, Christina Ribeiro
Disseminado em diferentes países e culturas, o alongamento tornou-se rotina para a maioria da população fisicamente ativa. Porém, posturas inadequadas têm gerado dores e lesões no sistema musculoesquelético. Aqui, os autores apresentam informações atualizadas sobre o tema e fotos com orientações de como realizar com segurança os ajustes posturais necessários aos exercícios de alongamento.